Atualizada em:
Vai viajar para Manaus? Confira nosso guia com os principais pontos turísticos da capital do Amazonas, lugares para ir nos arredores e dicas dos melhores passeios para fazer em Manaus
Manaus entrou para a lista de melhores destinos para visitar em 2023, segundo o jornal norte-americano The New York Times. A capital do Amazonas ocupou a 41ª posição do ranking, que tem 52 lugares ao redor do mundo. Além da cidade, somente mais um destino brasileiro entrou na lista: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, na 11ª posição.
A publicação destacou a gastronomia de Manaus, ressaltando o uso de ingredientes amazônicos nas comidas tradicionais e as experiências culinárias possíveis. Além disso, exaltou a exuberância da floresta amazônica que pode ser conhecida em passeios que partem da cidade, como encontro das águas dos Rios Negro e Solimões, por exemplo.
E a verdade é que os encantos da capital do Amazonas são muitos, indo de seu centro histórico com prédios centenários até as belezas naturais que a cercam. Por isso, é um destino imperdível no Norte do Brasil. E se a sua ideia é viajar para lá, confira nossas dicas sobre os principais pontos turísticos de Manaus, lugares para ir na cidade e arredores e passeios imperdíveis para incluir em seu roteiro.
Pontos turísticos de Manaus
O centro histórico de Manaus reúne os principais pontos turísticos da cidade, por isso é uma das paradas obrigatórias de qualquer roteiro por lá. As construções históricas, muitas delas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), são belíssimas. E o passeio ajuda a entender o passado e a cultura do povo amazônico.
Teatro Amazonas
Um dos cartões-postais de Manaus, o Teatro do Amazonas foi erguido em 1896 e é uma das construções mais belas do centro histórico. Ele fica próximo à Igreja de São Sebastião e recebe visitas, onde guias explicam a história do teatro e o sentido de cada pintura, objeto e decoração do local.
Palacete Provincial
Outro ponto turístico imperdível de Manaus, o Palacete Provincial também é conhecido como Quartel da Polícia Militar do Amazonas, sua antiga função. Hoje, a bela construção abriga cinco museus diferentes: a Pinacoteca do Estado, o Museu da Imagem e do Som, o Museu Tiradentes, o Museu da Arqueologia e o Museu de Numismática.
Museu da Amazônia
Criado em 2009, o Museu da Amazônia é um lugar para conhecer mais sobre a floresta amazônica. Trata-se de uma reserva com 100 hectares que funciona como um museu vivo, com várias exposições educativas. Nele, há uma torre de observação com 42 metros de altura que oferece uma vista panorâmica da floresta.
Palácio Rio Negro
Atualmente um museu, o Palácio Rio Negro já foi sede do governo do Amazonas e é uma das belas construções para visitar no centro histórico de Manaus. O local tem várias exposições, entre mostras permanentes e temporárias, além de uma biblioteca e salões que são abertos à visitação.
Lugares para ir em Manaus e arredores
Os encantos de Manaus não se restringem ao centro histórico da cidade. A capital do Amazonas tem outros lugares incríveis para ir, seja para imergir na cultura local, provar a deliciosa gastronomia amazonense ou apenas relaxar.
Mercado Adolpho Lisboa
Um desses lugares é o Mercado Adolpho Lisboa. Localizado praticamente na margem do Rio Negro, ele ocupa um imponente prédio histórico, projetado por Gustave Eiffel, o engenheiro francês que desenhou a Torre Eiffel, em Paris. Em seu interior, você encontrará diversos produtos locais, entre temperos, cachaças, farinhas, além de restaurantes de culinária regional e lojas de artesanato.
Feira Manaus Moderna
Um paraíso para quem quer descobrir os aromas e sabores da capital do Amazonas, a Feira Manaus Moderna também fica próxima à margem do Rio Negro. Nela, é possível encontrar frutos e iguarias que tornam a culinária amazônica tão especial. Dentre eles, tucumã, pupunha, farinhas variadas e, claro, muitos peixes frescos.
