Os Países Bálticos, localizados no nordeste do continente europeu, está surpreendentemente ganhando a atenção dos turistas. Isso porque são uma boa opção para quem quer fugir dos roteiros tradicionais da Europa.

Constituídos pela Estônia, Letônia e Lituânia, os Países Bálticos fizeram parte da União Soviética e só conquistaram sua independência em 1991. Inegavelmente, esses países possuem paisagens maravilhosas e cidades pequenas com um ar de vila europeia antiga, formando cenários super aconchegantes que encantam os turistas que passam pela região.

Os três países possuem características geográficas muito semelhantes, em suas paisagens e bosques, além dos lagos que cobrem a maior parte do território. Por isso, conheça o charme das capitais dos Países Bálticos:

Estônia

Primeiramente, tendo como capital a cidade de Tallinn, a Estônia é repleta de belezas deslumbrantes, com paisagens litorâneas de tirar o fôlego. Além disso, a capital possuí contrastes históricos e modernos como poucos países no mundo.

Com mais de 800 anos de histórias fascinantes, Tallinn é repleta por museus, teatros, galerias, restaurantes e pubs. Por fim, seu centro histórico, chamado de Vanalinn, abriga a cidade medieval mais preservada da Europa e é, sem dúvidas, a principal atração do país.

Estônia - Vanalinn (Países Bálticos)

1. Foto: 495756 / Pixabay

Estônia - Tallinn

2. Foto: Diego Delso / Wikimedia Commons

Letônia

Seguidamente, o país banhado pela águas do Mar Báltico possui um litoral pantanoso. Aliás, suas florestas cobrem a maior parte do território transformando-se em um prato cheio para o turismo ecológico.

Além disso, sua capital Riga é a maior das repúblicas bálticas e seu centro histórico foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A principal atração de Riga, fica por conta da Catedral Doma. A igreja foi construída no século XIII e possui um dos maiores órgãos da Europa. Apesar da idade e das diversas reformas, o local permanece aberto ao público.

Na catedral, visite a Torre de Pólvora. Afinal, o local abriga o Museu da Guerra e lá está a única torre da muralha antiga que cercava a cidade.

No mês de junho é possível aproveitar o Jãni, um dos maiores eventos do país, onde as famílias celebram o solstício de verão durante 3 dias ao redor de fogueiras com comidas, bebidas e muita música.

Letônia (Países Bálticos)

3. Foto: evsola / Pixabay

Riga - Letônia

4. Foto: jackmac34 / Pixabay

Lituânia

Por último e não menos relevante, a Lituânia é o maior dos países bálticos com diversos lagos, rios, florestas e vilarejos. Sua capital Vilnius é a cidade mais populosa do país e preserva um complexo de prédios renascentistas, góticos, barrocos, além de construções clássicas com traços medievais.

Apesar disso, as principais atrações da cidade são a Catedral-Basílica de Santo Estanislau, a Igreja de São Ladislau, o Museu das Vítimas do Genocídio, a Igreja de Santa Anne e a Dawm Gate, um portal remanescente das antigas muralhas da cidade.

Por fim, há mitos e histórias que este local possui o poder de cura para diversas doenças.

Lituânia (Países Bálticos)

5. Foto: jackmac34 / Pixabay

Lituânia

6. Foto: NinasCreativeCorner / Pixabay

» Escandinávia: conheça os países nórdicos
» Conheça 7 rotas turísticas para fazer de trem na Europa
» Cidades e principais atrações turísticas para conhecer na Polônia

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Guia completo da Rota das Emoções

Artigo anterior

Bonito: conheça o melhor destino de ecoturismo do Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar