Coronavírus na Turquia: viagens, fronteiras e reabertura do país 

Atualizada em:

Como está a situação do coronavírus na Turquia? Acompanhe informações sobre viagens, voos, fronteiras e o reabertura do turismo no país

A Turquia oferece uma ampla diversidade de atrações para brasileiros. Seja por suas belas praias, exóticas mesquitas, regiões históricas, imponentes montanhas, riqueza cultural ou uma culinária farta e saborosa, o país é capaz de agradar qualquer perfil de turista. 

Mas, afinal, como está a situação do coronavírus na Turquia? Esta é uma pergunta de extrema importância no momento, uma vez que muitos viajantes estão em busca de informações sobre sua reabertura.

Apesar de registrar um grande número de casos logo no início da pandemia, a Turquia conseguiu reverter a situação e se tornou um grande exemplo do combate ao vírus. Para se ter uma ideia, o país foi um dos primeiros da Europa a lançar um sistema seguro de certificação de turismo. 

Agora, de forma gradativa e cautelosa, o país retorna aos poucos a uma nova normalidade. Para entender melhor como está a situação, falamos com Simone Karaatli e Andy Sevinc, brasileiras que há 10 anos oferecem serviços receptivos em português e concierge para brasileiros na Turquia. As especialistas estão à frente da Kleos Turquia, empresa pioneira e certificada que realiza tours pelo país. 

Coronavírus na Turquia: como o país enfrentou a pandemia?

Foto: Unsplash

A Turquia foi rápida e eficaz no combate ao coronavírus. Logo no início de março, com a confirmação dos primeiros casos, o governo do país fechou escolas, escritórios, restaurantes e atrações turísticas, além de outros estabelecimentos. As maiores cidades, como Istambul e Ancara, entraram em lockdown, e regiões mais afastadas, como a Capadócia, realizaram o isolamento de forma horizontal. 

 “A população se manteve alerta e houve uma comunicação muito efetiva do governo. Como moradores, de um modo geral, sempre sentimos que a situação estava sob controle”, explicou Andy Sevinc ao Guia Viajar Melhor. Além disso, o governo estabeleceu decretos que previam a cobrança de multas no caso de desrespeito aos protocolos. 

Assim, o desconfinamento no país foi realizado de forma gradativa. Em maio, o comércio foi reaberto com restrições. Já em junho, os aeroportos retomaram as atividades, operando voos nacionais e internacionais. Atualmente, já é possível visitar restaurantes, atrações e viajar para outras cidades dentro do país, sempre respeitando as normas de higiene e distanciamento social. “O uso de máscaras em locais fechados é obrigatório e os estabelecimentos têm disponibilizado álcool em gel”, complementou a brasileira. 

Viagens e reabertura da Turquia

Foto: Unsplash

Mas afinal, como está o turismo na Turquia? Uma série de medidas foram realizadas para garantir a segurança de visitantes. Lançado pelo Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia e projetado pelo setor público e privado, o “Certificado de Turismo Seguro” foi outra medida de segurança implementada no país. 

O certificado introduz uma série de medidas, desde transporte, acomodação, instalação e acompanhamento do estado de saúde dos passageiros, para garantir a segurança do turista no destino. “A Turquia dá imenso valor ao turismo e é um dos governos que mais incentiva as atividades turísticas locais”, disse Andy Sevinc. Para se adequarem às novas exigências, hotéis e restaurantes devem seguir 132 critérios para obter a certificação. 

Além disso, o governo ainda estuda implementar um pacote de seguro de saúde para casos de Covid-19. Nele, os hóspedes estrangeiros que visitam o país poderão ter custos médicos cobertos em casos detectados do vírus.  

Situação de voos e fronteiras na Turquia

coronavírus na Turquia reabertura turismo fronteiras Turquia voos
Foto: Unsplash

Mas e quanto aos voos e a reabertura de fronteiras na Turquia? A Turkish Airlines, uma das principais companhias aéreas do país, anunciou que deve retomar os voos regulares ao Brasil a partir do dia 2 de setembro, com operações entre São Paulo e Istambul. Inicialmente, os voos terão três frequências semanais, aumentando para sete frequências em outubro. 

