Aluguel de carros: reunimos as principais perguntas que os motoristas fazem na hora de locar um veículo. Tire suas dúvidas e programe agora uma incrível viagem de carro!

Preparar as malas, colocar tudo no carro e acelerar o motor. Os viajantes estão loucos para retomar os roteiros rodoviários e aproveitar melhor os destinos próximos e as viagens curtas. E até mesmo para os motoristas que não possuem um automóvel, este cenário é possível. Para isso, é só locar um veículo e colocar o pé na estrada. 

Certamente, aqueles que nunca alugaram um automóvel possuem diversas dúvidas e receios quanto ao processo. E, para a surpresa de muitos, este é um modal pouco burocrático e bem simples. Por isso, preparamos esse texto para esclarecer algumas das principais dúvidas dos motoristas que querem entender exatamente como funciona o aluguel de carros. 

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Aluguel de carros: tire suas principais dúvidas de como locar um veículo

Como funciona o aluguel de carros: 15 dúvidas comuns na hora de locar um veículo

Aluguel de carros. Foto: Pexels

Uma locadora confiável e que vá entregar serviços de excelência é uma das primeiras preocupações dos clientes. Afinal, ao fazer uma viagem, a ideia é curtir o roteiro com tranquilidade. Por isso, a avaliação de outros clientes se torna uma referência na hora de realizar o aluguel de carros.

De acordo com um levantamento realizado pela Editora Panrotas, com base nos dados fornecidos pelo Reclame Aqui, o serviço de aluguel de carro Localiza se destacou no ranking com a melhor avaliação do público. A empresa conquistou reputação máxima da plataforma, com o selo RA1000, representando a taxa acima de 90% de solução dos casos. 

Contudo, isso é só o começo. Confira, abaixo, o esclarecimento das 15 principais dúvidas sobre como funciona o aluguel de carros. 

Requisitos

Diferente do que muitos pensam, alugar um carro é simples e conta com poucos requisitos. Devida à pandemia do novo coronavírus, alguns requisitos foram momentaneamente modificados e ficaram ainda mais fáceis. Agora, para alugar um automóvel no Brasil, basta ser maior de 18 anos, ter carteira nacional de habilitação, CPF e cartão de crédito para aprovação. 

Cobrança de diárias

Ao realizar o aluguel de carros, o motorista vai pagar as diárias equivalentes ao período em que estiver com o carro, sendo que cada diária dura 24 horas. O preço ainda inclui taxas de serviços da locadora e pode variar dependendo de alguns fatores, como tipo de quilometragem, seguro e serviços adicionais.

Quilometragem

É possível encontrar dois tipos de modais na hora de alugar um carro: quilometragem livre ou controlada. Com a quilometragem livre é possível andar à vontade com o veículo sem se preocupar em pagar por ter andado extra. Já na quilometragem controlada, o motorista vai pagar pelas diárias e um valor por cada quilômetro rodado. 

Valor

Além da quilometragem e da diária, há alguns outros fatores que colaboram com o custo de locar um automóvel. Um deles é a demanda, principalmente em feriados, que podem elevar repentinamente o valor. Além disso, grandes capitais tendem a contar com preços mais elevados do que em pequenas cidades. 

Pagamento

A maior parte das empresas aceitam somente cartões de crédito como forma de pagamento. Com a Localiza, o pagamento pode ser feito ou à vista ou parcelado em até dez vezes sem juros para locações abaixo de 30 dias com cartões emitidos no Brasil.

Caução

A caução é a retenção de um valor por meio do cartão de crédito como garantia. Após a devolução e vistoria do carro, a locadora solicita à administradora o desbloqueio do valor. Nos pacotes mensais, a Localiza flexibiliza a realização da caução mediante pagamento antecipado da locação em cartão de crédito. Em caso de pagamento antecipado em dinheiro ou débito, é obrigatória a caução em um cartão de crédito.

