6 bate voltas para fazer saindo de Brasília
Procurando dicas de passeios bate e volta saindo de Brasília? Conheça seis cidades incríveis na região Centro-Oeste, ricas em belezas naturais e culturais, para você conhecer em uma viagem rápida
Se você está procurando por cidades próximas a Brasília para fazer um passeio bate e volta, saiba que existem diversas opções de lugares incríveis para conhecer bem pertinho da capital federal. Neste texto, vamos compartilhar dicas sobre seis cidades que merecem estar nos seus planos de viagem.
A cidade de Brasília fica na região Centro-Oeste, que é extremamente rica em belezas naturais e culturais. É uma área que possui várias cidades históricas e abriga uma diversidade de fauna e flora, com vastas áreas de cerrado e pantanal.
A Chapada dos Veadeiros, por exemplo, é um lugar mágico com paisagens deslumbrantes e muitas opções de trilhas e cachoeiras. Além dela, a região também é rica em cultura e história, com sítios arqueológicos e muitas outras atrações turísticas para todos os gostos. Confira 6 passeios bate e volta imperdíveis para fazer saindo de Brasília.
Pirenópolis
Se você está em Brasília e quer fazer um passeio bate e volta para Pirenópolis, saiba que a cidade é uma ótima opção para quem busca contato com a natureza e história. A cidade fica a apenas 150 km da capital federal e é conhecida por suas casas coloniais, igrejas históricas, pontes, museus e atrativos naturais.
Para começar o seu passeio, você pode visitar o centro histórico da cidade, que conta com centenas de casinhas coloridas que encantam o olhar de qualquer viajante. Além disso, a cidade tem muitas opções de turismo histórico e cultural, como o Museu Rodas do Tempo e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Descubra 18 atrações turísticas imperdíveis em Pirenópolis.
Se você gosta de contato com a natureza, pode visitar o Parque Estadual da Serra dos Pireneus, que fica a cerca de 20 km de Pirenópolis. No local, está o morro mais alto da região, com 1.385, de onde é possível ter uma belíssima visão panorâmica. E em seu cume, foi construída uma capelinha dedicada à Santíssima Trindade. O parque também possui várias trilhas e cachoeiras.
Formosa
Formosa fica localizada no estado de Goiás, a cerca de 80 km de Brasília. A cidade é conhecida por suas belezas naturais, sendo ideal para ecoturismo. Um dos pontos mais visitados é o Salto do Itiquira, uma das cachoeiras mais altas do Brasil, com 168 metros de altura. No
Outra atração imperdível é o Polo Azul, que fica no Distrito do Bezerra. Trata-se de uma lagoa com águas cristalinas em tom azulado, perfeito para banhos. O Buraco das Andorinhas é uma caverna com 200 metros de profundidade, onde também é possível tomar banho em suas águas transparentes, fazer trilhas e rapel.
E quem gosta de história, vai se apaixonar pelo Sítio Arqueológico Toca da Onça, onde é possível encontrar pinturas rupestres que datam de 4500 anos. Essa é apenas uma amostra de tudo o que existe em Formosa para quem quer imergir na natureza. A cidade também conta com diversas igrejas históricas, como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e a Igreja Nossa Senhora do Rosário e museus, como o Museu Couros de Formosa.
Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros é uma área de preservação ambiental localizada no estado de Goiás, a cerca de 220 km da capital federal. A região é conhecida por suas belezas naturais, como cachoeiras, trilhas, cânions, sítios arqueológicos e mirantes com vistas panorâmicas.
É um verdadeiro paraíso para adeptos do ecoturismo ou para quem gosta de relaxar em meio à natureza. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros se destaca como o principal atrativo da região e foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial devido à sua importância para o meio ambiente.
Entre suas principais atrações, estão a Cachoeira Santa Bárbara, a Cachoeira dos Couros e o Vale da Lua. Na região, é possível encontrar uma rica biodiversidade, incluindo várias espécies endémicas. É um lugar excepcional para a observação da vida selvagem e para realizar atividades, como caminhadas, canoagem, rapel e escalada.
Confira o Guia completo da Chapada dos Veadeiros que preparamos com todas as dicas para você desfrutar ao máximo desse paraíso. Se você está procurando um lugar especial para se hospedar, confira esses trailers instalados em mirantes na Chapada dos Veadeiros
.Chapada Imperial
A Chapada Imperial é um verdadeiro santuário ecológico, preservado desde 1985. A reserva fica localizada em Brazlândia, a cerca de 50 km de Brasília, e é conhecida por suas belezas naturais.
No local, é possível encontrar uma diversidade de atrativos para quem ama natureza: são mais de 30 cachoeiras, além de trilhas e mirantes com vistas panorâmicas incríveis (é o ponto mais alto do Distrito Federal, a 1342 metros de altitude). A Chapada Imperial é considerada um modelo de desenvolvimento sustentável, com o desenvolvimento de projetos de pesquisas, atividades ecoturísticas e educação ambiental.
O espaço é sede do Projeto Bicho Solto, que busca a reintrodução de animais silvestres no seu habitat natural. Inclusive, o local abriga uma rica biodiversidade, sendo possível observar animais como araras, tucanos, tamanduás, lobo guarás, onças e veados. Sem dúvidas, a Chapada Imperial é um dos lugares secretos e imperdíveis para visitar em Brasília.
Mambaí
Situada no estado de Goiás, a 300 km de Brasília, Mambaí é outra cidade perfeita para praticantes de ecoturismo. Localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) das nascentes do Rio Vermelho, a cidade é cercada por belas cachoeiras, rios cristalinos e belas paisagens.
Os destaques incluem a Cachoeira do Funil, o Poço Azul, a Cachoeira Paraíso do Cerrado, a Cachoeira do Alemão, a Caverna Lapa do Penhasco e a Caverna do Borá. Os visitantes podem fazer várias atividades, como rapel, tirolesa, boia cross, pêndulo ou simplesmente curtir um banho nas águas cristalinas. A cidade de Mambaí possui um daqueles cenários que vão te dar vontade de comprar uma passagem para Goiás.
Goiás Velho
Outro destino histórico para fazer um bate e volta saindo de Brasília é Goiás Velho. Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, a cidade fica localizada no estado de Goiás, a cerca de 140 km da capital federal.
O Centro Histórico de Goiás Velho é um verdadeiro tesouro arquitetônico. As ruas estreitas e as casinhas coloniais coloridas encantam os visitantes. Entre as atrações mais famosas do Centro Histórico estão a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja de São Francisco, o Museu das Bandeiras e o Museu de Arte Sacra da Boa Morte.
Outro lugar imperdível em Goiás Velho é a Casa de Cora Coralina, a poetisa mais famosa do estado. Além disso, a cidade tem muitas opções de turismo gastronômico. Entre as delícias locais estão o empadão goiano, o arroz com pequi e o doce cristalizado.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com