Serra Gaúcha

Atualizada em:

As belezas naturais, os tesouros históricos e a boa gastronomia encantam os turistas que visitam a Serra Gaúcha. Um circuito é formado por mais de 40 cidades no Rio Grande do Sul, que reúne atrações diversas, como florestas de araucárias, lindas cachoeiras, vales, rios, cânions e muito, mas muito vinho, afinal a região é responsável por 80% da produção brasileira de vinho.

A pouco mais de 100 km da capital, Porto Alegre, a Serra Gaúcha conta com dois principais núcleos turísticos, a Região das Hortênsias, onde estão Gramado, Canela e Nova Petrópolis e o Vale dos Vinhedos, composto por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Cidades da Serra Gaúcha

Foto: Divulgação

Canela e Gramado são as cidades mais procuradas da Serra Gaúcha, especialmente durante o Inverno, por oferecerem atrações para todas as cidades. E o melhor é que são vizinhas e alguns passeios passam por ambas as cidades, como é o caso do Bus Tour, um ônibus estilo hop on que faz paradas nos pontos turísticos mais famosos da região. E o icônico passeio de Maria Fumaça, que garante uma viagem ao tempo, regada a queijos e vinhos. Os bondinhos aéreos, também são uma sensação, pois proporcionam uma visão privilegiada, do alto, de toda a paisagem encantadora. Para quem viaja com família, as duas cidades são um prato cheio de diversões, com parques temáticos e museus lúdicos.

Para os amantes da gastronomia, os cafés coloniais, que são verdadeiros banquetes também não podem ficar de fora da lista.

Nova Petrópolis é conhecida como o jardim da Serra Gaúcha e também por trazer um pedaço da Alemanha ao Rio Grande do Sul. É cheia de jardins e muita tradição, como a Praça das Flores, que encanta os visitantes com o seu visual e concentra os principais atrativos da região, como a Rua Coberta que possui lojas de artesanatos e o Labirinto Verde, que é formado por ciprestes que criam caminhos que formam um verdadeiro labirinto.

Uma forma de conhecer a tradição alemã do local é visitando o Parque Aldeia do Imigrante , que possui construções tipicamente germânicas, lojinhas de artesanato e muitas delícias coloniais, além de ser cercado por natureza.

Vale dos Vinhedos

Para quem gosta de vinho, o circuito do Vale dos Vinhedos é parada obrigatória dentro do Brasil.

Começando por Bento Gonçalves, a principal região vitivinícola do Brasil e de onde saem os vinhos brasileiros mais conhecidos e premiados. Sua paisagem composta por montanhas e parreiras, é o cenário perfeito para uma viagem romântica. A dica é, não deixe de fazer um tour pelas  vinícolas, lá você encontra Miolo, Casa Valduga, Cooperativa Vinícola Aurora e Salton. Imperdível!

Garibaldi e Carlos Barbosa são outras cidades, que ficam bem próximas uma da outra e são conhecidas pelos espumantes. E claro, um cenário espetacular, com colinas, parreiras e arquiteturas com ares europeus, que conferem a esse passeio uma elegância sem igual.

Há vários tours guiados na região, que explicam toda a produção da bebida e suas particularidades. E é claro que um passeio ao centro histórico de cada uma é tão importante quando apreciar os espumantes, já que abrigam belíssimas construções do século 20.

A Serra Gaúcha é um pedacinho da Europa no Brasil, cheia de história e muitas delícias que merecem ser exploradas com calma.

Serra Gaúcha

Gramado

Canela

Bento Gonçalves

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima