Conheça as pontes mais incríveis ao redor do mundo
Confira uma lista com pontes famosas ao redor do mundo que se tornaram símbolos de cidades e formam verdadeiros cartões postais
Com apenas um propósito de unir um lugar ao outro, as pontes nos ajudam a nos locomover e chegar em uma região mais rápido. Com o avanço da engenharia, as pontes estão cada vez mais modernas e diferentes, algumas conseguem até mesmo interagir a paisagem ao seu redor, com seu design inovador, outras são mais simples, mas valem pelo seu valor histórico.
Algumas pontes ao redor do mundo se transformam em verdadeiros cartões postais. Confira algumas delas:
Conheça as pontes mais diferentes ao redor do mundo
Brooklyn Bridge, Nova York
A mãe de todas as pontes suspensas modernas, a construção da Brooklyn Bridge de Nova York, no final do século 19, foi um tremendo desafio de engenharia. Ela une a ilha de Manhattan ao distrito do Brooklyn.
Ponte Oresund, Dinamarca e Suécia
A Ponte de Øresund é uma ponte-túnel que liga a ilha da Zelândia à Suécia, através do estreito de Öresund. Com 7845 metros de comprimento, é a maior ponte rodoferroviária da Europa.
Ponte Carlos, Praga
A Ponte Carlos é a ponte mais velha de Praga, e atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena. É a segunda ponte mais antiga existente na República Tcheca.
Henderson Waves, Cingapura
A simpática ponte de pedestres possui nichos iluminados, muito popular entre casais.
Pont du Gard, França
Este belíssimo e muito bem preservado aqueduto romano do século 1 d.C. fica sobre o rio Gardon, no sul da França. Hoje ele faz parte da lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.
Falkirk Wheel, Escócia
Ao invés de unir duas margens, a Falkirk Wheel liga dois canais fluviais, o Forth and Clyde e o Union. Ao invés de um sistema de barragens comum, os barcos sobem e descem por este gigantesco elevador.
Viaduto La Polvorilla, Salta
A histórica ferrovia que ligava Salta, no noroeste argentino, a Antofagasta, no Chile, é merecidamente conhecida como Tren de las Nubes.
Em sua parte mais alta, no Viaduto La Polvorilla, as composições estão a mais de 4 mil metros de altitude.
Golden Gate Bridge, São Francisco
Com 1966 metros de comprimento a Golden Gate é o símbolo de São Francisco. A maravilha arquitetônica é utilizada por aproximadamente, 100 mil carros, todos os dias.
Siosepol, Isfahan, Isfahan
A ponte dos 33 arcos é um popular ponte de encontro sobre o rio Zayandeh, em Isfahan, Irã.
Navajo Bridges, Grand Canyon
Há pouquíssimas travessias sobre o rio Colorado na região do Grand Canyon, incluindo uma ponte suspensa entre o North e South Rims. As pontes Navajo ficam na porção leste do parque.
Ponte Szechneyi, Budapeste
A ponte suspensa Szechenyi é uma das principais ligações entre os dois lados de Budapeste, cortada ao meio pelo Danúbio.
Batizada em nome do estadista István Szécheny, foi a primeira ligação permanente na capital húngara e à época de sua inauguração era uma das mais longas do mundo.
Pont Neuf, Paris
Apesar do nome (ponte nova), a Pont Neuf é a mais antiga de Paris, unindo não só as margens do Sena como também a Ilê de la Cité.
Ponte Suspensa Capilano, Vancouver
É quase um slackline tamanho família. Se você já fez arvorismo e curtiu, este parque na parte norte de Vancouver reserva diversas emoções.
Ponte Niju-bashi, Tóquio
O Castelo de Edo já foi o maior do mundo, mas hoje abriga poucas estruturas medievais originais. Uma delas serve de pano de fundo para esta simpática ponte sobre o fosso do atual Palácio Imperial de Tóquio.
Ponte de Cordas, Cusco
Tecnologia 100% inca, as pontes de cordas antes eram encontradas às dezenas nos vales e ravinas na região de Cusco. Hoje as comunidades locais vêm tentando reviver esta técnica ameaçada, tanto para preservação de sua cultura como por motivos práticas.
Ponte Rialto, Veneza
O projetista da mais antiga travessia sobre o Grande Canal de Veneza possuía um nome bem apropriado: Antonio da Ponte. Acredita-se que, entre outros concorrentes, seu projeto derrotou o do mestre renascentista Michelangelo.
Ponte JK, Brasília
O Brasil também está na lista, a ponte JK é um marco da arquitetura em Brasília e já foi considerada a ponte mais linda do planeta por uma renomada convenção de engenharia.
Ponte Octavio Frias de Oliveira, São Paulo
Terminada em 2008 sobre o Rio Pinheiros em São Paulo, SP, tem como sua maior peculiaridade o fato de a ponte possuir dois níveis de pista de tráfego de veículos que se cruzam no centro, sendo a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro.
A ponte é iluminada por holofotes nas cores vermelho, azul e verde, que têm condição de projetar na estrutura variadas combinações cromáticas . A empresa holandesa Philips assina o sistema de iluminação da ponte.
Punte Nuevo, Málaga
A Punte Nuevo está localizada em Málaga, na Espanha unifica a parte antiga e a parte moderna da cidade.
Stari Most, Bósnia e Herzegovina
Stari Most é uma ponte do século XVI na cidade de Mostar, Bósnia e Herzegovina, que cruza o rio Neretva e liga as duas partes da cidade. A Ponte Velha permaneceu firme por 427 anos, até ser destruída em 9 de novembro de 1993, na Guerra da Bósnia. Logo depois, um projeto foi feito a fim de reconstruí-la, sendo a ponte reaberta em 23 de julho de 2004.
Multnomah Falls, Oregon
Localizada no estado de Oregon nos EUA, a maravilhosa ponte é um mirante para a cachoeira de Multnomah, uma das mais belas da região.
Tower Bridge, Londres
Em meados do século 19, Londres passava por um crescimento econômico tão grande que necessitava de uma nova ponte para consagrar a economia local. Foi a partir dessa demanda que surgiu uma das mais conhecidas pontes do mundo, a Tower Bridge. Ela possui 244 metros de comprimento e 42 de altura, cruzando o Rio Tâmisa.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com