Procurando filmes gravados no Brasil? Selecionamos uma lista bem bacana de filmes que utilizaram paisagens brasileiras como plano de fundo

Inspirador e bonito por natureza, nosso país já foi palco de centenas de produções cinematográficas de todos os gêneros. Paisagens e cidades icônicas de norte a sul do Brasil serviram de cenários para sucessos de bilheteria e inspiraram pessoas do mundo inteiro a conhecer alguns destinos nacionais. 

Nesse artigo, separamos 22 filmes gravados no Brasil para você viajar sem sair de casa.

Filmes que inspiram a viajar pelo Brasil

Rio, Eu te Amo

filmes gravados no Brasil

Filmes gravados no Brasil para se inspirar e viajar. Foto: Divulgação

O título faz parte da série de filmes Cidades do Amor. “Rio, Eu Te Amo” reúne dez curtas de dez diretores brasileiros e internacionais. Cada uma das histórias revela um bairro e uma característica marcante da cidade maravilhosa.

Xingu

filmes gravados no Brasil

Foto: Divulgação

A história dos irmãos Villas-Bôas em sua jornada de desbravamento pelas terra indígenas do Brasil é retratado no filme Xingu, do diretor Cao Hamburguer. Conheça as belezas do Parque Nacional do Xingu nesse filme 

Tatuagem

filmes gravados no Brasil

Foto: Divulgação

Tatuagem é um filme brasileiro de 2013, dirigido por Hilton Lacerda o filme conta a história de amor de dois rapazes em plena ditadura. O filme tem cenas gravadas em Recife, Olinda e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.

Capitães da Areia

filmes gravados no Brasil

Foto: Divulgação

Gravado na capital baiana, o filme retrata a vida de menores abandonados que vivem nas ruas de Salvador. Conhecidos como “capitães da areia”, essas crianças são lideradas pelo Pedro Bala, e sobrevivem através de pequenos crimes.

Casa de Areia

filmes gravados no Brasil

Foto: Divulgação

Com o maravilhoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como plano de fundo, a história acompanha Áurea (Torres), que, grávida, muda-se com a mãe e o marido para a região dos lençóis maranhenses depois que o sujeito compra um terreno no local, com a promessa de que logo a água chegará ali.

Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil

filmes gravados no Brasil

Filmes gravados no Brasil para se inspirar e viajar. Foto: Divulgação

Seguindo a linha de documentário, o filme mostra a jornada com a artista plástica Marina Abramović viajando para o Brasil. Em sua viagem, a artista percorre diversas cidades e destinos em busca de conhecer pessoas, locais e experimentos espirituais.

Paraísos Artificiais

filmes gravados no Brasil

Foto: Divulgação

O filme foi gravado em diferentes partes do Brasil e do mundo. No Brasil, as cenas foram produzidas entre e Rio de Janeiro e o nordeste do país. 

Entre os cenários nordestinos estão a paradisíaca Praia do Paiva, em Pernambuco, e as falésias da Praia do Gunga, em Maceió. As outras etapas do filme foram produzidas em locais famosos da Cidade do Rio de janeiro, como o Arpoador e o Baixo Gávea.

Cidade de Deus

Foto: Divulgação

O premiado filme de Fernando Meirelles mostra a realidade da Cidade do Rio de Janeiro e como plano de fundo tem suas favelas, morros e praias. 

Colegas

Foto: Divulgação

Apaixonados por cinema e inspirados em um filme, três amigos com síndrome de down resolvem partir a uma aventura saindo do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires.

Praia do Futuro

filmes gravados no Brasil

Filmes gravados no Brasil para se inspirar e viajar. Foto: Divulgação

Karim Ainouz filma parte do longa que conta em um dos seus locais preferidos da capital cearense, a praia que dá título ao filme. 