Praia da Ponta Negra
Quem disse que em Manaus não tem praia? Apesar da distância do litoral, a cidade também tem lugares especiais para quem gosta de curtir os dias de sol e tomar banhos refrescantes. A diferença, no entanto, é que as praias de Manaus são de água doce. A mais famosa da cidade é a Praia de Ponta Negra, que fica na margem do Rio Negro e tem uma extensa faixa de areia.
Aldeias Indígenas
Um dos lugares mais especiais para ir em Manaus são as aldeias indígenas que ficam no entorno da cidade. Muitas delas, inclusive, fazem apresentações para turistas que chegam até suas comunidades. Geralmente, as visitas fazem parte dos passeios de barco pela região, que levam a outras atrações, como o Encontro das Águas, por exemplo.
O que fazer em Manaus: passeios
Por falar nisso, os passeios são uma das melhores formas de conhecer Manaus e seus arredores. Você pode fazer cruzeiros pela floresta amazônica, tours pela cidade e excursões para destinos próximos.
Encontro das Águas
Uma das principais atrações de Manaus, o Encontro das Águas é o destino de um dos passeios mais famosos da cidade. Diversas embarcações partem, diariamente, da capital do Amazonas até o local onde as águas escuras do Rio Negro e as barrentas do Solimões se encontram, sem se misturarem.
Passeio guiado pelo Centro Histórico
Como mencionamos, o Centro Histórico de Manaus abriga alguns de seus principais pontos turísticos e você pode conhecê-los em passeios guiados. Estes tours são realizados com a companhia de um morador local que explica, durante o percurso, as particularidades de cada local. Geralmente, os passeios levam os turistas às imediações do Teatro Amazonas, Mercado Adolpho Lisboa, Porto de Manaus e outras praças e importantes pontos do Centro Histórico.
Bate e volta para Presidente Figueiredo
Presidente Figueiredo é famoso por suas diversas e belas quedas d’água. Localizado a apenas duas horas de Manaus, o município recebe vários passeios vindos da capital amazonense para visitas às suas cachoeiras. Os roteiros costumam levar os viajantes a lugares como a Cachoeira do Santuário, a Cachoeira da Neblina, a Cachoeira da Pedra Furada, a Cachoeira da Iracema, a Cachoeira do Mutum, a Cachoeira Asframa e a Corredeira do Urubuí.
Arquipélago de Anavilhanas
Outro lugar espetacular para visitar a partir de Manaus, o Arquipélago de Anavilhanas é banhado pelas águas do Rio Negro e formado por mais de 400 ilhas, 600 lagos e lagoas. Um dos melhores balneários da Amazônia, o local foi eleito uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. O passeio que leva até ele permite que você conheça a flora e a fauna, além de realizar atividades como trilhas em meio à mata, focagem dos animais nativos e canoagem pelos igapós e igarapés.
Dicas de viagem em Manaus
Antes de viajar para Manaus, é preciso saber que a cidade muda completamente dependendo da época que você a visita. A Manaus da época da cheia dos rios é completamente diferente da Manaus da estação seca. E as diferenças não são apenas visuais, mas também práticas, interferindo nos roteiros e passeios.
Por exemplo, se a sua ideia é visitar os igapós, prefira viajar para lá entre maio e agosto, quando a floresta está inundada. Já se pretende curtir as praias de água doce, viaje entre outubro e fevereiro. Para fazer um cruzeiro ou se hospedar em um hotel de selva, escolha viajar de junho a agosto.
Por falar nisso, experimente se hospedar em um hotel de selva, faça um cruzeiro pela floresta amazônica e conheça comunidades ribeirinhas. Estas são experiências imperdíveis do Amazonas. Lembre-se: faz muito calor em Manaus durante o ano todo. Por isso, é preciso se hidratar muito ao visitar a cidade, além de levar roupas leves, protetor solar e óculos de sol na mala.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]