Para quem gosta de praias paradisíacas em meio a natureza, Morro de São Paulo é um dos melhores destinos do Brasil para proporcionar essa desconexão. Uma ilha localizada a 248 km de Salvador, capital da Bahia, cujo acesso pode ser feito via catamarã, uma grande embarcação, em uma viagem que dura em média duas horas. Contudo, esse paraíso escondido no Nordeste esbanja charme com um centrinho repleto de lojas, restaurantes e bares que convidam para uma experiência única, com um clima de calmaria.

Atrações em Morro de São Paulo 

Morro de São Paulo

Foto: Pixabay

Apesar de pequeno, com apenas duas ruas principais, Morro de São Paulo é sempre cheio de vida, com uma atmosfera de simplicidade, que encanta ainda mais os visitantes. E claro, com um clima agradável praticamente o ano inteiro, as praias são as principais atrações. Comece pela Primeira Praia, que fica mais perto do centro e costuma ser a mais frequentada, onde todas as pessoas dão aquela “passadinha”. Ela tem uma faixa de areia pequena, com pouca estrutura de quiosques, o que não faz falta, já que a estrela desse passeio são suas águas cristalinas e mornas. 

Um pouco mais distante do centrinho de Morro de São Paulo, fica a Segunda Praia, que é a mais badalada, por ser rodeada de bares e restaurantes, que têm sempre música ao vivo. Costuma ser frequentada por jovens e o clima de paquera rola solto. Já a Terceira Praia é o ponto de partida para barcos que realizam os passeios pela região. Durante a maré baixa, ela fica ainda bonita, pois algumas piscinas naturais são formadas.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Dando sequência a ordem, a Quarta Praia é a melhor indicação para quem procura tranquilidade em Morro de São Paulo, por ser mais afastada da área urbana, o que desencoraja muitas pessoas a irem até ela, mas não desanime, porque vale a visita! 

Já deu para perceber que quanto mais longe do centro, menos frequentados os lugares são, como é o caso da Quinta Praia, também conhecida como Praia do Encanto. Ela chega a ser quase deserta e sem estrutura, já que seu acesso é mais difícil. Normalmente os turistas utilizam bicicletas, táxis, charretes, ou se arriscam a ir a pé, apreciando ainda mais a paisagem. Outra opção para fugir da rota tradicional é dar uma passadinha em Gamboa, um povoado vizinho de Morro de São Paulo, com praias incríveis. Durante a maré baixa, ainda é possível tomar banho de argila no caminho e chegar com a pele ainda mais hidratada. 

Para ver toda a exuberância da ilha o alto, ou até mesmo saber um pouco mais sobre a sua história, separe um tempo para visitar os mirantes, como é o caso do Forte de Morro de São Paulo. É uma antiga construção, uma fortaleza que visava proteger o arquipélago e a Baía de Todos os Santos contra invasões estrangeiras. O local costuma ficar cheio durante a tarde, quando as pessoas vão até lá para ver o pôr do sol que é incrível.

Outra dica é conhecer o Mirante da Tirolesa, como o próprio nome sugere, é uma tirolesa de 320 metros de comprimento que é uma experiência cheia de adrenalina e refrescante, pois termina com um mergulho na Segunda Praia. Para os corajosos, vale muito a pena. Mas, mesmo para aqueles que não desejam praticar o esporte, a vista lá de cima já é um belo passeio, por proporcionar uma visão panorâmica das praias. 

Aproveite Morro de São Paulo, e se ainda der tempo, faça um passeio de barco para conhecer mais de perto as belezas desse mar paradisíaco.

Morro de São Paulo

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Porto Seguro

Artigo anterior

Capitólio

Artigo seguinte

Você pode gostar