Quem vai à Alagoas encontra uma das praias mais bonitas do Brasil

Quando as pessoas pensam em férias, principalmente se moram num país tropical como o nosso, a primeira ideia de destino que vem à mente é uma bela praia, num local exclusivo, com areia dourada, mar azul e muito sol. Descanso é quase uma condição essencial para escolher uma boa praia no território nacional.

O único problema: há várias delas. O grande dilema: como escolher a mais adequada? Muitas delas são faixas de areia cercadas por mar, emolduradas por cenários exuberantes que merecem ser apreciados em qualquer estação, não apenas naquelas onde a luz solar aparece.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

E para deixar a situação mais apertada, tem gente que aprecia apenas praias cheias, outros querem aquelas onde nãos e vê viva alma, e ainda há aquelas que só querem aquelas onde se pode levar as crianças sem nenhum risco para elas.

Forjar uma lista de melhores praias não é fácil. Mas com o a maioria é considerada um pedaço de paraíso que merece ser visitado, resolvemos selecionar algumas das mais procuradas segundo indicações de vários leitores e aprovadas por nossa redação. E vimos que, por incrível que pareça, a grande maioria está localizada em alagoas, na região Nordeste.

Assim colocamos ao seu dispor 13 praias alagoanas que merecem ser visitadas não uma, nem duas, nem três vezes, mas sim várias. O roteiro a seguir pode ser usado para montar sua própria rota e visitar pelo menos 3 delas, sendo uma por dia, ou ainda para guardar e voltar a cada ano numa praia diferente. Com este número de selecionadas, haverá paraíso pelos próximos 13 anos de sua vida!

“Ah, mas só viajo de feriado”. Mesmo? Sem problemas. Estas praias alagoanas merecem ser conhecidas por todos, não apenas por turistas. Anote todas elas e se prepare para uma grande aventura.

Melhores praias de Alagoas

antunes beach

praias em alagoas

Photo: Disclosure

Maragogi é uma cidade litorânea, onde vamos encontrar a primeira opção de nossa lista, entre as praias de Barra Grande e Dourado, famosa principalmente por suas águas de um azul único e bancos de areia que se formam durante a maré baixa, que permitem, quando a maré abaixa, caminhar mar adentro.

O acesso principal se dá pelo centro de Maragogi, que fica a cerca de 7 km, de onde, de carro, se chega entre sete e 14 minutos, via rodovia AL-101, no sentido norte. Também é acessível via lancha, com o percurso projetado de 18 minutos.

Considerada uma das mais belas do Nordeste, a beleza da antunes beach imensa e suas facilidades (leia-se comércio variado e bom) a tornam uma das praias mais disputadas pelos turistas. Aproveite e mergulhe com a ajuda de um snorkel. Ou, se tiver, use seu drone para sobrevoar e tirar fotos da paisagem de tirar o fôlego.

Gunga Beach

praias em alagoas

Foto: Divulgalção

Localizada a 32 km ao sul de Maceió, é cercada por coqueiros e fica bem entre o Oceano Atlântico e a Lagoa do Roteiro. Esta posição garante uma cor única da água ao redor da praia. É mais azul durante as marés baixas e fica mais verde durante as marés altas, quando as águas do oceano encontram as do lago.

A praia é um local turístico muito popular com muitas opções de entretenimento, como passeios de barco ao “aquário natural” próximo ou praias como a Barra de São Miguel. Há pequenos barcos e caiaques disponíveis para aluguel por lá.

Dica: não se limite a ficar nas barracas de praia. Faça um passeio de buggy e vá até o paredão de falésias, a cerca de 15 minutos de distância. Em algumas formações a erosão criou fendas que permitem aos veículos entrar pelas falésias. Experimente também o fly boat, um ultraleve que decola da Lagoa do Roteiro, num passeio de oito minutos a cerca de 100 metros altura.

French Beach

praias em alagoas

Photo: Disclosure

THE French Beach é uma das mais bonitas do estado e, certamente, do país. É um point bastante procurado principalmente por quem vai visitar a capital, Maceió. Fica na cidade de Marechal Deodoro, a cerca de 25 km da capital e pode ser visitada por carro ou com uma das muitas empresas turísticas que realizam passeios que a incluem.

A praia em si é cercada por uma barreira de corais que, com a maré baixa, transforma o local numa espécie de piscina. As águas de cor azul-turquesa são bastante calmas e perfeitas para a criançada que teme ou não quer encarar ondas de forte impacto. Espalhadas estão ainda várias barracas, que emolduram o mar que apresenta uma aparência verdadeiramente digna de paisagem de pinturas.

