Atualizada em:
A Patagônia Argentina abrange um território gigantesco, e desbravá-la sem saber por onde começar ou o que irá encontrar, pode atrapalhar sua viagem. Para te ajudar, separamos os principais lugares turísticos que você não deve deixar de conferir.
Grande parte da Argentina e, de quebra, um pouquinho do Chile: essa, dizendo de forma resumida, é a área ocupada pela Patagônia, que detém alguns dos maiores encantos do nosso continente e, seguro dizer, do mundo.
Muitos turistas viajam para destinos dessa região, por sinal, sem saber que estão na encantadora Patagônia, como ocorre em Bariloche, uma das principais escolhas de quem pretende esquiar na Argentina. Algumas coisas tendem a não mudar independente da cidade visitada, como o inverno rigoroso, mas cada cantinho possui seus encantos e particularidades.
Antes de viajar para a Patagônia Argentina, portanto, busque definir como você pretende curtir sua viagem e o que deseja ver. Pretende observar a fauna local? Praticar esportes na neve? Simplesmente admirar as paisagens estonteantes? Não importa qual seja sua reposta: a Patagônia com certeza possui os locais turísticos certos para a sua necessidade.
Lago Esmeralda
Entre todos os lagos da famosa Ushuaia e até mesmo dos existentes em toda a Patagônia Argentina, o Lago Esmeralda, ou Laguna Esmeralda, como é conhecido localmente, provavelmente sai vencedor em uma disputa de beleza e procura pelos turistas.
Suas águas esverdeadas o fizeram se transformar em um dos principais lugares turísticos para visitar na Patagônia Argentina, com a mediana dificuldade encontrada para chegar até ele se tornando insignificante diante de tanta beleza. Como a cidade recebe um alto número de turistas do Brasil, algumas agências do destino acabam se focando no mercado brasileiro, é o caso da Ushuaia Extremo, que oferece transfers e passeios na cidade com guias em português.
Outra atração formidável para conhecer em Ushuaia, é o imponente Glaciar Vinciguerra. A caminhada até o paredão de gelo é extremamente difícil e dura em média de 7 a 9 horas ida e volta. O passeio é recomendado para pessoas que tenham experiências com trekkings mais longos.
Os aventureiros que decidem encarar os 13 km de subida, são recompensados com um cenário inóspito e cheio de riquezas. Ao chegar a base da montanha onde está localizado o glaciar, encontra-se a Laguna de los Témpanos, uma das mais belas da região. Nessa parte do trajeto, o turista pode optar em contemplar a geleira de longe, ou rodear a lagoa de águas verdes e caminhar até cavernas de gelo, localizadas nas bordas do Vinciguerra.
Província de Chubut
Ainda em Ushuaia é possível se deparar com pinguins em épocas específicas do ano e outras espécies animais, mas é na Província de Chubut que você deve estar caso seu objetivo seja conhecer lugares turísticos da Patagônia Argentina ricos em fauna marinha.
Com uma região específica, formada pela Península Valdés, Trelew e Puerto Madryn, a Província de Chubut oferece um verdadeiro presente aos seus visitantes, possibilitando a observação não só de pinguins, mas também de golfinhos, baleias, leões-marinhos e, ainda, elefantes-marinhos.
Lembrando: essa é apenas a fauna marinha, ainda tem muita coisa para ser vista.
Glaciar Perito Moreno
Quando se fala das principais paisagens argentinas, o Glaciar Perito Moreno, localizado em El Calafate, não pode ficar de fora. Trata-se de uma imensa e imponente parede de gelo com 60 metros de altura, que atraí milhares de turistas anualmente.
El Calafate ainda reúne outros dois glaciares impressionantes: o Upsala e o Viedma, ambos continuam se formando ao mesmo tempo em que perdem constantemente partes de sua estrutura para a água. Já imaginou que incrível presenciar o exato momento em que parte da parede de gelo se solta?
El Chaltén
Denominada como a capital do Trekking na Argentina, a cidade de El Chaltén fica no sul da Patagônia e é cercada por belas montanhas, lagoas e bosques que se destacam por estar em um ponto totalmente inóspito do globo. Esses cenários fascinantes atraem turistas do mundo inteiro que estão à procura de dias imersos em uma natureza exuberante e intocada. As atrações naturais podem ser acessadas pelas inúmeras trilhas que fazem a fama do local.
Entre os destaques está a Trilha de Los Três, uma das mais cobiçadas por proporcionar a melhor visão do Monte Fitz Roy, um imponente paredão de pedra com 3359 metros de altura, localizado no Parque Nacional Los Glaciares.
Bariloche e Rota dos 7 Lagos
Impossível falar da Patagônia Argentina e não comentar da estância turística de neve mais procurada pelos brasileiros. Bariloche se tornou o destino mais popular da Patagônia Argentina pela quantidade de atrações disponíveis nesse território mágico do país. Lagoas cristalinas, estações de esqui, montanhas nevadas, cachoeiras e trilhas em meio as florestas que colorem a região, estão entre as principais atrações do destino.
Outra dica para quem está em Bariloche é conhecer a Rota dos 7 Lagos, um dos mais belos roteiros turísticos da Argentina que reúne os lagos mais belos do norte da Patagônia.
Leia também:
» Descubra a melhor época para visitar a Patagônia Argentina
» Destino Patagônia: 11 lugares para conhecer em Ushuaia
» O que fazer em El Calafate: descubra o Glaciar Perito Moreno
» Patagônia Argentina: descubra Ushuaia em 16 fotos surpreendentes
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]