Conheça as melhores cidades no interior do Rio Grande do Sul para uma viagem regada a gastronomia e belas paisagens 

A Serra Gaúcha é um destino desejado e conhecido por atrair muitos casais, com suas paisagens e roteiros românticos, mas ela é muito mais do que isso. Há diversas cidades no interior do Rio Grande do Sul que encantam pela natureza,  culinária farta, opções para divertir as crianças e até mesmo esportes radicais. Sem contar que é um local que recebe turistas durante o ano inteiro. 

Bento Goncalves 

interior rio grande do sul

Foto: bruno_cruz / Pixabay

Bento Gonçalves fica a 120km do aeroporto de Porto Alegre e 42km de Caxias do Sul e é parada indispensável para os amantes de vinho. É a principal região vitivinícola do Brasil e é de onde saem os vinhos brasileiros mais conhecidos e premiados. Com toda essa fama, dá para imaginar que o passeio número um escolhido pelos turistas é o Vale dos Vinhedos, um Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. Com uma paisagem composta por montanhas e parreiras, é possível encontrar algumas vinícolas, como Miola, Casa Valduga, as principais da região e Cooperativa Vinícola Aurora e Salton. Não vá embora antes de agendar um tour para conhecer toda a história do local e claro, apreciar bons vinhos.  Dica para os enófilos, em janeiro e fevereiro ocorre a colheita das uvas, uma boa época para conhecer a região e até mesmo participar desse momento. 

Leia também » 100 lugares para viajar no Brasil em 2021

Outro passeio imperdível é a rota Caminhos de Pedra, conhecida também como a Toscana brasileira. Lá é possível encontrar casas de pedra e madeira construídas por imigrantes italianos, que foram restauradas e hoje tornaram-se restaurantes, casas de artesanato e lojas que vendem produtos típicos da região. O roteiro tem apenas sete quilômetros, mas é de dar água na boca. É possível degustar doces, cervejas, geleias, massas frescas, iguarias locais e o tradicional chimarrão. 

O centro da cidade, ou Via del Vino é parada obrigatória! É lá que pode ser encontrado o chafariz a La Fontana, que jorra vinho (que na verdade é água na cor roxa). Nos arredores também é possível encontrar igrejas, parques e museus que guardam toda a história de Bento Gonçalves. 

Três Coroas

Foto: Eduardo Fonseca / Wikimedia Commons

Localizada a 92 km de Porto Alegre, Três Coroas também é conhecida como cidade verde por reunir espiritualidade, aventura, gastronomia e muita natureza. O destino perfeito para quem busca a tranquilidade do interior. O ponto turístico mais famoso da região é o  templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, que é o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina. Nele é possível conhecer mais sobre arte, cultura e religiosidade budista, sem contar que é um passeio que envolve contemplação e contato com a natureza. O templo é aberto à visitação e a entrada é gratuita, porém antes de chegar, é importante conferir os horários de funcionamento no site. Outra atividade indispensável para os aventureiros é o rafting no rio Paranhana, que além de adrenalina, garante belas paisagens. 

Gramado

interior rio grande do sul

Foto: Rosanetur / Wikimedia Commons

Gramado oferece uma série de passeios para diferentes gostos, além de ser um dos principais destinos de inverno no Brasil e a cidade estrela da Serra Gaúcha. Com tantas atrações, o Bus Tour é a melhor forma de conhecer todos os cantos de Gramado. Outro passeio, que garante um lindo visual da Serra Gaúcha é o tour de locomotiva  Maria Fumaça, ideal para quem gosta de degustar queijos e vinhos.

Gramado também é um destino atrativo para as crianças que se divertem no Parque Snowland, um parque de neve climatizado e fechado, onde é possível esquiar e praticar esportes e no Mini Mundo, um parque que traz réplicas de prédios e monumentos famosos no mundo todo.  Para completar o pacote, o Dreamland é um museu com esculturas de cera de diversas personalidades, onde é possível tirar belas fotos. 

A região também é famosa pelas opções gastronômicas, por isso não deixe de visitar o Mundo do Chocolate, que funciona tanto como uma fábrica, quanto museu de chocolate, que ao final oferece às pessoas uma deliciosa degustação da iguaria. Não menos importante, o café colonial oferecido pelo Gramado Café Colonial é um banquete com frutas, bolos, pães e diversas delícias. 

Canela

Foto: Oscar Fava / Wikimedia Commons

Canela é uma das cidades mais conhecidas na Serra Gaúcha, fica a 127km de Porto Alegre e é vizinha de Gramado. Um dos passeios mais procurados pelos turistas são os bondinhos aéreos, que proporcionam uma visão privilegiada dos pontos turísticos da cidade e realiza três paradas ao longo do percurso. Um dos cartões postais de Canela é a Catedral de Pedra, para apreciar arte, religião e história. 

Canela garante também muita diversão para toda a família, com o Alpen Park, Parque Terra Mágica Florybal e Mundo a Vapor, um museu interativo de automóveis. Já para quem busca passeios mais voltados para a natureza, o Parque do Caracol é a melhor indicação. Nele há  trilhas e contato com fauna e flora da região, e no local, ainda é possível conhecer o Castelinho Caracol, uma das primeiras casas da cidade que resgata os costumes dos imigrantes alemães.

Nova Petrópolis

Foto: Larissa Fraga / Wikimedia Commons

Nova Petrópolis é uma cidade que faz parte da rota romântica, mas que merece destaque, por ser conhecida como o jardim da Serra Gaúcha e também por trazer um pedaço da Alemanha ao Rio Grande do Sul. Está localizada a 95km de Porto Alegre é ideal para um passeio de bate-volta. É repleta de jardins e muita tradição, como a Praça das Flores, que encanta os visitantes com o seu visual e concentra os principais atrativos da região, como a Rua Coberta que possui lojas de artesanatos e o Labirinto Verde, que é formado por ciprestes que criam caminhos que formam um verdadeiro labirinto. Uma forma de conhecer a tradição alemã do local é visitando o Parque Aldeia do Imigrante , que possui construções tipicamente germânicas, lojinhas de artesanato e muitas delícias coloniais, além de ser cercado por natureza. 

Rota Romântica

Foto: Divulgação

A rota romântica é um longo trecho de estrada que vai de Porto Alegre até Gramado é composta por 14 municípios (São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café, Linha Nova, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, Morro Reuter, Dois Irmãos, Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo e São Leopoldo) , por isso é ideal fazer o passeio de carro, já que ele consiste em vários trechos de contemplação da natureza, com pontos de parada. A melhor época para realizar a rota é no outono, já que as paisagens estão mais bonitas. A dica é criar o seu próprio roteiro e fazê-lo com calma, pois o diferencial da rota é apreciar as vistas e aproveitar a atmosfera romântica da estrada e das cidades. 

Leia também:

» 5 bate voltas para fazer saindo de Porto Alegre
» Onde se hospedar em Porto Alegre: melhores bairros e hotéis
» O melhor da região vinícola da Serra Gaúcha
» Região dos vinhos na Serra Gaúcha: experiências para fugir do óbvio

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$ 350 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Teste de COVID e regras atualizadas para viajar ao Brasil

Artigo anterior

Fuja de aglomerações e hospede-se nesta cabana no interior de SP

Artigo seguinte

Você pode gostar