O território brasileiro é cheio de cenários paradisíacos imperdíveis. Para te ajudar a escolher onde visitar primeiro, preparamos uma lista com as 21 ilhas paradisíacas para conhecer no Brasil

As belezas naturais do Brasil se estendem desde as matas até o litoral. Há muitos lugares incríveis e cenários paradisíacos que impressionam até os viajantes mais experientes.

As opções de viagem são tantas que, às vezes, é até difícil escolher o que ver primeiro, principalmente quando se planeja desbravar a costa. Com seus 7.491 quilômetros de extensão, o litoral brasileiro tem belíssimas praias e muitas ilhas, que são verdadeiros paraísos.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Nas ilhas paradisíacas do Brasil, além de porções de areia deslumbrantes, encontramos mata preservada, mangues, cachoeiras, grutas, trilhas e mirantes que oferecem vistas incríveis. 

E você pode ir além, pois quando falamos em ilhas do Brasil, não nos referimos apenas àquelas localizadas no mar. Os imponentes rios brasileiros também guardam porções de terra ricas tanto de flora como de fauna. Para se ter uma ideia, aqui estão localizadas as maiores ilhas fluviais do mundo!

Está planejando viajar em 2021? Nossa dica é viajar para algumas das ilhas paradisíacas do Brasil. Você vai se surpreender com a riqueza de experiências que viverá nestes lugares incríveis. 

Para te ajudar a escolher onde visitar primeiro, preparamos uma lista com as 21 ilhas paradisíacas para conhecer no Brasil. Confira, a seguir:

Lista das 21 ilhas paradisíacas para conhecer no Brasil

São muitas as belezas e atrativos das ilhas do Brasil. Espalhadas por toda a costa e nos rios, há ilhas para todo tipo de viajante. Escolha a que mais te atrai e viva dias maravilhosos em cenários paradisíacos.

Ilha Grande – Rio de Janeiro

ilhas paradisiacas no Brasil

Foto: Tatiana Lemos Guapé Wikimedia Commons

Localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, Ilha Grande impressiona por sua beleza e diversidade de cenários paradisíacos. Ela integra a Costa Verde do Rio de Janeiro e faz parte do município de Angra dos Reis.

Com uma área de 193 km², Ilha Grande é formada por 187 ilhotas, mais de 100 belíssimas praias, cachoeiras, trilhas e Mata Atlântica preservada. 

Lá não entram carros e, em muitos lugares, não há internet ou sinal de celular. Por isso, é o destino perfeito para quem quer se desligar do mundo e mergulhar na natureza. 

Entre os pontos mais conhecidos de Ilha Grande está a Praia do Aventureiro, famosa por seu coqueiro em ângulo de 90º, areia branca e fina e mar calmo e transparente. 

Outro lugar deslumbrante de Ilha Grande é a Lagoa Azul, com águas em tons de azul semelhantes aos do Caribe. É um dos passeios mais procurados por quem visita Ilha Grande ou Angra dos Reis, tanto para curtir um banho de mar quanto para a prática de snorkeling – mergulho de superfície.

Já a Praia de Lopes Mendes oferece um visual paradisíaco e reservado para quem procura por mais privacidade. Isolada, acessível apenas por trilha, tem uma extensa faixa de areia branca, cercada por vegetação preservada e banhada por um mar raso, mas agitado.

Ilha de Marajó – Pará

Foto: Fernando Stankuns / Flickr

A Ilha de Marajó é um lugar único, em que você encontrará cenários paradisíacos e diferentes do que verá em outras ilhas.

Para começar, é o maior arquipélago flúvio-marítimo do mundo. Marajó é banhada pelo Oceano Atlântico e pelos Rios Amazonas e Tocantins. Outra particularidade de lá são os búfalos, presentes tanto nas fazendas quanto nas cidades. Não é difícil encontrar um búfalo andando por Marajó como vemos cachorros andando por nossas cidades. 

Marajó tem belas praias e o mar calmo tem águas não tão salgadas, misturadas com as águas dos rios que desembocam nele. Ao visitar a ilha, não deixe de passear pelos manguezais.

A Ilha de Marajó é um destino imperdível que, com certeza, proporcionará momentos de relaxamento e descobertas. Vale muito a pena conhecer.