Alaska

filmes gravados no Brasil

Foto: Divulgação

Dirigido por Pedro Novaes, o drama tem cara de documentário e desbrava Goiás pelo olhar de dois ex-namorados que se reencontram. Entre os cenários do filme está a cidade de Alto Paraíso e as fabulosas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros.

Deus é Brasileiro

Foto: Divulgação

Do litoral de Alagoas ao interior do Tocantins, passando por Pernambuco, o filme dirigido por Cacé Diegues utiliza paisagens estonteantes do Brasil e é baseado no conto “O Santo que não Acreditava em Deus”, de João Ubaldo Ribeiro.

O Caminho das Nuvens

Foto: Divulgação

Baseado em uma história real de um caminhoneiro nordestino, o filme conta a história de uma família viaja de bicicleta da Paraíba até o Rio de Janeiro em busca de um trabalho decente e uma vida digna.

Baile Perfumado

Foto: Divulgação

Gravado em 1996, o filme baseado no documentário do libanês Benjamin Abrahão acompanha a vida diária do cangaceiro “Lampião” e todo seu bando. O filme exibe cenas do sertão nordestino e nos mostra como o documentarista conseguiu ser aceito pelo grupo.

Ó Paí, Ó

Foto: Divulgação

Rodado em um dos principais pontos turísticos de Salvador-BA, o Pelourinho, o filme retrata a vida dos moradores de um cortiço no centro histórico da cidade. Dirigido por Monique Gardenberg, Ó Paí, Ó é um filme de comédia e tem cenas musicais bem divertidas.

Central do Brasil

Filmes gravados no Brasil para se inspirar e viajar. Foto: Divulgação

O premiadíssimo Central do Brasil, de 1998, conta a tocante história de um menino em busca do pai e da professora Dora, que o ajuda. Com lindas paisagens do Rio de Janeiro e do nordeste brasileiro, esse filme vai te emocionar.

A Missão

Foto: Divulgação

Um clássico britânico e vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, o filme narra como foi feita as Missões Jesuítas na América do Sul, e é estrelado por Robert De Niro. As cenas foram gravadas em Foz do Iguaçu e nas Cataratas do Iguaçu.

Anaconda

Foto: Divulgação

O clássico de terror dos anos 90 teve como cenário a majestosa Floresta Amazônica e mostra a trajetória de um grupo que entra na selva com o objetivo de criar um documentário sobre uma tribo indígena. Durante a jornada, a equipe descobre a história de uma cobra que pode atingir até 12 metros de comprimento. 

A Floresta das Esmeraldas

Foto: Divulgação

Esse é mais um filme sobre os perigos da Amazônia. Na trama do diretor John Boorman, um engenheiro (Powers Boothe) vê o seu filho ser sequestrado por índios, e passa os próximos dez anos de sua vida tentando encontrá-lo.

Up – Altas Aventuras

Foto: Divulgação

Para quem é apaixonado pelo Monte Roraima e sonha em um dia estar lá, recomendo que assista o desenho. O emocionante desenho produzido pela Pixar possui cenas no mítico Monte Roraima, na fronteira do Brasil, Venezuela e Guiana.

Rio

filmes gravados no Brasil

Foto: Divulgação

A animação em 3d conta a história de Blu, uma arara azul que nasceu nas florestas que cercam o Rio de Janeiro, mas foi capturado e foi parar nos Estados Unidos. Cheio de inspiração da Cidade Maravilhosa, Rio é um filme para assistir com toda a família.

Leia também:

» Buenos Aires: veja 6 filmes gravados na capital portenha
» Leia um destes 15 livros e viaje para outros países sem sair de casa
» 20 filmes gravados na Itália para inspirar sua próxima viagem
» Sem comida, brasileiro é resgatado no ônibus do filme “Na Natureza Selvagem”

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Nova Zelândia registra primeiro dia sem novos casos de covid-19

Artigo anterior

Melhor época para conhecer Búzios

Artigo seguinte

Você pode gostar