Projeto “Família Catalixo” tem como objetivo conscientizar as pessoas da importância de ter uma praia limpa e ajudar na coleta de lixo da região

Quando vamos para a praia uma das nossas grandes satisfações é ver a água limpinha e a areia branquinha. No entanto, essa ideia de praia limpa vem ficando cada vez mais difícil nos últimos anos. Não é à toa que algumas iniciativas voluntárias vem surgindo para garantir o bem estar social dos turistas e da natureza.

Um desses projetos é a “Família Catalixo”, que pratica atividades de coleta mensalmente em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Em uma entrevista dada para o reasons to believe, uma das idealizadoras dessa iniciativa, Fabíola Rodrigues, contou que a ideia é dar um exemplo para os visitantes da praia e também preservar o meio ambiente.

Read too " Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Photo: Disclosure

Todos queremos uma praia limpa em SP, por isso, a “Família Catalixo” vem crescendo em número de colaboradores. Nem todos que fazem parte da equipe moram na região, alguns têm apenas casas de verão ou costumam ir nos finais de semana. Mas mesmo assim, ninguém deixa o compromisso de lado e pelo menos uma vez por mês essa coleta acontece.

O projeto ganhou força em janeiro de 2019 e hoje já conta com uma página no Instagram para divulgação. Durante as caminhadas pela praia, os colaboradores vão de luva e levam saquinhos para irem recolhendo o que aparece. Entre os lixos mais comuns estão: bitucas de cigarro, canudos plásticos e garrafas PET.

Manter a praia limpa devia ser um dever de todo cidadão, no entanto, durante as caminhadas em busca de lixo, as famílias acabam encontrando coisas inesperadas como: absorventes, fraldas e muitos outros objetos jogados fora irregularmente.

Todo esse detrito recolhido é descartado nas lixeiras que estão espalhadas pela praia. Fabíola relata que para manter uma praia limpa em SP as famílias já chegaram a coletar mais de 2 kg de lixo em apenas duas horas de trabalho.

No entanto, para essas pessoas, a grande satisfação é ver a praia limpa, por isso não importa a quantidade e nem o tempo que for levar. Fabíola revela que quando pratica essas ações sente “como se a gente tivesse cuidando do quintal da nossa própria casa”.

» Vegan restaurants in Sao Paulo
» This tiny cabin is one of the most booked homes on Airbnb
» Discover the city in India that already runs 100% with solar energy
» First road made from plastic waste is built in the US

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os best destinations do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes places to visit in Brazil e no exterior. São milhares de travel tips com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotels, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Subscribe to our channel:
 

Plan your Trip


Places to travel in Brazil with family

Previous article

Bahia: see 9 photos of the best beaches in Salvador and surroundings

Next article

You may also like