Ilha do Caju – Piauí

ilhas paradisiacas no Brasil

Foto: Lessa.danilo / Wikimedia Commons

Mangues, dunas, matas, campos e mar. Tudo isso pode ser encontrado na Ilha do Caju, no Delta do rio Parnaíba, entre o Maranhão e o Piauí

Reserva Particular do Patrimônio Natural, a Ilha do Caju oferece opções variadas de passeios e lugares belíssimos para conhecer. Além disso, tem uma flora muito rica e não é difícil encontrar animais silvestres por lá. 

É um destino completo para quem gosta de diversidade e contato com a natureza em cenários de tirar o fôlego.

Ilha de Itamaracá – Pernambuco

ilhas paradisiacas no Brasil

Foto: Hans von Manteuffel / WIkimedia Commons

A cerca de 50 km de Recife, a Ilha de Itamaracá é o lugar perfeito para quem procura por dias ensolarados e uma brisa gostosa. 

Praias com mar de águas calmas e refrescantes possibilitam dias de relaxamento e diversão em passeios de lanchas e barcos. 

Mas não para por aí. Além das belas praias, a Ilha de Itamaracá também é um destino para quem gosta de visitar lugares históricos, como o Forte Orange e o Sítio Histórico de Igarassu.

Fernando de Noronha – Pernambuco

Foto: Rosanetur / FLickr

O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, é um dos destinos mais desejados do Brasil. E não é para menos: a natureza preservada e as praias com águas cristalinas, perfeitas para mergulho, formam cenários paradisíacos.

Antes uma prisão e depois um ponto estratégico militar, hoje Fernando de Noronha é uma área de proteção ambiental, onde podem ser encontrados muitos animais silvestres e marítimos, incluindo, golfinhos.

Não é exagero dizer que Fernando de Noronha é um paraíso. No arquipélago estão as mais belas praias brasileiras, como a Praia do Sancho, e a vegetação preservada completa o cenário de tirar o fôlego, como o Morro Dois Irmãos – um dos cartões-postais da ilha. 

Ilha da Gipóia – Rio de Janeiro

Foto: Diego Baravelli / Wikimedia Commons

Perfeita para quem busca tranquilidade, a Ilha da Gipóia tem lindas praias e baías isoladas com águas cristalinas e formações rochosas que formam cenários deslumbrantes. Além disso, possui um ar de cidade litorânea do interior, com ruelas ótimas para passeios sem pressa.

A Ilha da Gipóia é a segunda maior de Angra dos Reis. Apesar do ambiente tranquilo na maior parte de suas praias, há opções para quem procura por agito. O ponto mais badalado é a Praia do Dentista, onde há bares flutuantes que servem lanchas, barcos e veleiros que atracam ali.  

Ilha de Maiandeua – Pará

Vila de Algodoal, Pará

Foto: Gustavo Albano

Um lugar para esquecer do mundo, deitar em uma rede à beira da praia e relaxar. Assim é a Ilha de Maiandeua, também conhecida como Ilha do Algodoal, no Pará.

Lá não há ruas de asfalto, carros ou grandes construções. Você encontrará apenas ruas de terra batida, casas caiçaras tradicionais e táxi-charretes – único meio de locomoção.

Área de Proteção Ambiental, a Ilha de Maiandeua tem lindas praias, cercadas por natureza preservada, perfeitas para quem gosta de curtir o mar com tranquilidade. 

Coroa do Avião – Pernambuco

cenários paradisíacos

Foto: Márcio Cabral de Moura / Flickr

A Coroa do Avião é uma ilhota em frente à Ilha de Itamaracá, no município de Igarassu, no litoral de Pernambuco. O extenso banco de areia tem muitos coqueiros e águas cristalinas.

Acessível por barcos que partem da Praia do Forte Orange, em Itamaracá, a Coroa do Avião possui quiosques e é ideal para passar o dia.

Ilha do Mel – Paraná

cenários paradisíacos

Foto: Cyrus Augustus Moro Daldin / Wikimedia Commons

As 11 praias da Ilha do Mel, no Paraná, oferecem experiências variadas para todos os tipos de viajantes. Há praias de águas tranquilas e aquelas em que o mar é mais agitado, assim como existem lugares mais desertos e outros mais movimentados. 

