Pensando em viajar para Paraty com crianças? Confira quais passeios fazer nesse destino incrível do Rio de Janeiro para agradar os pequenos

Paraty é um tesouro do litoral brasileiro, tanto por suas belezas naturais quanto pela preservação da história. E, apesar de ter um grande apelo para o turismo histórico-cultural, é também um destino que possui atrativos para todas as idades. Por isso, viajar para Paraty com crianças pode ser uma boa pedida para as férias em família.

Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, a cidade é repleta de cenários belíssimos, marcados pelo encontro da Mata Atlântica preservada com praias lindíssimas. Além disso, tem uma excelente estrutura turística, com diversas opções de passeios para os mais diferentes perfis de viajantes. E mais, as hospedagens oferecem conforto e lazer para deixar a estadia na cidade ainda mais agradável, inclusive para os pequenos.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O que fazer em Paraty com crianças

Há muito o que fazer em Paraty com crianças, desde passar o dia nas belas praias, passear de barco pela baía da região, explorar as cachoeiras que cercam a cidade até descobrir as fachadas coloridas do centro histórico. E, acredite, os pequenos se encantam tanto quanto nós, adultos, com o charme das casinhas coloniais e as ruas de pedras pé-de-moleque. Confira, agora, nossas dicas de passeios para aproveitar muito Paraty com seus filhos.

Praias de Paraty

paraty com crianças

Foto: Michelle Amaral

Como estamos falando de uma viagem ao litoral, não podemos deixar de fora do roteiro visitar praias. Elas são a grande sensação desse tipo de passeio com crianças, é inegável. Paraty, no entanto, não é uma cidade comum no litoral. O centro histórico, por exemplo, é banhado pelo mar, mas sem praia para aproveitar. Lá você encontra apenas o cais de turismo, de onde partem os barcos que levam os turistas para ilhas e porções de areia da Costa Verde do Rio de Janeiro.

Mais próximo ao centro da cidade, há duas praias que são opção para quem quer passar o dia com as crianças sem fazer grandes deslocamentos: a Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara. Ambas têm mar calmo e boa estrutura de quiosques e restaurantes. Porém, é sempre bom consultar as condições de balneabilidade. Isto porque, devido à proximidade do porto, a qualidade de suas águas pode ser comprometida. Uma dica é consultar o relatório atual do Inea com a condição dessas praias em Paraty antes de cair no mar.

Agora, se você quer curtir o dia com as crianças em praias de águas cristalinas, mar calmo e até peixinhos, vale a pena investir em um dos passeios de escuna ou barco pela baía de Paraty. A partir deles, é possível conhecer a linda Praia da Lula, que tem areia clara e mar em tons de verde esmeralda que mais parece uma piscina natural.

Outro lugar incrível que faz a alegria das crianças é a Praia Vermelha. Com uma faixa de areia um pouco maior que a da Lula, a praia também tem mar calmo e apropriado para a diversão das crianças. Para quem sabe nadar, vale a pena também mergulhar com máscara de snorkel entre os peixes na linda Lagoa Azul, uma das paradas dos passeios de escuna mar adentro.

Conhecer outras praias de Paraty

paraty

Foto: Promessa/Wikimedia Commons

Há outras praias incríveis nos arredores da cidade de Paraty, como a Praia do Sono. Cercada por montanhas cobertas de Mata Atlântica, a bela praia tem areias claras e mar cristalino. Além disso, tem trilhas que levam a outras lindas porções de areia, como Antigos, Antiguinhos e Ponta Negra. O acesso à Praia do Sono, no entanto, é feito por uma trilha de 3 km ou passeio de barco. Para quem viaja com crianças, o mais recomendável é a segunda opção. 

É possível, ainda, seguir de carro a partir de Paraty para praias da região, tanto em direção à Ubatuba quanto no sentido contrário, para Angra dos Reis. Em ambos caminhos há belas praias para se conhecer, como São Gonçalo e Gonçalinho, Tarituba, Praia Grande e Prainha, Praia do Coqueiro e as praias de Trindade, que falaremos a seguir.

Passeios de barco

o que fazer em paraty com crianças

Foto: Estrela Tours/Divulgação

Os passeios de barco, como já citamos, são ótimos para conhecer as praias e ilhas da região, mas também garantem diversão na viagem a Paraty com crianças. Primeiro, porque as embarcações são muito bonitas e mexem com o imaginário dos pequenos. Segundo, porque contam ótima estrutura para as crianças aproveitarem a experiência mar adentro. Em cada parada, por exemplo, disponibilizam máscaras de mergulho e espaguetes para a diversão na água.

Quem opta por fazer os passeios de escuna conhece lugares como a Praia do Lula, a Ilha Comprida, a Lagoa Azul e a Praia Vermelha. Há também passeios de barcos e lanchas que fazem roteiros pela Ilha do Algodão, Ilha da Cotia, Saco da Velha, Praia da Conceição, Praia do Engenho, Praia do Costa e Saco do Mamanguá.

