Atualizada em:
Vai viajar para BH? Confira onde ir e quais lugares e pontos turísticos não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem por Belo Horizonte
Belo Horizonte é um lugar único que, apesar de ter a estrutura de uma grande capital, preserva o jeitinho de cidade do interior. De cara, essa mistura inusitada conquista a todos que a visitam, juntamente com a diversidade de atrações culturais, parques e, claro, a deliciosa gastronomia mineira, que pode ser apreciada nos restaurantes e bares. Por falar neles, os bares são outra marca de BH, conhecida como a Capital Mundial dos Botecos.
E engana-se quem pensa que a falta de litoral em Minas Gerais significa menos opções do que fazer por lá. Belo Horizonte é repleta de pontos turísticos para ir, entre museus, igrejas e mirantes, e lugares perfeitos para quem gosta de passeios ao ar livre, como a Lagoa da Pampulha, por exemplo. E o melhor é que a capital mineira tem muitas atrações gratuitas, sendo um ótimo destino para turistar sem gastar muito.
Portanto, se você ainda não decidiu o destino da sua próxima viagem, confira nossas dicas sobre lugares e pontos turísticos para ir em Belo Horizonte e encante-se com tudo o que a capital mineira pode te oferecer. Você verá que a cidade é mais do que um ponto de partida para outros destinos mineiros, como Ouro Preto e Tiradentes. Além disso, poderá montar um roteiro bem bacana para sua visita a BH.
Pontos turísticos de Belo Horizonte
Belo Horizonte tem um dos conjuntos arquitetônicos mais belos do Brasil, com algumas construções declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e que estão entre os principais pontos turísticos da cidade.
Lagoa da Pampulha
Ao longo dos 18 quilômetros de extensão da Lagoa da Pampulha, você encontrará o belo conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer que, hoje, é tombado pela Unesco. O local é, certamente, um dos símbolos da capital mineira e parada obrigatória para quem a visita. A Lagoa da Pampulha também é um ótimo lugar para passeios ao ar livre.
Praça da Liberdade
Outro símbolo de BH, a Praça da Liberdade abriga um belo conjunto arquitetônico, composto por prédios antigos, além de fontes e jardins inspirados no Palácio de Versalhes. Nela, funcionou por muito tempo a antiga sede do Governo de Minas Gerais e, por isso, a praça é um dos lugares mais importantes de Belo Horizonte. Além disso, em seu entorno estão alguns dos museus e centros culturais mais interessantes da cidade.
Igreja São Francisco de Assis
Um dos edifícios históricos que integra o Conjunto Arquitetônico da Pampulha é a Igreja São Francisco de Assis, também conhecida como Igreja da Pampulha, por sua localização. Trata-se de uma obra icônica de Oscar Niemeyer, construída em 1943, que tem painéis de Cândido Portinari e um jardim de Burle Marx. É um lugar belíssimo e um verdadeiro tesouro da arquitetura brasileira, que atrai os olhares tanto de quem ama arte quanto de quem gosta de fotografar.
Casa Kubitschek
Próximo à Lagoa da Pampulha, está a Casa Kubitschek, antiga residência de verão do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. O local que, hoje, abriga um museu tem objetos, móveis e documentos que contam a história do importante político brasileiro. Ademais, a Casa Kubitschek é outra obra belíssima de Oscar Niemeyer em BH, projetada em 1943 pelo arquiteto e, portanto, um lugar imperdível na cidade.
Praça Sete de Setembro
Não dá para ir a Belo Horizonte e não conhecer a Praça Sete de Setembro, um dos principais pontos turísticos da cidade. Conhecida por seu famoso obelisco de granito, um monumento de 1924 que tem 7 metros de altura, a praça foi palco de diversas manifestações e momentos importantes da cidade. Ao seu redor, há muitos bares e lanchonetes, o que torna a Praça de Sete de Setembro um ótimo lugar para curtir a boemia de BH.
Lugares para ir em Belo Horizonte
Além de pontos turísticos imperdíveis, Belo Horizonte tem lugares super interessantes para todos os gostos e estilos. Alguns deles são parada obrigatória para quem visita a cidade pela primeira vez, como o Mirante dos Mangabeiras, que oferece uma vista panorâmica da capital mineira. Outros ajudam a contar a história do estado e de BH, como o Memorial Minas Gerais e o Museu de Artes e Ofícios.
Mercado Central de Belo Horizonte
Um passeio imperdível, o Mercado Central de Belo Horizonte é um dos melhores lugares para conhecer as tradições e especialidades mineiras. Lá você poderá provar as delícias típicas da culinária regional, como queijos, doces de leite e bebidas. Além disso, poderá apreciar o trabalho dos artesãos mineiros nas mais de 400 lojas do local. E adiantamos que vai ser difícil visitar o Mercado Central de BH sem levar nada para casa.
Mirante dos Mangabeiras
O Mirante dos Mangabeiras é um dos melhores lugares para apreciar uma vista panorâmica de Belo Horizonte, já que o local é um dos mais altos da cidade. Com cerca de 1.170 metros de altitude, o mirante é um dos mais procurados da capital mineira, sobretudo ao entardecer. O pôr do sol visto do Mirante dos Mangabeiras com a cidade no horizonte é belíssimo e faz jus ao nome da capital mineira.
Museu de Ciências Naturais
Ótima opção de passeio para quem vai a BH com crianças, o Museu de Ciências Naturais é um lugar super interessante. O acervo com mais de 130 mil exemplares da fauna e da flora conta, ainda, com esqueletos de dinossauros e, até mesmo, a ossada de uma baleia cachalote. Mas não é só isso, o museu pertence à PUC Minas e abriga, atualmente, diversas pesquisas e coleções científicas.
Feirinha hippie
A feirinha hippie acontece todos os domingos, das 7 às 14 horas, na Avenida Afonso Pena, e é perfeita para quem ama artesanato. Ela conta com mais de 1.800 expositores de móveis rústicos, cestos, tapetes, cortinas, brinquedos, instrumentos musicais, entre outros artigos. Não por menos, é a maior feirinha do segmento do Brasil e uma ótima opção do que fazer em Belo Horizonte, principalmente para encontrar produtos regionais.
Memorial Minas Gerais
O Memorial Minas Gerais apresenta, de forma bastante tecnológica, as mudanças na cultura e tradições mineiras desde o século XVIII até os dias de hoje. Ele fica na Praça Sete de Setembro e é um ótimo lugar para quem quer se contextualizar historicamente antes de explorar a cidade. Antiga sede da Secretaria do Estado, o prédio histórico que abriga o museu foi erguido em 1897 e é uma belíssima construção.
Palácio das Artes
O Palácio das Artes é um complexo com importantes equipamentos culturais da cidade, como teatros, galerias, salas de apresentações e arenas. Lá ocorrem diversos espetáculos de dança, shows, peças teatrais, congressos e outros eventos. Por isso, é um dos melhores lugares para quem ama arte e cultura e, inclusive, uma ótima opção do que fazer à noite na cidade. Além disso, o prédio que abriga o Palácio das Artes é mais uma obra icônica de Oscar Niemeyer em BH.
Centro Cultural Banco do Brasil
O Centro Cultural Banco do Brasil tem mais de 1.200 metros quadrados de área, onde ocorre uma programação regular de mostras de arte, exposições, shows, peças teatrais, entre outros eventos. O espaço é uma ótima opção do que fazer em Belo Horizonte, sobretudo para quem gosta de arte e cultura. Localizado na Praça da Liberdade, o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil foi construído em 1926 e é belíssimo.