Por enquanto, não existe nenhuma restrição que impeça o acesso de brasileiros ao país. “O turista brasileiro que quiser visitar a Turquia já pode fazê-lo. Embora os voos diretos ainda não estejam operantes, é possível chegar até a Turquia em voos com escala em outros países. Advertimos aos passageiros que verifiquem sempre as regras de trânsito em países de conexão”, explicou Andy. 

Restrições de viagem para brasileiros na Turquia

coronavírus na Turquia reabertura turismo fronteiras Turquia voos
Foto: Unsplash

Como falado anteriormente, não há nada que impeça a entrada de brasileiros na Turquia. Desde o dia 12 de junho, as restrições de acesso ao país foram suspensas, sem a necessidade de realizar a quarentena. No entanto, de acordo com o governo turco, nos aeroportos de Antália, Bodrum, Dalaman, Izmir e Istambul, e outras províncias que atraem turistas,  visitantes terão sua temperatura corporal verificada no desembarque. 

Ainda, para realizar voos domésticos dentro do país, é obrigatória a emissão do código HES (Hayat Eve Sığar). Este é um código pessoal implementado pelo governo turco para evitar a presença de passageiros que testaram positivo para a COVID-19 em voos domésticos. Assim, é necessário incluir o código antes de comprar qualquer bilhete aéreo no país. 

No entanto, é muito simples obter o HES, sendo possível o solicitar via SMS. O passo a passo pode ser consultado no site do Itamaraty clicando aqui

Como estão funcionando atrações turísticas e hotéis na Turquia?

coronavírus na Turquia reabertura turismo fronteiras Turquia voos
Foto: Unsplash

Quanto às atrações turísticas do país, alguns museus e palácios turcos já se encontram abertos. No entanto, uma série de protocolos devem ser seguidos para visitá-los, como medir a temperatura corporal na entrada, desinfetar as mãos e utilizar máscaras, sempre com limite de pessoas por vez. Assim, as mesquitas também estão com um rigoroso controle para visitação. 

No entanto, uma vantagem é que a Turquia oferece muitos passeios ao ar livre em áreas mais afastadas, garantindo um distanciamento social praticamente espontâneo. “A Turquia é conhecida como o maior museu ao ar livre do mundo possuindo diversas atrações e atividades abertas, além de praias, montanhas, parques naturais e outros”, disse a profissional de turismo. 

Quanto à hospedagem, os hotéis também estão reforçando suas práticas de higiene e desinfecção, de acordo com os novos protocolos do governo. “Os padrões de limpeza e manutenção foram elevados para estarem compatíveis com as novas demandas. Os restaurantes também passaram por mudanças na reabertura, assim como as empresas de transporte”, concluiu. 

Turquia: um destino belo e seguro para brasileiros pós-pandemia 

coronavírus na Turquia reabertura turismo fronteiras Turquia voos
Foto: Unsplash

Com medidas de segurança pioneiras e uma preocupação constante com a segurança dos turistas, a Turquia pode ser considerada um destino ideal para brasileiros visitarem após a pandemia. Além de apostar em um turismo responsável e seguro em sua reabertura, o país é considerado também um destino barato, especialmente se comparado a outras localidades europeias.  

Ainda, as facilidades de deslocamento entre as cidades, que são bem conectadas, geram uma oportunidade para quem deseja conhecer múltiplos destinos em poucas horas de voo. “Você pode visitar templos milenares, uma metrópole culturalmente rica, cidades subterrâneas, praias maravilhosas e montanhas incríveis”, disse Andy. 

Para receber turistas no país nesta reabertura, a agência Kleos Turquia já está adaptada a esta nova realidade, seguindo todos os protocolos necessários para atuação no turismo. “Nossos veículos estão sendo higienizados a cada uso, disponibilizamos um kit de higiene personalizado para nossos clientes no momento da chegada. Nossos funcionários foram treinados e estão cumprindo todas as normas exigidas pelo Ministério do Turismo”, finalizou. 

+Info
Kleos Turquia
Yukari Mah. Fatıh Cadd. No 71 – Uchisar/ Cappadocia / Turquia
Tel.: +90 (384) 219 2047/ +90 (549) 861 0050 (português)
E-mail: [email protected]
Site: https://kleostourism.com/

Leia também:

» Brasileiros na Turquia contam sobre a situação do coronavírus no país
» Fronteiras, atrações e viagens: como está o retorno do turismo na França?
» O brasileiro não conhece o Brasil, mas deveria
» O que fazer em Barcelona: 17 atrações turísticas incríveis

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima