Praias, cachoeiras, cavernas, rios, mata preservada e lindas paisagens podem ser encontrados nestes destinos com natureza perto de São Paulo, ideais para quem ama ecoturismo

Se você está na capital paulista e procura opções de destinos com natureza perto de São Paulo, este post vai te ajudar e muito.

Procuramos destacar, aqui, cidades que oferecem várias opções de atividades de ecoturismo, além de lugares belíssimos para se conhecer. E o melhor: você consegue chegar em cada uma delas com facilidade a partir da capital paulista.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A natureza em São Paulo, assim como sua população, é bem diversificada. Por isso, você pode curtir praias, cachoeiras, cavernas, rios, matas preservadas e lindas paisagens em vários pontos do estado. Por isso, vale muito a pena cair na estrada e explorar cada um destes destinos que separamos para te apresentar. Preparado para começar?

Destinos com natureza perto de São Paulo

PETAR

destinos ecoturismo são paulo

Destinos com natureza perto de São Paulo. Foto: C. R. Malaquias / Wikimedia Commons

Conhecido como o parque das cavernas, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) é o destino perfeito para quem ama natureza e se encanta, principalmente, por cachoeiras. Ele fica a 339 km de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná, e tem dezenas de quedas d’água, rios e cavernas imponentes.

As cachoeiras do PETAR chegam a até 70 metros de altura e são ótimas para banhos e também para a prática de cascading e rapel. As mais famosas são: Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Betarizinho ou Beija Flor, Cachoeira do Couto, Cachoeira das Arapongas, Cachoeiras do Sem Fim, Cachoeira da Caverna do Ouro Grosso e Cachoeira Sete Reis.

As cavernas, por sua vez, também impressionam por sua diversidade e grandeza, tanto que o parque abriga a caverna com maior pórtico do mundo, a Casa de Pedra. Há várias trilhas que levam a estes lugares incríveis. Entre as cavernas para visitar no Petar, vale a pena conhecer a Caverna do Alambari de Baixo, a Caverna do Ouro Grosso, a Caverna Água Suja, a Caverna do Couto, a Caverna do Morro Preto e a Caverna de Santana que, de tão grande, ainda não foi completamente mapeada.

Ilhabela

ecoturismo são paulo

Foto: Thiago Sieiro Cunha / Wikimedia Commons

Localizado a 202 km de São Paulo, a famosa Ilhabela fica no litoral norte do estado e tem praias incríveis, várias trilhas, cachoeiras e vistas que garantem uma viagem inesquecível para quem ama natureza. Além disso, tem excelente estrutura e boas opções de hospedagem que convidam a passar dias por ali.

Não é à toa que Ilhabela é um dos destinos mais cobiçados do litoral paulista.  O arquipélago tem mais de 30 praias e grandes montanhas cobertas por vegetação preservada, onde é possível encontrar belas cachoeiras.

Entre as principais atividades de ecoturismo para fazer no arquipélago, destacam-se os esportes aquáticos – principalmente o mergulho – e o trekking. Você pode, também, fazer passeios de barco e bicicleta ou apenas caminhar nos calçadões à beira-mar.

As principais praias de Ilhabela são: Praia do Jabaquara, Praia da Armação, Praia Pedra do Sino, Praia da Fome, Praia do Saco do Eustáquio, Praia de Castelhanos, Praia do Curral, Praia Grande, Praia da Feiticeira e Praia da Ilha das Cabras.

Brotas

destinos natureza em são paulo

Destinos com natureza perto de São Paulo. Foto: Patricialaraia / Wikimedia Commons

Outro destino perfeito para se surpreender com a natureza no Estado de São Paulo, Brotas é o lugar ideal para quem ama ecoturismo. A cidade fica a 240 km da capital paulista e é cercada pela Mata Atlântica. Lá você encontrará várias cachoeiras e alguns ecoparques, onde é possível fazer trilhas, rafting, rapel, canionismo, escalada e tirolesa.

Entre os lugares para visitar em Brotas, destacam-se o Recanto das Cachoeiras – que, além de duas lindas cachoeiras, tem uma praia artificial -, o Ecoparque Cassorova e o Viva Brotas Eco Parque, que abriga a primeira tirolesa com bicicleta do Brasil.

Além disso, a cidade tem um centro muito charmoso que convida para um bom passeio.  Nele, fica o Parque dos Saltos, onde há três quedas d’água que faziam parte da antiga usina hidrelétrica da cidade.

Cananéia

Foto: Otávio Nogueira

Tombada como Patrimônio Natural da Unesco, a cidade de Cananéia é um lugar incrível para quem busca contato com a natureza. Primeira vila fundada no Brasil, fica a 271 km da capital paulista, no extremo sul do litoral do estado.

A cidade fica em uma área preservada, cercada por mangues, dunas, restingas e Mata Atlântica, e já foi apontada como o melhor roteiro ecológico do mundo. Por isso, é um dos destinos para se surpreender com a natureza em São Paulo.

Entre tudo o que é possível ver e fazer em Cananéia, vale a pena visitar suas belas praias, com destaque para a Praia do Pereirinha, a Praia do Marujá, a Ilha do Abrigo e a Praia Pontal do Leste. Separe um tempo, também, para conhecer suas cachoeiras, principalmente a Cachoeira Grande, Cachoeira do Mandira, Rio das Minas e do Pitu.

São Bento de Sapucaí

natureza em são paulo

Destinos com natureza perto de São Paulo. Foto: Henriquecf / WIkimedia Commons

São Bento do Sapucaí é uma bela cidade do interior de São Paulo que tem ótimas opções de passeios para quem curte história, natureza e aventura. Localizado a 200 km da capital paulista, o destino fica na Serra da Mantiqueira e conserva o charme do interior.

A cidade é pequena, mas está em uma região privilegiada da Serra da Mantiqueira, com muitos lugares para se visitar. Entre eles, está o Complexo da Pedra do Baú, com várias trilhas – de diferentes graus de dificuldade – que levam a picos que revelam paisagens belíssimas.

É possível, também, conhecer belas quedas d’água em São Bento do Sapucaí, como a Cachoeira do Toldi, a Cachoeira dos Amores e a Cachoeira do Encontro. Por fim, vale a pena visitar o Ecoparque Pesca na Montanha, que oferece várias atividades ao ar livre, como pesca, observação de pássaros, arco e flecha e mini golfe.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Johnnie Walker inaugura espaço dedicado ao whisky na Escócia

Artigo anterior

Monotrilho ligando estação da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos deve ficar pronto até 2024

Artigo seguinte

Você pode gostar