O ponto comum entre todas elas é a beleza deslumbrante que fazem da Ilha do Mel um destino imperdível para quem procura cenários paradisíacos. As trilhas entre a mata preservada levam a lugares incríveis e revelam as principais atrações da ilha, como a Gruta das Encantadas. 

Ilha do Campeche – Santa Catarina

ilhas no brasil

Foto: Francisco Schneider Junior / Flickr

Areia branquinha e mar em tom de esmeralda fazem com que a Ilha do Campeche, em Santa Catarina, seja chamada por muitos de Caribe brasileiro.

A ilha fica a apenas 1,5 km de Florianópolis e pode ser vista a olho nu por quem frequenta a Praia do Campeche. O acesso é feito através de barcos.

Tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico, além das belas praias e belezas naturais, a Ilha do Campeche tem diversas pinturas rupestres que datam de 3.500 a.C. Por isso, tem controle do número de visitantes para sua conservação.

Florianópolis – Santa Catarina

Ilhas paradisíacas para conhecer no Brasil. Foto: via pxhere

Apesar de ser a capital de Santa Catarina e ser uma metrópole, a Ilha de Florianópolis tem lugares belíssimos e praias com visual paradisíaco.

O litoral norte da ilha é o mais frequentado por turistas e abriga as famosas Praia dos Ingleses e Jurerê Internacional. Já o leste de Florianópolis conserva as praias mais selvagens e com cenários mais rústicos, com mar agitado. 

No sul da ilha, ficam as praias mais simples, para quem procura apenas contato com a natureza. Nessa região, o destaque é a Praia do Campeche, por onde pode-se acessar a ilha de mesmo nome.

Vitória – Espírito Santo

ilhas no brasil

Foto: Francisco Schneider Junior / Flickr

Outra ilha que abriga a capital de um estado, Vitória é um lugar belíssimo que, além de praias maravilhosas, tem um centro urbano arborizado e muito charmoso.

A capital do Espírito Santo integra a região metropolitana da Grande Vitória, que abriga outras 34 ilhas, cercadas pelo Oceano Atlântico.

Vitória tem praias, parques, montanhas e monumentos históricos que garantem uma viagem e tanto, por isso não deixe de conhecer esse lugar incrível.

Parque Estadual da Ilha Anchieta – São Paulo

ilhas no brasil

Ilhas paradisíacas para conhecer no Brasil. Foto: DeyvesMartins / WIkimedia Commons

Antigo presídio de segurança máxima, hoje a Ilha de Anchieta, em Ubatuba, abriga um parque estadual e impressiona por sua beleza natural.

Praias de mar calmo convidam os turistas a dias de relaxamento e a história do lugar aguça a curiosidade de quem vai até lá para visitar as ruínas da prisão desativada. 

Além disso, trilhas levam às porções de areia e a mirantes que revelam vistas incríveis. Esse pedacinho de paraíso no litoral norte de São Paulo é uma das mais lindas ilhas do Brasil. 

Ilha das Couves – São Paulo

cenários paradisíacos

Foto: Deyves Martins / Wikimedia Commons

Também em Ubatuba, a Ilha das Couves tem apenas duas pequenas praias, mas que chamam a atenção por suas águas cristalinas que revelam a vida marinha da região. Por isso, a  ilha é ideal para a prática de mergulho. 

O mar tranquilo também é ótimo para banhos relaxantes e a paisagem completa o cenário paradisíaco. Por sua beleza, a Ilha das Couves é bastante procurada por turistas, mas a entrada é controlada para manter a área preservada. 

Ilhabela – São Sebastião

Foto: Enio Prado / Wikimedia Commons

Famoso arquipélago do litoral norte de São Paulo, Ilhabela tem praias incríveis, trilhas, cachoeiras e vistas que garantem uma viagem inesquecível.

A ilha tem excelente estrutura e boas opções de hospedagem que convidam a passar dias ali. E não falta o que fazer. Vale a pena explorar cada canto desse paraíso e descobrir toda a beleza que Ilhabela tem para oferecer em suas mais de 30 praias. 

Parque Nacional de Anavilhanas – Amazonas

Foto: GuilhonAmazonia / Wikimedia Commons

Formado por mais de 400 ilhas, o Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo.