Devolução e tolerância

Ao reservar um automóvel, o cliente define um horário de devolução do automóvel, com até uma hora de tolerância para a devolução. Após esse período, a Localiza, por exemplo, cobrará hora extra, que corresponde a um quinto do valor da diária para cada hora, além do adicional para cobertura de risco e GPS, se contratados. Caso ultrapasse a quinta hora, será cobrada uma nova diária. 

Condições da devolução

É importante que o veículo seja devolvido nas mesmas condições em que foi recebido. Portanto, é indicado que o automóvel retorne com tanque cheio, em estado físico igual ao verificado no check-in da entrega e limpo o suficiente para conferir o estado da carroceria. Em caso de sujeira excessiva, a Localiza, por exemplo, cobra valores adicionais para lavagem simples ou especial, conforme a necessidade.

Tanque cheio

As locadoras entregam o automóvel com o tanque cheio e costumam cobrar de quem devolve o carro com o tanque vazio. Uma taxa de serviço é aplicada, assim como o preço para completar o tanque. Trata-se de um custo tabelado pelas próprias locadoras, mas é uma opção do usuário entregar com o tanque vazio e realizar o pagamento mediante esta tabela. Portanto, se você não se importar com os custos adicionais, pode devolver o carro com o tanque vazio, não é uma obrigatoriedade.

Motorista adicional

Esta é uma pergunta importante e uma dúvida comum. Somente o titular da locação e pessoas indicadas por ele durante a contratação do serviço podem dirigir o carro. Essas informações estarão no contrato de locação do veículo e os documentos requeridos para os demais motoristas são os mesmos para a contratação do serviço, ou seja, carteira de habilitação e cartão de crédito. 

Multas

Em caso de multa, a locadora é notificada e repassa a aplicação da multa para o locatário. O pagamento é realizado diretamente no cartão de crédito do condutor. Além disso, os pontos são registrados na carteira do contratante ou do real condutor, que poderá ser indicado pelo responsável do contrato. A Localiza ainda se preocupa em comunicar a infração por e-mail ao cliente do contrato.

Seguro

Geralmente, os contratos de aluguel de carros contam com o CDW, cobertura esta que isenta o motorista no caso de acidentes, bem como com a proteção contra roubo. Essas especificações também são encontradas no contrato. Os clientes ainda podem optar por contratar proteção pessoal e para terceiros com a Localiza na hora da reserva. 

Acidente

Esta é uma possibilidade e, caso ocorra, é necessário ligar imediatamente para assistência 24 horas da locadora. Para lhe auxiliar, é bom já manter o contato pronto para qualquer necessidade. Também é necessário registrar um boletim de ocorrência e entregar uma cópia para a empresa responsável pelo automóvel. É bom verificar as condições no contrato, visto que elas podem variar. 

Roubo

Assim como em caso de acidente, é importante que o cliente entre em contato com a assistência. Além disso, contar com o preenchimento de dois documentos: o Boletim de Ocorrência e o Aviso de Sinistro. O boletim deve ser registrado no órgão responsável e apresentado, no máximo, em 48 horas a uma agência da empresa. O Aviso de Sinistro deve ser preenchido e assinado em uma das agências da empresa, descrevendo o ocorrido. 

Fronteiras

A maioria das empresas permite que o automóvel locado seja operado somente dentro do país. Se quiser, o cliente poderá realizar uma nova locação no país de destino mediante nova reserva. A Localiza está disponível em diversos países da América Latina, como Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai, e espalhada em capitais e aeroportos. 

Esperamos que tenha tirado as dúvidas e tenha conseguido as informações necessárias para preparar as malas e seguir rumo a uma nova aventura pelas estradas brasileiras.

+ Info
Localiza
https://www.localiza.com/
[email protected]
0800 979 2000

Leia também:

» Viagem de carro: 15 roteiros completos em estradas cênicas pelo Brasil
» 10 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio
» O que é preciso ter para alugar um carro? Documentação e outras dicas
» Aluguel de carros: o que é necessário saber antes da locação

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Aluguel de carros em Fortaleza: como encontrar uma locadora confiável

Artigo anterior

Volksvagen lança modelo de van perfeito para quem ama acampar

Artigo seguinte

Você pode gostar