Praia de São Miguel dos Milagres

praias em alagoas

Photo: Disclosure

Guarde bem este nome: São Miguel dos Milagres. Esta região vem obtendo destaque no turismo nacional e internacional, se revelando cada vez mais uma escolha de celebridades de diversos segmentos como música, TV, internet e esporte.

Não é para menos. Há por lá diversas praias paradisíacas, bem calmas, com águas bem quentinhas e enormes coqueirais. Nesse cenário de sonho fica a chamada rota ecológica dos Milagres e engloba Marcineiro, Riacho, São Miguel dos Milagres, Toque, Porto da Rua, Lajes e a praia do Patacho.

O ecoturismo é feito por meio de passeios sobre os rios Tatuamunha e Tabatinga, onde é mostrado alguns exemplares naturais como o peixe boi. Ainda conta com um considerável número de pousadas e hotéis.

Barra Grande beach

praias mais bonitas em alagoas

Photo: Disclosure

Em Maragogi ainda há uma outra praia que merece ser citada. E é um dos destinos mais procurados pelos turistas. Um lugar inesquecível que deve sua popularidade ao fato de ser um local bem sossegado, ótimo para quem quer dar um tempo de tudo e de todos.

Dependendo do humor da maré dá para se fazer bastante num passeio organizado. Por isso não deixe de conferir a Tábua das Marés de Maragogi para ter uma ideia de como estará o mar durante o período visado. A praia dispõe de piscinas naturais e o chamado Caminho de Moisés, nome dado a um caminho de areia que divide o mar em dois.

Se a maré estiver alta, não se preocupe: há várias possibilidades de praticar esportes aquáticos como mergulho e passeios de caiaque e vela.

Ipioca beach

praias mais bonitas em alagoas

Photo: Disclosure

Caso você esteja viajando pelo litoral norte em sentido Paripueira e Maragogi, verá uma estrada bem sinalizada que o levará a outro dos nossos pedaços do paraíso. Esta praia fica a cerca de 20 quilômetros do centro de Maceió e é considerada uma atração mais urbana.

As águas limpas e cristalinas são tão calmas que estão bem longe de refletir os muitos turistas que recebem todos os anos, que a procuram para descansar e apreciar suas paisagens naturais. O local não possui infraestrutura típica de lugares para turistas, por isso deve ser tratada como um lugar natural que deve preservar sua integridade (os restaurantes mais próximo estão um pouco afastados).

É possível passear de catamaran pela região para conhecer suas reservas naturais. Alguns quiosques oferecem aluguel de pranchas e caiaques. Alguns pontos tem instalações com redes e playgrounds para as crianças.

Praia de Japaratinga

praias mais bonitas em alagoas

Photo: Disclosure

A 10 km de distância (20 minutos de carro) de Maragogi estão as praias de Japaratinga. Garantia de cenários belíssimos longe da muvuca das pessoas, bom para curtir o mar sem abrir mão da calmaria. Muitos coqueiros e piscinas naturais fazem do local um ponto imperdível.

Há no total cinco parias com águas calmas, areias de cor clara e muitos coqueiros ao longo de 15 km do litoral alagoano, seguindo pelo coração da Costa dos Corais até o Rio Manguaba, que separa Japaratinga do município de Porto de Pedras.

Há ainda a possibilidade de se fazer longos e calmos passeios a pé onde, no decorrer das caminhadas, pode-se vir a conhecer outras praias, com opções de restaurantes à beira-mar, além de trechos absolutamente desertos com riachos e mirantes naturais. Também é possível percorrer o trecho de bugue, localizados na praça central.

Patacho Beach

praias mais bonitas em alagoas

Photo: Disclosure

Aqui vem uma pergunta: qual é a mais bonita, esta ou a de Lages, que fica no mesmo município de Porto das Pedras? Este é um desafio e tanto para se decidir, poias as duas citadas possuem águas claras e translúcidas, com coqueiros vistosos ao fundo, além de parecerem quase desertas, ideais para aqueles que querem um tempo não só londe da cidade, mas também das pessoas e do burburinho que as acompanha diariamente.

