Paz e tranquilidade nas praias mais paradisíacas do Brasil! Confira 7 ilhas incríveis para visitar no Nordeste

Além das praias, dunas e mar límpido, o Nordeste brasileiro tem muito mais a oferecer. Experimente dar uma olhada em nossas reportagens: há sempre uma paisagem deslumbrante ligada às ilhas brasileiras, que acabaram sendo tão famosas quanto as atrações em terra.

Talvez a ilha mais famosa no Nordeste seja Fernando de Noronha. Isso por se tratar de um arquipélago vulcânico repleto de ecossistemas, muitos dos quais são objeto de estudos acadêmicos. Mas não pare por aí. Reserve um tempo para visitar as outras ilhas (neste artigo selecionamos mais seis além de Fernando de Noronha) e você verá, com seus próprios olhos, o quanto as Ilhas do Brasil fascinam e ficam na memória como um verdadeiro paraíso.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

As melhores paradas da região possuem mar quente de cor azul ou esverdeada, dunas de areia, falésias, manguezais e cidades históricas. As ilhas, em contraste, possuem belezas naturais e um clima de tranquilidade que, para aqueles mais acostumados à movimentação de cidade grande, não é fácil de encarar. Porém garantimos que você não vai se arrepender: o show de natureza das ilhas no nordeste é contagiante e vale a pena.

7 ilhas no Nordeste que você precisa conhecer

Santo Aleixo (PE)

ilhas no nordeste

Foto: Jobosco / Wikimedia Commons

Situada em mar aberto, a cerca de dois quilômetros a leste de barra do Sirinhaém, a Ilha de Santo Aleixo tem forma ligeiramente semelhante a uma ferradura. Na parte oeste apresenta uma praia arenosa, enquanto ao sul uma enseada protegida por rochedos de pedra e uma praia onde se forma uma grande piscina aberta de águas calmas, mornas e transparentes de tom esverdeado. A leste existe um costão rochoso pouco acessível.

A ilha tem 30,49 hectares de superfície e é formada por rochas vulcânicas cobertas originalmente por vegetação litorânea arbustiva, que foi paulatinamente suplantada por coqueirais introduzidos. Em virtude da qualidade de suas águas — despoluídas e cristalinas devido à distância do litoral —, é muito buscada por praticantes de mergulho livre.

Boipeba (BA)

praias no nordeste

Foto: Waltson Campos / Wikimedia Commons

A Ilha de Boipeba está localizada em Cairu, no litoral da Bahia. É adjacente à Ilha de Tinharé, onde está localizado o Morro de São Paulo, tornando-se uma atração turística popular. Foi classificada como a segunda ilha mais bonita da América do Sul pelos usuários da Internet, perdendo apenas para a Ilha de Páscoa, do Chile. A igreja do Divino Espírito Santo, construída no início do século 16, é uma das atrações.

Há várias praias na ilha: Praia da Boca da Barra, Praia de Tassimirim, Praia da Cueira, Praia de Moreré, Praia de Bainema, Praia da Cova da Onça, Praia da Ponta dos Castelhanos ou Catu. Possui vegetação típica de Mata Atlântica, com árvores frutíferas nativas, diversas palmeiras, restingas, recifes de corais e manguezais.

Ilha do Caju (PI)

ilhas no nordeste

Foto: Divulgação

esta ilha se localiza entre o Maranhão e o Piauí, a 50 quilômetros do Parnaíba, no Maranhão. Possui clima quente e úmido com duas estações bem definidas (chuvosa e seca) e apresenta temperatura média de 27°C. Possui vários itens de destaque na paisagem como dunas, mangues e ilhas fluviais.

Há no total cinco ecossistemas disponíveis: mangues, dunas, matas, campos e alagados de água salgada. A Ilha é um dos poucos locais no Brasil onde se pode ter uma visão ampla da diversidade ecológica num território pequeno.

Itamaracá (PE)

ilhas paradisíacas no nordeste

Foto: Hans von Manteuffel / Wikimedia Commons

Município do estado de Pernambuco, na região metropolitana do Recife. Situa-se no litoral norte pernambucano e é separada do continente pelo canal de Santa Cruz que, segundo alguns epsqusiadores, foi o que originou o nome “Pernambuco”.

Com grande relevância na história nacional, foi na Feitoria de Itamaracá que o administrador colonial Pero Capico (primeiro “Governador das Partes do Brasil”) instituiu em 1516 o primeiro engenho de açúcar na América portuguesa. Também é o mais antigo local habitado do país, tendo sido uma das capitanias originais, sendo incorporado posteriormente à Capitania de Pernambuco.

Fernando de Noronha (PE)

ilhas no brasil

Foto: Divulgação

Uma das ilhas mais faladas e comentadas de todo o segmento turístico. O arquipélago é formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, ocupando uma área total de 26 km², dos quais 17 km² são da ilha principal.

Foi avistada pela primeira vez entre 1500 e 1502 e foi descoberta por uma expedição comandada por Fernão de Loronha. Há quem afirme que o primeiro a vê-la foi Américo Vespúcio, em expedição realizada entre 1503 e 1504. Foi a primeira capitania hereditária e sofreu muitas invasões de ingleses, franceses e holandeses entre os séculos 16 e 18. Passou à dependência de Pernambuco em 24 de setembro de 1700 e foi invadida em 1736 pela Companhia Francesa das Índias Orientais, passando-se a chamar Isle Dauphine. No ano seguinte uma expedição enviada por Recife expulsou 0s invasores e recuperou a ilha.

Possui praias próprias ao mergulho, já que a Corrente Sul Equatorial empurra a água quente da África para a ilha. O mergulho a profundidades de 30 a 40 metros não exige uma roupa especial e a visibilidade debaixo d’água pode chegar a até 50 metros. Há três operadoras de mergulho que oferecem diferentes níveis de qualidade de serviço, além de ter pontos de mergulho livre, como a piscina natural do Atalaia, o naufrágio do Porto de Santo Antônio, a laje do Boldró, dentre outros.

Ilha de Tinharé (BA)

ilhas no nordeste

Foto: LíviaBuhring / Wikimedia Commons

Localizada no município de Cairu, no litoral da Bahia, com cerca de 400 km2 e quatro povoados: Morro de São Paulo, Garapuá, Gamboa e Galeão.

A ilha oferece praias onde se encontram restaurantes com comidas típicas baianas, principalmente frutos do mar. Há várias pousadas e hotéis, além de lojas de artesanato local. É um dos destinos turísticos mais requisitados do Nordeste por suas praias, coqueirais e povoados com características culturais tradicionais, além de matas, morros e rios da Mata Atlântica.

Coroa do Avião (PE)

ilhas no nordeste

Foto: Divulgação

Ilhota do município de Igarassu, em Pernambuco. Tem cerca de 560 metros de extensão por 80 metros de largura e é basicamente um banco de areia coberto de vegetação com algumas construções.

A ilha atrai turistas que vão até lá desfrutar de paisagens com um pôr-do-sol muito colorido. Os restaurantes rústicos estão instalados em sete sete palhoças turísticas. Todos servem pratos baseados em frutos do mar.

O acesso à ilha só é possível via pequenas jangadas a motor. Quando a maré baixa, há a possibilidade de ir a pé e alcançar a praia de Mangue Seco, no continente. Também é uma oportunidade única para praticar mergulho.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Dicas de hotéis e pousadas em Nobres, no Mato Grosso

Artigo anterior

Você já conhece a plataforma de vidro sobre um abismo na Serra Gaúcha?

Artigo seguinte

Você pode gostar