Visita às cachoeiras

cachoeira

Foto: Estrela Tours/Divulgação

As cachoeiras também são excelentes lugares para visitar em Paraty com crianças. A região tem belas quedas d’água com poços incríveis para banho. As mais famosas e procuradas são a Cachoeira do Tobogã, que tem uma enorme pedra por onde desce a água, formando um grande escorregador natural direto para um poço ótimo para banho, e a Cachoeira Poço do Tarzan, uma piscina natural formada entre as pedras.

E não é difícil encontrá-las. Aliás, você pode contratar passeios de agências que fazem tour pelas cachoeiras de Paraty, o que facilita muito explorar esses lugares com os pequenos. Um exemplo é o roteiro da Estrela Tours, que faz um passeio de seis horas e leva os turistas para visitar a Cachoeira Pedra Branca, a Cachoeira do Tobogã e a Cachoeira do Poço do Tarzan, onde é possível almoçar em um restaurante com culinária excelente.

E, para agradar também aos adultos, o roteiro inclui uma parada em um alambique de cachaças e em uma exposição de bromélias.

Vila de Trindade

vila de trindade

Foto: Marcelo/Pixabay

Mais um lugar imperdível que não pode ficar de fora de sua lista do que fazer em Paraty com crianças, a visita à vila de Trindade proporciona aventura e diversão. Para começar, o caminho sinuoso que leva à vila turística instiga a imaginação das crianças e a descida do Morro do Deus me Livre dá aquele friozinho na barriga.

A estrada leva até a praia do Cepilho, que tem um visual incrível e mar agitado, perfeito para surfistas. Apesar de não ser apropriada para crianças, vale a pena parar para admirar a beleza do lugar. Nesse trecho, inclusive, os carros passam por cima de uma rocha onde corre um curso d’água. Passando pela vila, é possível visitar as praias dos Ranchos e do Meio, ótimas para passar o dia com os pequenos.

A partir da praia do Meio, você pode também fazer um passeio de barco até a piscina natural do Cachadaço, onde as crianças podem nadar entre peixinhos. Ou seguir por uma trilha na praia que leva à Praia do Cachadaço e, com um pouco mais de caminhada entre a mata, chega à piscina natural.

Por outro lado, a praia dos Ranchos é a que possui melhor estrutura, com vários restaurantes à beira mar. A partir dela é possível seguir para a Praia de Fora, que tem uma faixa de areia mais larga e águas ótimas para a diversão das crianças no mar.

Explorar o centro histórico

PARATY

Foto: Michelle Amaral

Por fim, a visita à Paraty com crianças não é completa sem um tour pelo centro histórico da cidade. As ruas de pedras e os casarões antigos convidam a uma viagem ao período colonial. Além disso, são um prato cheio para aguçar a imaginação dos pequenos. Vale a pena, inclusive, fazer um tour com um guia turístico que explicará a história de cada lugar.

O colorido das portas e janelas também conquista a atenção dos pequenos e rendem ótimas fotos. Ademais, o centro histórico de Paraty tem várias lojinhas de artesanatos, restaurantes e sorveterias, para deixar o dia por lá muito mais agradável.

Dicas ao viajar para Paraty com crianças

paraty

Foto: Clara Tchoube/Pixabay

Paraty é um destino que pode ser conhecido tanto de carro quanto de ônibus. E, mesmo quem não possui veículo próprio, consegue, sim, aproveitar a cidade com crianças. Isto porque há uma boa estrutura turística que facilita explorar os lugares, seja através das agências que promovem passeios de barco e vans como com o auxílio de motoristas por aplicativo que também levam aos principais pontos turísticos.

Ao fazer os passeios de barco, uma dica importante é levar algo para secar as crianças, como toalhas, cangas ou uma peça de roupa reserva. Isto porque após o banho nas paradas, por estarem molhados, os pequenos podem sentir mais frio com o vento em alto mar, principalmente enquanto a embarcação estiver em movimento.

A cidade possui ótimo sinal de internet, sobretudo no centro e nas praias de seu entorno. Mar adentro, porém, o sinal é mais escasso. Mas não se preocupe, pois as empresas que realizam os passeios aceitam pagamento em cartões e PIX, geralmente feitos na cidade.

Geralmente, os passeios de escuna e de barco oferecem refeições, seja na embarcação ou em restaurantes nas paradas. Ou seja, você pode aproveitar o dia  com seus filhos e ainda provar pratos deliciosos, principalmente com frutos do mar e peixes frescos, especialidades da região. Há também menus kids, desenvolvidos para os pequenos.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Imperatriz Paraty Hotel: luxo e conforto na Costa Verde do Rio de Janeiro

Artigo anterior

Brasil – Um paraíso turístico

Artigo seguinte

Você pode gostar