Parque Nacional do Itatiaia retoma atividades turísticas

Atualizada em:

Após passar cinco meses fechado por conta da pandemia, Parque Nacional do Itatiaia retoma suas atividades turísticas de forma gradual

Queridinha entre trilheiros e adeptos do ecoturismo, o Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, reabriu de forma gradual após meses fechado em decorrência da pandemia de coronavírus.

A retomada das atividades está sendo feito seguindo todos os protocolos de prevenção estabelecidos por órgãos oficiais de saúde e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Para evitar aglomerações, o tempo de permanência de cada atrativo será controlado. A direção do parque aconselha que os ingressos sejam comprados pela internet, para evitar aglomerações.

As medidas foram baseadas em três frentes de atuação: sociais, sanitárias e operacionais, que estabelecem o distanciamento físico, a sanitização dos ambientes e ações restritivas para a prevenção de contágio da Covid-19.

Além disso, as medidas de flexibilização serão realizadas em três etapas: a primeira fase consiste na restrição de acesso a parte dos atrativos; a segunda na flexibilização do acesso, mas com capacidade reduzida; e por fim a fase três, onde as atividades serão retomadas normalmente.

A abertura está sendo feita de forma gradual e, neste primeiro momento, será permitido o acesso apenas à parte baixa da reserva. O acesso às atrações naturais como lagos, cachoeiras e mirantes possuem restrição de números de visitantes, que varia de seis a quarenta por vez, dependendo da atração. 

Parque Nacional do Itatiaia

Parque Nacional do Itatiaia (1)
Parque Nacional do Itatiaia retoma atividades turísticas

Criado em 1937, a unidade de conservação foi o primeiro Parque Nacional do Brasil e é considerado um dos mais importantes atrativo turístico da região onde está situado, que abrange os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

O roteiro inclui montanhas, penhascos rochosos, trilhas íngremes, cachoeiras cristalinas, mirantes e vegetação e fauna nativa. O parque é tão extenso que abrange dois municípios do Rio e mais três de Minas Gerais. A gigantesca área é dividida em duas partes: a parte baixa e a parte alta. 

A portaria de Itatiaia dá acesso a parte baixa que abriga basicamente as cachoeiras e trilhas de fácil acesso. Há também um Centro de Visitantes e um pequeno Museu.

» 11 melhores lugares para conhecer em Paraty, Rio de Janeiro
» Região dos Lagos: roteiro de fim de semana em Búzios
» Roteiro por Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio na mesma viagem
» Ilha Grande, a paradisíaca ilha brasileira em 15 fotos perfeitas

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima