Vai viajar para este destino e encontrar dias ensolarados e mar com águas cristalinas e mornas? Confira nossas dicas sobre a melhor época para visitar Porto de Galinhas

Qual a melhor época para visitar Porto de Galinhas? Essa é uma pergunta frequente de viajantes que pretendem conhecer esse destino incrível do Nordeste brasileiro. E a razão é óbvia: quem planeja uma viagem para lá quer aproveitar o que esse lugar tem de melhor: praias paradisíacas e piscinas naturais belíssimas. E o clima é super importante para que os dias de férias em Porto de Galinhas rendam o que se espera deles.

É verdade que, como um bom destino do litoral nordestino, o sol brilha por lá o ano todo e as temperaturas não costumam ficar menores que os 24ºC. Mas as chuvas, em determinadas épocas, podem atrapalhar a realização dos passeios ou, até mesmo, comprometer a paisagem, pois deixam as águas mais turvas, sobretudo nas piscinas naturais. Por isso, se você quer viajar para esse vilarejo pernambucano e achar cenários como os que vemos nas fotos, é fundamental saber quando ir para Porto de Galinhas.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Além disso, é preciso que você tenha clareza sobre os seus objetivos de viagem para aproveitar da melhor forma as férias nesta região. Por exemplo, se não curte aglomerações e prefere curtir a praia com mais tranquilidade, evite a alta temporada. Agora, se deseja viajar para Porto de Galinhas no auge do verão, com dias totalmente ensolarados e águas cristalinas e mornas, prepare o bolso e faça suas reservas com antecedência.

Melhor época para visitar Porto de Galinhas

quando ir para porto de galinhas

Foto: Divulgação

Como pode perceber, a resposta para a pergunta sobre a melhor época para visitar Porto de Galinhas depende de alguns fatores, inclusive relacionados à escolha pessoal de cada viajante. O mais importante, nesse sentido, é ter informações sobre tudo o que pode influenciar a viagem para lá – clima, tábua das marés, movimentação de turistas – para, então, escolher o período que atende às suas expectativas para conhecer este destino incrível do litoral nordestino. Mas não se preocupe, vamos te ajudar nessa missão.

Clima em Porto de Galinhas

Para qualquer lugar que se vá, conhecer o clima é essencial para aproveitar bem a viagem, e em Porto de Galinhas não é diferente. No caso desse destino do Nordeste brasileiro, como as temperaturas não oscilam muito no decorrer do ano (média de 26ºC), a ocorrência de chuvas é o principal fator do clima a se observar. Isto porque quem viaja para lá espera encontrar dias ensolarados para curtir as praias, não é mesmo?

Existem períodos do ano em que as chuvas costumam ser mais frequentes em Porto de Galinhas e, apesar de ainda assim ser possível encontrar dias ensolarados, é melhor evitá-los para não comprometer o planejamento de viagem. Por outro lado, a época mais seca é também a alta temporada, quando os valores dos serviços sobem e o vilarejo costuma ficar mais cheio. Para quem quer fugir dos preços elevados e das aglomerações, vale a pena apostar nos meses de transição, quando a incidência de chuvas é menos provável. A seguir, vamos detalhar melhor quais são esses períodos.

Dezembro a fevereiro

Os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro são o auge do verão em Porto de Galinhas e, também, a alta temporada, quando o destino é mais procurado por viajantes do Brasil e do mundo. As temperaturas, facilmente, ultrapassam os 30ºC. E, como essa é a época mais seca nessa região de Pernambuco, as águas do mar ficam mornas e cristalinas, ótimas para mergulhos, sobretudo nas piscinas naturais.

Se você escolher viajar para Porto de Galinhas no verão deve se atentar para os seguintes aspectos: os preços dos serviços – como hospedagem e passagens aéreas – costumam subir bastante nessa época e as estadias tendem a ficar mais cheias e disputadas, portanto, é importante se planejar com antecedência.

Março

Março é um mês de transição entre o verão (época seca) e a temporada de chuvas em Porto de Galinhas, que começa para valer em abril. Apesar de ser possível ver alguns períodos de chuva, os dias de sol ainda prevalecem em março, sobretudo nas duas primeiras semanas. Além disso, como está fora da alta temporada, neste mês o destino costuma ficar mais vazio e com preços mais acessíveis. Por isso, é uma ótima opção para quem quer economizar e ainda curtir Porto de Galinhas com mais tranquilidade.

Abril a agosto

Os meses de abril a agosto marcam a temporada de chuvas em Porto de Galinhas e, apesar de a temperatura média ser de 24ºC, fica mais difícil curtir as praias. Há quem se arrisque em viajar para lá nestes meses do ano, contando com os dias ensolarados que podem ocorrer. Porém, ainda que os encontre, as águas do mar costumam ficar turvas por conta das chuvas do período, o que prejudica – e muito – os passeios, principalmente, para quem quer mergulhar nas piscinas naturais.

Setembro

Setembro é outro mês de transição, agora entre o período de chuvas e a temporada mais seca em Porto de Galinhas. Assim como o mês de março, é uma boa opção para quem quer economizar ao viajar para esse destino do litoral pernambucano. Mas, neste caso, opte por viajar nas duas últimas semanas, pois no início do mês o clima ainda pode estar instável.

Outubro e novembro

Para quem quer ter garantia de dias ensolarados e, ainda, encontrar preços acessíveis ao viajar para Porto de Galinhas, nossa dica é apostar nos meses de outubro e novembro, quando o sol já brilha forte e o vilarejo ainda não está cheio de turistas. Você encontrará céu azul, águas cristalinas e temperaturas agradáveis, condições perfeitas para curtir este destino incrível do Nordeste. Não é à toa que essa é a melhor época para visitar Porto de Galinhas.

Consulte a tábua das marés

Além de tudo que já falamos sobre o clima em Porto de Galinhas, para aproveitar uma de suas principais atrações – as piscinas naturais –  é preciso que você se atente à tábua das marés, uma tabela que mostra a movimentação do nível do mar ao longo do dia e pode ser consultada no site da Marinha. Somente é possível visitar as piscinas naturais de Porto de Galinhas durante a maré baixa.

Mas como saber como estará a maré com antecedência de meses? Assim como explicamos no texto sobre quando ir para Maragogi, as marés são influenciadas pela força gravitacional do Sol e, especialmente, da Lua. Sendo que nos períodos de lua nova ou lua cheia, há as marés mais baixas e, nos períodos de lua minguante e nova, a maré não sobe nem desce muito. Ou seja, se você observar as fases da lua para programar sua viagem para Porto de Galinhas.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Top 10 atrações imperdíveis para visitar na Chapada das Mesas

Artigo anterior

Melhores bares para ir em Salvador

Artigo seguinte

Você pode gostar