Cidade turística do Rio de Janeiro ganha passeio histórico de Maria Fumaça

Atualizada em:

O passeio histórico de Maria Fumaça, inaugurado na cidade turística de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, tem 9 km de extensão. O trem vai do centro da cidade até o distrito de Governador Portela

A cidade turística de Miguel Pereira, a cerca de 120 km da cidade do Rio de Janeiro, ganhou um passeio histórico de Maria Fumaça. A bordo de uma locomotiva a vapor, os moradores e turistas podem conhecer a história e as belezas da região, que faz parte da Rota do Café.

A linha turística foi inaugurada no aniversário do município e é fruto de uma parceria entre a Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. O trem tem duas composições, cada uma com duas locomotivas e três vagões, e pode transportar cerca de 940 mil passageiros por ano.

Enquanto isso, atores vestidos com roupas de época vão narrar histórias da região e fatos marcantes desde a colonização. Além disso, eles vão falar sobre a Rede Ferroviária Federal, que foi extinta e tombada como patrimônio cultural nacional.

Cidade turística de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, ganha passeio histórico de Maria Fumaça.
Cidade turística de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, ganha passeio histórico de Maria Fumaça. Foto: Divulgação

Em breve, o passeio deve ser ampliado para incluir o viaduto de ferro de Frontin, no distrito de Vera Cruz, que é uma obra de engenharia impressionante e um dos cartões-postais da cidade. Os preços dos bilhetes ainda não foram divulgados. 

Localizada a 67 km de Petrópolis, Miguel Pereira possui um clima ameno e agradável, sendo ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Além disso, abriga o maior parque de dinossauros do mundo, onde é possível ver réplicas em tamanho real desses animais pré-históricos.

“[O passeio de trem em Miguel Pereira] será mais um reforço importante para o turismo da cidade, mais um grande cartão-postal, que vai ajudar a atrair mais turistas. Nossa ideia também é fortalecer o vínculo de pertencimento nos moradores da região, já que contamos a história da nossa cidade e do nosso estado”, disse o prefeito da cidade, André Português.

5 passeios de trem no Brasil

Cidade turística do Rio de Janeiro ganha passeio histórico de Maria Fumaça
Passeios de trem no Brasil. Foto: Divulgação

Passeio de trem da Serra do Mar: Curitiba (PR)

O passeio de trem da Serra do Mar sai de Curitiba, atravessa a Serra do Mar e chega à cidade de Morretes, no litoral paraense. A paisagem é incrível, formada por Mata Atlântica, quedas d’água e construções históricas. Além disso, passa por pontes, abismos e túneis. Essa é uma ótima oportunidade de saborear o “barreado” e outras delícias da gastronomia local. Esse é considerado por muitos o passeio de trem mais bonito do Brasil.

Trem do Vinho: passeio de trem em Bento Gonçalves (RS)

Um dos passeios mais procurados da Serra Gaúcha, no  Rio Grande do Sul, é o Trem do Vinho. A linha faz parte do enoturismo, que tem o objetivo é incluir a degustação, consumo ou compra de vinhos, muitas vezes diretamente com o produtor.

O trajeto sai de Bento Gonçalves, onde os passageiros são recepcionados com a bebida, e chega em Garibaldi, onde há música e mais degustação. Durante o percurso, que dura uma hora e meia, há coral, show de tarantela, teatro e repentistas. 

Trem da Vale: Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES)

O Trem da Vale é uma linha ferroviária que liga Cariacica, no Espírito Santo, a Belo Horizonte, em Minas Gerais, em uma viagem de cerca de 13 horas. Há também um trem adicional que vai de Itabira a Nova Era, em Minas Gerais. O trem oferece conforto, acessibilidade e entretenimento aos passageiros. No site oficial, há dicas de como se preparar para a viagem.

Cidade turística do Rio de Janeiro ganha passeio histórico de Maria Fumaça
Passeios de Trem no Brasil. Bondinho de Campos do Jordão. Foto: Divulgação

Passeio de Bondinho Campos do Jordão (SP)

Um dos passeios de trem no Brasil que você não pode perder é o de Campos do Jordão, no interior de São Paulo. O bondinho urbano, de estilo inglês, leva os turistas pelas principais vilas da cidade, como Capivari, Jaguaribe e Abernéssia, em um percurso de quatro quilômetros cheio de charme e história. 

Passeio de trem entre São João del Rei e Tiradentes (MG)

Preservar o patrimônio histórico é o principal objetivo do passeio de trem turístico que liga São João del Rei a Tiradentes. Essa é uma das Maria Fumaça mais antigas em operação no Brasil, que encanta turistas do mundo todo. O passeio passa por atrações culturais como o Museu Ferroviário e a Rotunda, uma estrutura ferroviária circular para manutenção e armazenamento desses tipos de veículos.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima