Apesar de não estarem nos principais roteiros de viagem pela capital gaúcha, há lugares secretos e imperdíveis para visitar em Porto Alegre. Veja nossas dicas!

Diversidade é uma palavra que define bem o que é Porto Alegre.

A capital do Rio Grande do Sul reúne história, cultura, natureza, gastronomia e iniciativas para lá de criativas. Poá, como é conhecida, é uma metrópole pulsante e cheia de lugares interessantes para conhecer.

Leia também » 100 lugares para viajar no Brasil em 2021

Os parques são belos. O centro histórico, riquíssimo. As compras, garantidas. E a gastronomia agrada a todos os gostos.

Os principais pontos turísticos de Porto Alegre rendem ótimos passeios e fazem da cidade um ótimo destino, seja para um final de semana como para uma viagem mais longa. 

Há muito o que fazer em Porto Alegre. E a cidade oferece toda estrutura para que você circule por seus bairros e aproveite o melhor de cada atração. 

Mas o que queremos mostrar aqui são os lugares secretos e imperdíveis para visitar em Porto Alegre. Aqueles que não estão nos principais roteiros da cidade, mas que rendem ótimos passeios e podem te surpreender.

Quer saber mais? Então, confere nossas dicas.

Quais são os lugares secretos e imperdíveis para visitar em Porto Alegre?

Apesar de haver muitos pontos turísticos em Porto Alegre que merecem estar em seu roteiro de viagem, queremos sugerir que saia um pouquinho da curva para conhecer lugares pouco explorados na cidade.

Por isso, preparamos essa lista com os lugares secretos e imperdíveis para visitar em Porto Alegre. Você vai se surpreender.

Sherpa Escalada 

Foto: Divulgação

O Distrito C, em Porto Alegre, não é uma região, bairro ou distrito, de fato. Trata-se de um polo de economia criativa e arte contemporânea mantido por 100 artistas e empreendedores. 

Nesse sentido, o Distrito C incentiva atividades criativas nucleares entre os bairros de Floresta, São Geraldo, Independência e Moinhos de Vento.

Entre elas, estão galerias de arte como a Delphus, Paulo Capelari, Bolsa de Arte e Studio Q. Há também praças, como a do Recanto da Floresta, e grandes catedrais, como a Igreja São Pedro.

Feiras Orgânicas de Porto Alegre

Foto: Divulgação

Em sua passagem por Porto Alegre, vale a pena conhecer as fantásticas feiras orgânicas espalhadas pela cidade.

A preocupação com a alimentação saudável resultou na criação de espaços onde se encontra uma diversidade de produtos naturais e orgânicos, cultivados sem agrotóxicos.

Veja a lista das principais feiras orgânicas de Porto Alegre e veja onde encontrá-las: 

A visita a estes lugares, além de render ótimas compras, permitirá que você conheça melhor a cidade. Vale muito a pena!

Vila Flores

lugares secretos em Porto Alegre

Foto: Divulgação

Centro cultural alternativo, o complexo arquitetônico Vila das  Flores é um dos lugares secretos e imperdíveis para conhecer em Porto Alegre.

Localizado em antigo prédio – que já teve uso comercial e residencial – o Vila Flores nasceu da ocupação gradativa dos espaços por artistas e empreendedores criativos.

Atualmente administrado pela Associação Cultural Vila das Flores, o espaço conta com a realização de oficinas, projeção de filmes, apresentações musicais, palestras e cursos.

A entrada é gratuita e o ambiente é sensacional.

Caminho dos Antiquários

lugares secretos em Porto Alegre

Foto: Divulgação

O Caminho dos Antiquários é um lugar muito interessante para conhecer em Porto Alegre. São várias lojas de antiguidades que oferecem os mais diversos produtos.

Além de um ótimo passeio de compras – principalmente para quem curte esse tipo de artigo -, o Caminho dos  Antiquários rende um bom tour cultural.

A primeira loja a se instalar na região foi o Antiquário ao Belchior, em 1985. Depois, outras semelhantes foram se instalando ali e, hoje, já são mais de 15 lojas de antiguidades, brechós e sebos. 

O Caminho dos Antiquários fica no no triângulo formado entre a Praça Marquesa de Sévigné, o Viaduto Otávio Rocha e a Praça General Daltro Filho.

Aos sábados, a região vira uma grande Feira de Antiguidades a céu aberto.

Pink Velvet

Foto: Divulgação

Entre os lugares secretos e imperdíveis para visitar em Porto Alegre, a Pink Velvet é um dos mais gostosos, tanto pelo ambiente quanto pelas delícias que são servidas.

A confeitaria tem uma decoração surpreendentemente fofa, toda em cor de rosa, e ambientes para lá de aconchegantes.

O cardápio é bem completo, indo das tradicionais rosquinhas americanas às costelas de barbecue. Dá vontade de provar tudo!

Por isso, se você estiver passando pela Cidade Baixa, não deixe de conhecer esse lugar incrível na Avenida Venâncio Aires. 

