Seja em meio à Mata Atlântica, na praia, no mangue ou no sertão, você pode viver experiências inesquecíveis nos melhores passeios de ecoturismo da Paraíba

Você é um viajante amante da natureza, que gosta de destinos que privilegiam o contato com o meio ambiente? Então, precisa ler este post com dicas sobre os melhores passeios de ecoturismo para conhecer na Paraíba.

A Paraíba tem paisagens incríveis, com diversos atrativos naturais que encantam tanto pela beleza quanto pela diversidade. Seja em meio à Mata Atlântica, no sertão, na praia ou no mangue,  tem opções para todo tipo de viajante que ama o ecoturismo.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Você pode fazer escaladas, rapel e trekking, assim como explorar sítios arqueológicos, com inscrições rupestres e formações rochosas inusitadas. Além disso, é possível conhecer o local de preservação do peixe-boi ou percorrer a linda Costa do Conde, com suas praias incríveis. São tantas opções que fica até difícil escolher qual ver primeiro.

Por isso, preparamos essas dicas para te ajudar a saber quais são os melhores passeios de ecoturismo para conhecer na Paraíba. Desse modo, você poderá montar um roteiro bem bacana para sua próxima viagem. Bora lá?

Conheça os melhores passeios de ecoturismo da Paraíba

Itacoatiaras do Ingá

ecoturismo

Foto: Claudio JJ / Wikimedia Commons

Um dos cinco maiores sítios arqueológicos do Brasil, as Itacoatiaras do Ingá são impressionantes inscrições rupestres em uma grande pedra – petroglifos. O local também é conhecido como Pedra do Ingá e fica a 38 km de Campina Grande e 96 km de João Pessoa.

O sítio arqueológico Itacoatiaras do Ingá foi o primeiro a ser protegido no Brasil e pode ser visitado todos os dias da semana. Aproveite para conhecer o Museu de História Natural, que reúne objetos relacionados às pesquisas arqueológicas, fósseis e a réplica de uma múmia. Além disso, ao visitar os petroglifos, você terá a oportunidade de ver curiosas formações rochosas, decorrentes da ação das águas do rio nas pedras.

APA da Barra do Rio Mamanguape

ecoturismo na paraíba

Foto: Lena Bezerra / Wikimedia Commons

Criada para proteger 5.700 hectares de mangue, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape é uma ótima opção para quem curte ecoturismo. Ela fica em Rio Tinto, a 64 km da capital paraibana, João Pessoa.

O local é o habitat do peixe-boi e sedia o Centro Nacional de Mamíferos Aquáticos, relacionado ao Projeto Peixe-Boi, que visa a preservação dessa espécie. Além disso, a APA da Barra do Rio Mamanguape reúne praias, Mata Atlântica, restinga, lagoas de praia, estuário, recifes de arenito e falésias. Vale a pena conhecer o trabalho de preservação da área, assim como aproveitar toda a beleza deste lugar.

Lajedo Marinho

ecoturismo paraíba

Foto: Divulgação

Entre os melhores passeios de ecoturismo para conhecer na Paraíba, vale a pena visitar o Lajedo do Marinho. Repleto de rochas – algumas com formas bem inusitadas – o local é uma ótima opção para quem gosta de acampar e curtir belas paisagens. O Lajedo do Marinho fica na cidade de Boqueirão, a 45 km de Campina Grande e 207 km da capital João Pessoa.

Há um camping rural no local que recebe turistas do mundo todo. Várias barracas tomam conta do Lajedo do Marinho e, à noite, sempre há uma fogueira com uma roda de conversas para apreciar a beleza do lugar. Durante o dia, há várias trilhas para percorrer no entorno do Lajedo. É o ambiente perfeito para quem ama ecoturismo.

Lajedo do Pai Mateus

natureza na paraíba

Foto: Ruy Carvalho / Wikimedia Commons

Localizado em pleno sertão paraibano, o Lajedo do Pai Mateus impressiona por sua beleza incomum: uma grande base rochosa repleta de pedras gigantes (mais de 100), algumas com até 4 metros de altura. O cenário deslumbrante é um sítio arqueológico situado na cidade de Cabaceiras, a 200 km de João Pessoa.

Os matacões, como são conhecidos os blocos rochosos arredondados, têm cerca de 500 milhões de anos. Antes soterrados, emergiram à superfície com a ação do tempo e formaram uma paisagem incrível. Algumas rochas têm inscrições rupestres atribuídas aos índios cariris, que habitaram a área há 12 mil anos.

Vale a pena fazer muitos cliques no Lajedo do Pai Mateus. Para visitar a área, é necessário pagar uma taxa e estar acompanhado de um guia do Hotel Fazenda Pai Mateus.

Travessia dos Matacões

ecoturismo joão pessoa

Foto: Divulgação

A Travessia dos Matacões é um trekking incrível que, além de permitir ver lindas paisagens, revela inscrições rupestres e vestígios pré-históricos de povos que habitaram a região do Cariri, no sul da Paraíba.

É o passeio perfeito para quem ama ecoturismo. A Travessia dos Matacões começa no Lajedo Salambaia – o maior da América Latina – e segue por lugares surpreendentes, como as Muralhas do Cariri. São 15 km de caminhada. Todo o percurso é feito dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Cariri. Localizada na cidade de Cabaceiras, a Travessia dos Matacões está a 200 km de João Pessoa.

Parque Estadual Pedra da Boca

destinos de ecoturismo na paraíba

Foto: Ruy Carvalho / Wikimedia Commons

O Parque Estadual Pedra da Boca é outra excelente opção de passeio de ecoturismo na Paraíba. Ele fica na cidade de Araruna, a 100 km de Campina Grande e a 165 km de João Pessoa.

O parque reúne impressionantes formações rochosas, entre elas a Pedra da Boca, a Pedra da Caveira (ou Pedra do Anselmo), a Pedra do RN, a Pedra do Carneiro e a Pedra do Letreiro. Por isso, é um lugar perfeito para a prática de rapel e escalada. Além disso, o Parque Estadual Pedra da Boca tem inúmeras inscrições rupestres associadas aos povos que habitaram a região há milhares de anos.

Costa do Conde

Foto: Bárbara Gondim / Wikimedia Commons

A Costa do Conde é um dos cenários mais belos da Paraíba. Com 20 km de extensão, a região tem visual rústico, com falésias que chegam a 40 metros de altura e muitos coqueiros. Ela fica a apenas 30 km de João Pessoa e pode ser conhecida a partir de passeios de bate e volta da capital paraibana.

Esta é uma opção para quem gosta de ecoturismo e praia. Isto porque a Costa do Conde é formada por sete diferentes praias: Praia de Gramame, Praia do Amor, Praia Carapibus, Praia de Jacumã, Praia de Tabatinga, Praia de Coqueirinhos e Tambaba.

Seja na praia, no meio da Mata Atlântica, em mangues ou no sertão, os melhores passeios de ecoturismo para conhecer na Paraíba são fantásticos. Por isso, você precisa experimentar pelo menos algum deles. E não esqueça de nos contar como foi!

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Melhores hotéis para se hospedar em João Pessoa

Artigo anterior

Onde comer em Campina Grande: os 7 restaurantes mais recomendados

Artigo seguinte

Você pode gostar