Jeep Renegade ou Renault Duster? Independente da escolha, é importante se preparar para este roteiro off road que promete render boas experiências

Os aventureiros de plantão já estão prontos para encarar novas experiências. Aqueles que se atraem por um roteiro off road – ou seja, com estradas não pavimentadas e mais distantes das cidades – enfrentam uma grande dúvida na hora de planejar uma viagem. Afinal, qual o melhor modelo de SUV para se aventurar?

Até mesmo aqueles que não possuem carro próprio podem enfrentar os desafios que os lugares mais remotos e repletos de natureza reservam. Por meio da locação de automóvel, é possível garantir o carro adequado, além de segurança e maior tranquilidade para roteiros de adrenalina. 

Para auxiliar os motoristas, vamos fazer um comparativo entre dois automóveis que são requisitados para esse tipo de rota: Jeep Renegade e Renault Duster. Com base em nossas dicas, queremos que os viajantes tenham a certeza de que estão alugando um SUV perfeito. 

Turismo de aventura: crescimento exponencial

Duster ou Renegade: Qual SUV alugar em uma viagem de aventura pelo Brasil?

Foto: Pixabay

O turismo de aventura é um segmento que vem ganhando a atenção dos mais diversos perfis de viajantes. O contato com a natureza por meio de práticas esportivas proporciona experiências únicas e que devem ser vivenciadas pelo menos uma vez.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), este nicho representa 9,7% do total de roteiros no Brasil. E o Ministério do Turismo (MTur) reconhece a importância dele. Segundo Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, durante o Abeta Summit em 2019, a procura pelo turismo de natureza no Brasil por parte de estrangeiros cresceu 27,3%. 

Estamos falando de um país que possibilita as mais variadas práticas de esporte de aventura. Dentre as ofertas disponíveis, há uma gama extensa de atividades, como trilhas, turismo náutico, cicloturismo, cachoeirismo, canionismo, montanhismo e, óbvio, off road.

Renegade ou Duster: qual a melhor opção?

Duster ou Renegade: Qual SUV alugar em uma viagem de aventura pelo Brasil?

Foto: RL GNZLZ/ Wikimedia Commons

Para quem está interessado em se aventurar pelas estradas brasileiras, ainda resta a dúvida: Jeep Renegade ou Renault Duster? Confira abaixo algumas especificações que vão ajudar os viajantes na escolha do SUV!

Renault Duster

O design aventureiro é notável no Renault Duster. O veículo conta com maior estabilidade em trilhas e vem ganhando a atenção dos motoristas que desejam cair na estrada e curtir uma aventura off road

O Duster pode ser encontrando com câmbio manual de cinco marchas ou na versão automática com quatro velocidades. Na versão 4×4, ideal para estradas mais complicadas, o carro encara grandes desafios, capaz de enfrentar vários obstáculos pelo caminho. 

Jeep Renegade

Este é um dos SUVs mais populares do Brasil e conquistou bons números de vendas, por conta de seu estilo, sua tecnologia e seus dispositivos de segurança. O automóvel está disponível com motorização à base de gasolina ou diesel e satisfaz tanto dentro quanto fora de estradas pavimentadas. Portanto, ideal para quem vai lidar com rotas híbridas.

A suspensão do automóvel pode ser considerado peça-chave do veículo, possibilitando que o carro permaneça estável em vias pavimentadas e encare, ao mesmo tempo, trechos esburacados sem grandes dificuldades.

Cuidado adicional nos roteiros off road

Duster ou Renegade: Qual SUV alugar em uma viagem de aventura pelo Brasil?

Foto: Pixabay

Apesar dos veículos contarem com tração 4×4 e serem capazes de enfrentar difíceis situações nas estradas, é muito importante estar atento. Por isso, confira os conselhos abaixo:

  • Estude bem os trajetos que serão realizados nessa viagem. É necessário estar ciente de qual caminho será percorrido para garantir que possui os pneus adequados para o tipo de terreno que irá enfrentar durante o roteiro;
  • Caso o motorista perceba que o caminho possui muitos riscos e irregularidades, é aconselhado sair do carro e fazer uma avaliação minuciosa, se atentando às condições da estrada e identificar a melhor forma de passar por ela;
  • Aventuras são legais, mas ficam melhores se você estiver acompanhado. É bom contar com a presença de, pelo menos, algum outro veículo, para dar suporte no caso de imprevistos durante a viagem;
  • Se o carro vier a atolar, é importante lembrar que não se deve pressionar o acelerador. Isso irá dificultar ainda mais a situação, visto que irá aumentar o buraco e os pneus passarão a girar em falso. Busque objetos que auxiliem o carro a ter aderência na estrada, fazendo movimentos para trás e para frente. 

Para facilitar ainda mais a vida dos viajantes, é muito importante contar com o chamado kit off road, que são essenciais para que a viagem seja ainda mais tranquila, apesar dos viajantes buscarem aventura. Confira os itens:

  • Cinta de reboque: Este é um acessório que pode ser necessário caso precise que outro carro resgate o seu se o veículo ficar atolado;
  • Prancha de desatolagem: lembra quando falamos de procurar um objeto que dê aderência ao veículo caso ele venha a ficar atolado? Pois este é ideal para ajudar os viajantes que querem tirar o veículo de terrenos arenosos. Lembrando que acelerar ainda mais pode fazer com o que o carro fique mais preso e dificulte ainda mais sua saída;
  • Kit de primeiros socorros: é compreensível que ninguém viaje pensando que algum acidente venha a ocorrer. No entanto, sabemos que isso é uma possibilidade, ainda mais em roteiros off road. Portanto, não deixe de estar acompanhado de gaze, esparadrapo, pomada analgésica, lenços antissépticos, soro fisiológico, luvas e tesouras. São itens simples, mas que podem fazer a diferença em meio a esta aventura.

Independente do modelo de SUV que vá escolher, é importante lembrar que a Localiza disponibiliza diversas categorias de carros que se adaptam ao roteiro que será realizado, mesmo que ele seja mais complicado, como de off road. Portanto, faça sua reserva, retire o veículo e se prepare para essa aventura. 

+ Info
Localiza
https://www.localizahertz.com/
[email protected]
0800 979 2000

Leia também:

» Aluguel de carros em Fortaleza: como encontrar uma locadora confiável
» Como alugar um carro utilizando apenas o celular e sem burocracia
» Viagem de carro: 15 roteiros completos em estradas cênicas pelo Brasil
» Hostels bem localizados para se hospedar no Rio de Janeiro

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

É seguro alugar um carro durante a pandemia?

Artigo anterior

Viagens pós-pandemia: roteiros de carro pelo Brasil são uma tendência

Artigo seguinte

Você pode gostar