Rua mais bonita do mundo

pontos turísticos de Porto Alegre

Foto: Divulgação

Com 50 metros de extensão e mais de 100 árvores da espécie Tipuana, a rua Gonçalo de Carvalho ficou conhecida como a rua mais bonita do mundo.

E não é por acaso. As árvores enfileiradas formam um túnel verde e deixam o lugar fresco e agradável. Os paralelepípedos conferem um ar rústico e, ao sugarem a água das chuvas, ajudam na irrigação das árvores. 

Essas árvores foram plantadas, ali, na década de 1930, por alemães que trabalhavam em uma cervejaria da região. E, até hoje, os moradores da rua Gonçalo de Carvalho preservam as espécies. 

Tanto que a rua mais bonita do mundo tornou-se Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre.

A rua Gonçalo de Carvalho fica na divisa dos bairros Independência e Floresta.

La Tasca

pontos turísticos de Porto Alegre

Foto: Divulgação

Pães artesanais sempre fresquinhos, produzidos ali mesmo e servidos pelos donos do lugar. Assim é a La Tasca en el centro, uma padaria artesanal encantadora em Porto Alegre.

Localizada no centro histórico, é um ótimo lugar para dar uma parada e experimentar muitas delícias. Dentro de um casarão antigo e bem preservado, a La Tasca tem ambiente caseiro e muito aconchegante.

O destaque fica por conta do quintal dos fundos, que tem algumas mesas, várias plantas e é muito tranquilo.

O cardápio tem várias opções de pães, doces e lanches. Aos finais de semana, a La Tasca serve um brunch que inclui uma taça de vinho.

Tour cervejeiro no 4º distrito

lugares secretos em Porto Alegre

Foto: Divulgação

O 4º distrito de Porto Alegre reúne várias cervejarias e microcervejarias artesanais incríveis para se conhecer. 

Tanto que a região virou roteiro de um tour cervejeiro, criado em conjunto com várias fábricas do distrito, em que se pode provar diferentes tipos de cervejas artesanais de vários locais.

O passeio pode ser realizado a bordo da Linha Turismo, da Prefeitura de Porto Alegre. O roteiro passa por nove cervejarias e permite a degustação em cada uma delas.

Parque Natural Morro do Osso

pontos turísticos de Porto Alegre

Foto: Divulgação

Do alto do Morro do Osso, tem-se uma visão panorâmica da cidade de Porto Alegre. 

Localizado à margem do Lago Guaíba, esse é o único pico próximo à cidade que possui estrutura para receber visitantes. O local foi transformado em Unidade de Conservação em 1994, quando surgiu o Parque Natural do Morro do Osso.

Há duas trilhas que levam ao platô do morro, a 143 metros de altura, uma em mata fechada e outra em caminho aplainado, acessível a todos. O parque é aberto ao público e as visitas também podem ser feitas com acompanhamento de um guia.

Por tudo isso, o Parque Natural do Morro do Osso é um dos lugares secretos e imperdíveis para visitar em Porto Alegre. 

Jardim do DMAE

lugares secretos em Porto Alegre

Foto: Divulgação

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre é uma ótima opção de passeio para quem visita a cidade.

Achou estranho? Deixe-me explicar.

Em sua sede há um lindo jardim, inspirado no Palácio de Versalhes (França), que, de tão agradável, tornou-se uma das atrações de Porto Alegre.

O Jardim do DMAE pode ser visitado todos os dias, das 8h às 19h. O local é ótimo para se fazer piquenique ou, simplesmente, curtir a vista. 

Cinema na Cinemateca Capitólio

pontos turísticos de Porto Alegre

Foto: Divulgação

A Cinemateca Capitólio – antigo Cine-Theatro Capitólio – já foi uma das mais luxuosas salas de cinema de Porto Alegre.

Localizada em um prédio histórico da rua Demétrio Ribeiro, a Cinemateca é mais um dos lugares secretos e escondidos para visitar em Porto Alegre. Vale a pena reservar um tempo em sua passagem pela cidade para assistir a um filme lá.

Além disso, aproveite para observar cada detalhe do prédio, integrado ao centro histórico da cidade, e conheça mais da cultura audiovisual de Poá. 

No prédio, há também uma biblioteca, salas de pesquisa e multimídia, exposições e uma cafeteria. 

Viu quantos cantinhos incríveis para conhecer em Poá?

Inclua esses lugares secretos e imperdíveis para visitar em Porto Alegre e deixe a sua viagem ainda mais interessante.

Leia também:

» 5 bate voltas para fazer saindo de Porto Alegre
» Onde se hospedar em Porto Alegre: melhores bairros e hotéis
» O melhor da região vinícola da Serra Gaúcha
» Região dos vinhos na Serra Gaúcha: experiências para fugir do óbvio

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$ 350 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Cachoeiras para dar um mergulho pertinho de São Paulo

Artigo anterior

13 lugares secretos e imperdíveis para visitar em Curitiba

Artigo seguinte

Você pode gostar