Atualizada em:
Além do aplicativo, SUS também oferece um número exclusivo de WhatsApp para esclarecer dúvidas e combater fake news sobre coronavírus
O Ministério da Saúde acaba de lançar um aplicativo para atender a população com informações seguras sobre o novo coronavírus, Covid-19. Se você estava em uma viagem ao exterior recentemente, vale redobrar as precauções e ficar atento aos sintomas.
Chamado de Coronavírus – SUS, o app apresente descrições de sintomas, dicas de prevenção, formas de transmissão e um mapa com as unidades de saúde mais próximas de cada usuário.
Os downloads estão disponíveis para sistema Android e iOS, basta clicar e navegar.
Além da nova plataforma, o Ministério da Saúde também divulgou um número de WhatsApp para quem quiser esclarecer dúvidas e combater as fake news à respeito da doença. Lembre-se que viajantes frequentes podem ser agentes transmissores em potencial.
Em caso de sintomas ou outras informações, utilize os questionamentos. Eles serão respondidos por uma equipe de especialistas e qualquer cidadão pode entrar em contato no número (61) 99289-4640.
Como se prevenir do coronavírus depois da viagem?
A contenção do vírus é um desafio por conta da facilidade de transmissão. Ao tossir ou espirrar, uma pessoa infectada expele gotículas, que contaminam objetos e outras pessoas.
O Ministério da Saúde reforçou as medidas que reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Entre elas, estão:
- evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- manter os ambientes bem ventilados;
- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Leia também:
» Coronavírus: como remarcar ou cancelar meu voo?
» Coronavírus: saiba como está a situação em cada país da América Latina
» Disney fecha parques devido a coronavírus
» Coronavírus: Peru fecha fronteiras e avalia quarentena em todo país
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]