A unidade de conservação é um verdadeiro labirinto natural no Rio Negro, por isso é um Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco. 

A beleza do lugar atrai turistas que querem ver de perto a paisagem amazônica e conhecer a fauna da região, principalmente os botos cor-de-rosa. A visita ao parque também inclui as comunidades tradicionais ribeirinhas. 

Ilha de Santo Aleixo – Pernambuco

cenários paradisíacos

Ilhas paradisíacas para conhecer no Brasil. Foto: Anderson Momesso / Wikimedia Commons

Piscinas naturais de águas azuis e mornas entre rochas vulcânicas, areia clarinha e muito sossego podem ser encontrados na Ilha de Santo Aleixo, no litoral sul de Pernambuco

O visual paradisíaco e tranquilo é um achado para quem quer fugir do agito da Praia de Carneiros e Porto de Galinhas. Lá a entrada é controlada e as praias nunca ficam cheias.

Ilha de Itaparica – Bahia

cenários paradisíacos

Foto: Gleidson Santos / MTur

Maior ilha da Baía de Todos os Santos, na Bahia, a Ilha de Itaparica é banhada por mar calmo e cercada por coqueiros. 

Cercada por arrecifes de corais, a ilha tem águas mornas perfeitas para quem curte um bom banho de mar. Mas as belezas não se restringem às praias. Itaparica tem manguezais e vegetação tropical que formam cenários deslumbrantes. 

Para completar, as ruas de paralelepípedos e os casarões coloniais do centro urbano tornam a Ilha de Itaparica ainda mais charmosa.

Ilha dos Frades – Bahia

ilhas brasileiras

Foto: SCamargos / Wikimedia Commons

Entre as 56 ilhas da Baía de Todos os Santos, outro destaque de cenário paradisíaco é a Ilha dos Frades. 

As belas praias de águas cristalinas e calmas, emolduradas por Mata Atlântica preservada, tornam esta ilha um destino imperdível para quem visita a Bahia.

Além disso, a Ilha dos Frades tem mais de 100 trilhas entre a vegetação preservada, ideais para quem curte aventura na natureza. 

Moreré – Bahia

ilhas no brasil

Foto: Carolina Campos / Flickr

A paradisíaca Praia do Moreré é apenas uma das belas porções de areia da Ilha de Boipeba, no litoral sul da Bahia

Reconhecida como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, a Ilha de Boipeba integra a Área de Preservação Ambiental das ilhas de Tinharé e Boipeba.

Por lá, predomina o ambiente rústico e tranquilo, perfeito para quem quer muito contato com a natureza enquanto curte o mar e a brisa do oceano. Algumas praias são, inclusive, desertas, garantindo bastante privacidade.

Moreré, por exemplo, é cercada por coqueiros, tem mar calmo e piscinas naturais que se formam na maré baixa, excelentes para a prática de snorkeling.  

Morro de São Paulo – Bahia

ilhas no brasil

Ilhas paradisíacas para conhecer no Brasil. Foto: LíviaBuhring / Wikimedia Commons

Vizinha à Ilha de Boipeba, a Ilha de Tinharé é mais badalada, principalmente na vila Morro de São Paulo, onde encontram-se praias paradisíacas.

A vila fica no nordeste da ilha e suas cinco praias são banhadas por um mar extremamente azul, com águas cristalinas, e cercadas por coqueiros. É uma mais bonita que a outra.

Além disso, possuem boa infraestrutura e ótimas opções para quem gosta de agito à beira-mar.

Agora que você já sabe as 21 ilhas paradisíacas para conhecer no Brasil, está esperando o que para programar sua próxima viagem? Não perca tempo, há muitos destinos incríveis esperando por você.

Leia também:

» 10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
» 41 praias paradisíacas para conhecer no Nordeste
» Essas são as 21 melhores viagens para fazer em 2021
» Esses são os 100 lugares mais lindos do Brasil, segundo os viajantes

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Flórida recebe exposição com instalações temáticas inspiradas em pop art e Monet

Artigo anterior

Cavernas, ecoturismo e aventura: descubra o Parque Estadual de Terra Ronca

Artigo seguinte

Você pode gostar