As belezas naturais, os tesouros históricos e a boa gastronomia encantam os turistas que visitam a Serra Gaúcha. Um circuito é formado por mais de 40 cidades no Rio Grande do Sul, que reúne atrações diversas, como florestas de araucárias, lindas cachoeiras, vales, rios, cânions e muito, mas muito vinho, afinal a região é responsável por 80% da produção brasileira de vinho.

A pouco mais de 100 km da capital, Porto Alegre, a Serra Gaúcha conta com dois principais núcleos turísticos, a Região das Hortênsias, onde estão Gramado, Canela e Nova Petrópolis e o Vale dos Vinhedos, composto por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Cidades da Serra Gaúcha

Foto: Divulgação

Canela e Gramado são as cidades mais procuradas da Serra Gaúcha, especialmente durante o Inverno, por oferecerem atrações para todas as cidades. E o melhor é que são vizinhas e alguns passeios passam por ambas as cidades, como é o caso do Bus Tour, um ônibus estilo hop on que faz paradas nos pontos turísticos mais famosos da região. E o icônico passeio de Maria Fumaça, que garante uma viagem ao tempo, regada a queijos e vinhos. Os bondinhos aéreos, também são uma sensação, pois proporcionam uma visão privilegiada, do alto, de toda a paisagem encantadora. Para quem viaja com família, as duas cidades são um prato cheio de diversões, com parques temáticos e museus lúdicos.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Para os amantes da gastronomia, os cafés coloniais, que são verdadeiros banquetes também não podem ficar de fora da lista.

Nova Petrópolis é conhecida como o jardim da Serra Gaúcha e também por trazer um pedaço da Alemanha ao Rio Grande do Sul. É cheia de jardins e muita tradição, como a Praça das Flores, que encanta os visitantes com o seu visual e concentra os principais atrativos da região, como a Rua Coberta que possui lojas de artesanatos e o Labirinto Verde, que é formado por ciprestes que criam caminhos que formam um verdadeiro labirinto.

Uma forma de conhecer a tradição alemã do local é visitando o Parque Aldeia do Imigrante , que possui construções tipicamente germânicas, lojinhas de artesanato e muitas delícias coloniais, além de ser cercado por natureza.

Vale dos Vinhedos

Para quem gosta de vinho, o circuito do Vale dos Vinhedos é parada obrigatória dentro do Brasil.

Começando por Bento Gonçalves, a principal região vitivinícola do Brasil e de onde saem os vinhos brasileiros mais conhecidos e premiados. Sua paisagem composta por montanhas e parreiras, é o cenário perfeito para uma viagem romântica. A dica é, não deixe de fazer um tour pelas  vinícolas, lá você encontra Miolo, Casa Valduga, Cooperativa Vinícola Aurora e Salton. Imperdível!

Garibaldi e Carlos Barbosa são outras cidades, que ficam bem próximas uma da outra e são conhecidas pelos espumantes. E claro, um cenário espetacular, com colinas, parreiras e arquiteturas com ares europeus, que conferem a esse passeio uma elegância sem igual.

Há vários tours guiados na região, que explicam toda a produção da bebida e suas particularidades. E é claro que um passeio ao centro histórico de cada uma é tão importante quando apreciar os espumantes, já que abrigam belíssimas construções do século 20.

A Serra Gaúcha é um pedacinho da Europa no Brasil, cheia de história e muitas delícias que merecem ser exploradas com calma.

Serra Gaúcha

Gramado

Canela

Bento Gonçalves

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Campos do Jordão

Artigo anterior

Foz do Iguaçu

Artigo seguinte

Você pode gostar