Melhor época para ir a Bonito
Programando uma viagem para Bonito? Confira como é o clima da cidade e descubra qual a melhor época para visitar o destino
Inúmeros turistas buscam descobrir qual a melhor época para ir a Bonito: a cidade é repleta de atividades ligadas ao ecoturismo, sendo o principal destino do país para esse fim. Mas mesmo sendo incrível o ano todo, vale a pena se informar sobre as características de alguns meses para não ser pego de surpresa.
A melhor época para ir a Bonito para mergulhar
Praticamente qualquer pessoa que pense em viajar para Bonito coloca o mergulho no roteiro, e não é para menos: as águas cristalinas são um convite irresistível para essa atividade.
Mas, infelizmente, não é algo que possa ser feito o ano todo. De dezembro a março, por exemplo, meses que correspondem ao verão e à época das chuvas, os rios tendem a ter águas mais turvas e menos peixes, já que esses nadam rumo às nascentes para a desova. É a famosa piracema.
Em compensação de maio a setembro, conhecido como o período seco, as águas voltam a ser convidativas tanto ao mergulho quanto à pratica do snorkelling, sendo a melhor época para ir a Bonito se você busca essas atividades, que podem ser aproveitadas mesmo com temperaturas baixas.
O único porém é em relação à Lagoa Misteriosa: entre outubro e abril ela se mantém aberta somente para mergulhos certificados.
A melhor época para ir a Bonito para observar os animais
Um lado positivo do período de chuvas é que ele representa a melhor época para viajar para Bonito e observar animais. É, também, o período perfeito para quem não dispensa uma cachoeira no roteiro.
Por conta das chuvas de dezembro a março as quedas d’água ficam mais volumosas, criando espetáculos à parte em meio a uma vegetação com tonalidade verde impecável. O único ponto negativo, nesse caso, é a presença dos mosquitos, mas nada que um bom repelente não resolva.
Chuvas de última hora também podem fazer com que alguns passeios sejam cancelados. Para tentar evitar que isso aconteça em sua viagem, prefira conhecer Bonito no final de abril ou início de maio, quando a chuva é bem menos frequente.
O que conhecer em Bonito?
Agora que você já conhece as duas melhores épocas para ir a Bonito de acordo com as atividades que se busca, veja abaixo algumas dicas do que você deve conhecer nesse destino:
Gruta do Lago Azul
Uma das principais atrações turísticas de Bonito, a Gruta do Lago Azul é acessada através de uma descida composta por 300 degraus, mas esse pequeno esforço logo recompensa o visitante: as estalagmites e as estalactites formam um cenário espetacular, que logo de cara faz o passeio valer a pena.
O Lago Azul, que dá nome à atração, também não decepciona, principalmente se for contemplado nas manhãs de dezembro e janeiro, quando os raios de sol dão à água um tom intenso de azul.
Rio Sucuri
É considerado o rio mais transparente do país, o que faz com que receba centenas de turistas todos os anos, mesmo não possuindo muitos peixes.
Com a iluminação certa, o azul de suas águas contrasta perfeitamente com a vegetação verde ao redor, criando o cenário perfeito para inúmeras fotos durante o passeio.
Abismo Anhumas
Que tal fazer duas atividades distintas num mesmo passeio?
O Abismo Anhumas é acessado por uma descida de 72 metros de rapel, e do alto já é possível ver o lago que te espera. Ao chegar nele é possível mergulhar, praticar flutuação ou fazer um passeio tranquilo de barco. Trata-se de uma caverna inundada, então imagine a emoção de conhecer esse lugar…
Clique aqui para conhecer outras atrações imperdíveis para quem faz uma viagem para Bonito.
Leia também:
» 5 atrações para você conhecer em Bonito
» Flutuação em Bonito, aquário natural Rio Sucuri
» Bonito, o melhor destino de ecoturismo do Brasil
» Lugares com águas claras para conhecer em Bonito
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com