Reabertura deve acontecer de forma ‘gradual e monitorada’ e mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.

Após meses fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os parques nacionais do Catimbau (Pernambuco), Ubajara (Ceará) e Abrolhos (Bahia), foram reabertos para visitas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o instituto, todas as unidades terão suas reaberturas de forma gradual e monitorada, seguindo todas as exigências dos protocolos de segurança sanitária.

A visitação pública será permitida desde que se cumpra uma série de normas estabelecidas pelo orgão. As unidades deverão disponibilizar álcool gel, estimular e priorizar a venda on-line de ingressos, permitir agendamentos para evitar filas e aglomerações, fazer marcações no piso para promover o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, além da limpeza e desinfecção constantes dos ambientes, entre outras medidas. 

Nos lugares fechados como abrigos, auditórios, centro de visitantes, lojas de conveniência e souvenirs o número de visitantes deve ser reduzido para permitir o espaçamento mínimo de 2 metros entre as pessoas. 

Parque Nacional do Catimbau

reabertura parques nacionais

O Parque Nacional do Catimbau fica a menos de 300 km de Recife e é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil. Foto: Guilherme Jófili / WIkimedia Commons

O Parque Nacional do Catimbau abrange municípios entre o agreste e o sertão pernambucano. Sua área é formada por belezas cênicas com suas formações rochosas peculiares e seus 42 sítios arqueológicos com pinturas rupestres. 

Parque Nacional de Ubajara

reabertura parques nacionais

O Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, tem paisagem cheia de contrastes entre serra, semiárido e caatinga. Foto: deltafrut / Wikimedia Commons

O parque tem importantes formações espeleológicas, paleontológicas e arqueológicas, sendo um paraíso para amantes do ecoturismo. Quem visita Ubajara poderá conhecer cavernas, cachoeiras, mirantes e caminhar em trilhas naturais.

Parque Nacional Marinho de Abrolhos

reabertura parques nacionais

No Parque Nacional Marinho de Abrolhos, é possível observar as baleias jubarte e realizar outras experiências como mergulho livre e autônomo. Foto: Marina C. Vinhal / Wikimedia Commons

Famoso entre mergulhadores, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos conta com a maior biodiversidade marinha do Brasil. As águas transparentes, de um verde-azulado, deixam à mostra recifes e corais, e permitem ver, ainda do barco, cardumes, tartarugas marinhas e outras espécies.

O Brasil possui, atualmente, 73 parques nacionais administrados pelo ICMBio. Os parques têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. São áreas de pesquisa científica, desenvolvimento de educação ambiental e turismo ecológico.

Leia também:

» Destinos turísticos da Bahia reabrem para visitação
» Parque Nacional do Itatiaia retoma atividades turísticas
» Brasil deverá ter nova trilha de longa distância na fronteira com a Bolívia
» Fronteiras, atrações e viagens: como está o retorno do turismo na França?

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Resorts do Caribe sortearão 20 anos de férias grátis após a pandemia

Artigo anterior

‘Low cost’ de ônibus inicia operação SP-BH com passagens a R$ 29,90

Artigo seguinte

Você pode gostar