Patacho tem uma vantagem: parece outra quando a maré abaixa. O mar seca e as pessoas precisam caminhar vários metros até alcançar as piscinas naturais. Tem acesso fácil, apesar de não sinalizado, o que faz com que dependa muito de um guia ou de instruções precisas sobre como chegar. Mas é calma a ponto de se tomar um banho calmo no mar raso.

Uma dica: não há comerciantes no local, por isso se quiser passar o dia lá prepare uma cesta de piquenique e leve guarda-sol. Se preferir há pousadas próximas do local que servem refeições.

Lages beach

melhores praias litoral alagoano

Photo: Disclosure

A concorrente da Praia do Patacho fica a 105 km de Maceió e traz um belo conjunto de atributos como quilômetros de praias paradisíacas, areia branca, águas transparentes de um azul nítido, cercada por coqueiros e piscinas naturais.

Fica numa região conhecida como Rota Ecológica, que começa na Praia do Marceneiro e vai até a Praia do Patacho. Lá há basicamente duas estações: verão e inverno, sendo o primeiro o período mais procurado (claro). Porém é um período onde as pousadas ficam lotadas e os preços aumentam.

Praia de Barra de São Miguel

melhores praias litoral alagoano

Photo: Disclosure

Um dos pontos mais recomendados para recarregar as energias. Barra de São Miguel é um município que é capaz de encantar por sua rica beleza natural, manifestada por meio de suas muitas praias lindas. O turista tem muitas opções de passeio, principalmente em meio às barreiras de corais e mar de águas calmas, entre os rios que vão de encontro com o mar local, lagos e manguezais.

Barcos, lanchas e buggys são comuns no local e propiciam passeios pelas principais praias do munícipio. Os arrecifes, em meio à rica fauna marinha e os bancos de areia, podem ser apreciados nos passeios de lancha.

A Praia de Barra de São Miguel possui águas claras e calmas, propícias para muito relaxamento e desligamento da rotina. O local é perfeito para nadar, praticar mergulho e canoagem, além de ser um dos locais mais indicados para levar as crianças.

Broken Car Beach

melhores praias litoral alagoano

Photo: Disclosure

Esta praia fica a 40 km de Maceió e é acessível de quadriciclo, lancha ou carro com tração nas quatro rodas. A maior parte das pessoas que frequentaram este paraíso é enfática: o percurso de acesso é por uma estrada de terra onde um veículo sem tração pode até dar conta, mas somente um 4×4 o levará para desfrutar das deslumbrantes falésias da praia.

A praia teria recebido esse nome por conta de uma lenda que afirma que um casal foi namorar por lá  de noite e não conseguiu voltar porque o carro quebrou no caminho. O fato é que o local é deserto e ideal para quem só quer apreciar a paisagem ou dar um mergulho.

Jequiá da Praia

melhores praias litoral alagoano

Photo: Disclosure

Este é um município localizado em São Miguel dos Campos, numa área de 338 km². É a cidade do litoral sul que mais apresenta cenários selvagens, com destaque para as praias de Jacarecica do Sul, Dunas de Marapé, Lagoa Azeda e Pituba.

Mas são três os destaques para os turistas: a Praia Barra de Jequiá, cortada pelo rio de mesmo nome, que desemboca no local e possui pouca estrutura e algumas barracas de alimentação; a Praia Dunas de Marapé, cujo acesso é feito por balsa, bastante limpa e com área de manguezais, com uma boa infraestrutura para turistas; e a Praia de Jacarecica do Sul, cercada por falésias de até 30 metros de altura e que refletem o colorido avermelhado nas águas cristalinas do mar.

Ponta Verde beach

melhores praias litoral alagoano

Photo: Disclosure

Por último, mas não menos importante, está Ponta Verde, cujo nome remete a uma ponta de terra que se ergue do mar e é coberta por palmeiras verdes, exatamente a definição deste pedacinho de paraíso. Fato curioso: no passado abrigou um dos símbolos mais famosos da cidade, “O Pescoço da Ema”, uma palmeira cujo tronco lembrava justamente essa parte do animal em questão.

Seus recifes formam piscinas naturais e é muito comum, durante a maré baixa, ver turistas tomando banho nessas piscinas, principalmente próximo ao farol. Há ainda algumas barracas com música ao vivo, bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os best destinations do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes places to visit in Brazil e no exterior. São milhares de travel tips com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotels, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Subscribe to our channel:
 

Plan your Trip


Começa temporada de baleias no Litoral Norte de São Paulo

Previous article

Tirolesa no Pão de Açúcar: Bondinho vai ganhar nova atração

Next article

You may also like