Parque das Mangabeiras
Um dos lugares mais lindos de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras foi projetado por Burle Marx e é perfeito para passeios ao ar livre. Ele fica próximo da Serra do Curral e tem muitas nascentes, trilhas ecológicas, além de espaços para a prática de esportes. Ou seja, se você está procurando o que fazer em Belo Horizonte para ter mais contato com a natureza, o Parque das Mangabeiras é ideal.
Museu de Artes e Ofícios
Localizado em um prédio histórico que abrigou as antigas Estações Ferroviárias de Belo Horizonte, o Museu de Artes e Ofícios fica na Praça Rui Barbosa. O lugar resgata a história dos antigos ofícios de Minas Gerais, entre os séculos XVIII a XX, através de um acervo com mais de 2,5 mil peças originais doadas e tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). Dentre elas, utensílios utilizados na transformação da indústria do estado, como ferramentas, maquinário, equipamentos, etc.
Parque Américo Reneé Giannetti
Belo Horizonte tem ótimos parques, ideais para passeios ao ar livre. Um deles é o Parque Américo Renné Giannetti, o patrimônio ambiental mais antigo da cidade. Com uma área de 192 mil metros quadrados, o lugar tem belos jardins com espécies nativas e exóticas, um coreto e um lago, onde é possível fazer passeios de barco. Além disso, as alamedas do parque, cercadas por árvores, convidam a caminhadas.
Zoológico de Belo Horizonte
Mais uma opção de lugar para conhecer em Belo Horizonte, principalmente se você viajar com crianças, o zoológico da cidade abriga aproximadamente 3 mil animais de mais de 250 espécies do Brasil e do mundo. Lá é possível ver répteis, aves, anfíbios e mamíferos em uma área verde belíssima, onde está também o primeiro borboletário público da América do Sul. Para completar, o Zoológico de Belo Horizonte fica ao lado do Jardim Botânico da cidade, o que significa que dá para combinar os dois passeios no mesmo dia.
Aquário do Rio São Francisco
Dentro do Zoológico de Belo Horizonte está também o Aquário Bacia do Rio São Francisco, que oferece um passeio diferente e muito interessante na cidade. Nele há 22 recintos que reproduzem o ambiente do Velho Chico e abrigam mais de 50 espécies de peixes. Além disso, o Aquário Bacia do Rio São Francisco tem espaços de exposição lúdicos, um auditório, jardins, um laboratório, uma lagoa marginal e uma lojinha. O local funciona de terça a domingo, das 8h30 às 16h30.
Espaço do Conhecimento UFMG
O nome dá uma boa dica do que você encontrará no Espaço do Conhecimento UFMG. Localizado na Praça da Liberdade, ele é um dos cartões-postais de Belo Horizonte e um dos lugares mais interessantes da cidade. O Espaço do Conhecimento conta a trajetória dos homens pelo planeta Terra. Ademais, possui um planetário e um observatório astronômico para quem quiser saber mais sobre o universo.
Parque Guanabara
Com mais de 50 anos de história, o Parque Guanabara é um dos passeios mais tradicionais da capital mineira. Visitá-lo é como fazer uma viagem no tempo, já que o lugar preserva características dos parques de diversões do passado. Ele fica próximo à Lagoa da Pampulha e tem muitos brinquedos, entre roda-gigante, barco-viking e carrossel. Ou seja, é uma das opções do que fazer em Belo Horizonte, sobretudo para famílias com crianças.
Estádio do Mineirão
E, para fechar nossa seleção de pontos turísticos e lugares para conhecer em Belo Horizonte, temos um dos ícones da cidade: o Estádio do Mineirão. Construído em 1965, ele é um símbolo do futebol brasileiro, abrigando grandes partidas com público de mais de 60 mil pessoas por jogo. O lugar oferece, ainda, tour turísticos por suas instalações, que incluem exposições e uma visita ao Museu Brasileiro do Futebol (MBF), que expõe diversos artefatos sobre o universo do esporte.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]