Será que vale a pena alugar um carro no Rio de Janeiro? Confira essas e outras dicas antes de embarcar a turismo na Cidade Maravilhosa 

Muitos viajantes que visitam o Rio de Janeiro se questionam se vale a pena alugar um carro para explorar todas as belezas da Cidade Maravilhosa. Mas afinal, será que compensa contratar esse serviço? 

Que o destino é repleto de paisagens únicas e atrai curiosos de todos os lugares do mundo não é segredo, mas qual será o melhor meio de transporte para aproveitar o melhor que a capital fluminense oferece? Nesse texto vamos mostrar tudo o que você precisa saber antes de pensar em conhecer os pontos turísticos à bordo de um veículo. 

Transporte no Rio de Janeiro: qual a melhor opção?

Turismo na Cidade Maravilhosa: vale a pena alugar um carro no Rio de Janeiro

Foto: Pixabay

Na hora de fazer turismo na Cidade Maravilhosa, é interessante estar ciente de alguns pontos. O primeiro deles é onde você ficará hospedado, já que isso influenciará na sua forma de se deslocar. Em bairros mais afastados do centro, como Barra da Tijuca, na Zona Oeste, não vale a pena, por exemplo, encarar o transporte público. Já se você estiver na Zona Sul, compensa trafegar pelas linhas que circulam na orla da praia, uma forma de apreciar o belo cenário pela janelinha.

Para quem viaja pela primeira vez ao destino, andar de ônibus pode ser um pouco frustrante, uma vez que a variedade de linhas e itinerários se torna um pouco confusas, como em toda grande cidade. Se você tem pouco tempo para aproveitar, isso pode se tornar ainda mais complicado, já que os trajetos de ônibus e metrô, ainda mais para quem não conhece muito bem o local, costumam ser bem demorados – e aqui você deve incluir o risco de errar o caminho. Neste caso, vale a pena alugar um carro no Rio de Janeiro.

Quanto aos aplicativos de transporte e táxis, os serviços funcionam bem, mas o turista deve ficar atento, já que muitas vezes os motoristas praticam preços abusivos ou golpes. Nunca esqueça de conferir o valor aproximado da corrida de táxi para evitar problemas. 

Mas afinal, vale a pena alugar um carro no Rio de Janeiro? 

Turismo na Cidade Maravilhosa: vale a pena alugar um carro no Rio de Janeiro

Foto: Pixabay

Alugar um carro no Rio de Janeiro é ideal, sobretudo, para quem fica em bairros mais afastados do centro da cidade, como Barra da Tijuca e Recreio. Isso porque as regiões são distantes umas das outras e nem sempre há transporte público disponível para alcançá-las. Um carro permite ter maior autonomia para explorar bem o turismo na Cidade Maravilhosa e não perder nada que o destino oferece. 

Além disso, ao alugar um carro no Rio de Janeiro você certamente ficará mais confortável, visto que o veículo permitirá certas comodidades, como ar condicionado. Para quem viaja em família ou com amigos, pode ser uma ótima opção para que todos os passageiros fiquem juntos e em segurança. 

No entanto, como em toda metrópole, é necessário considerar trânsito intenso em algumas ruas e falta de estacionamento (especialmente na área das praias). Pesquise sua rota com antecedência para evitar esse tipo de problema. É importante também utilizar um GPS para não se perder e evitar contratempos. Com esses cuidados e nestas condições, vale a pena sim alugar um carro no Rio de Janeiro. 

Turismo na Cidade Maravilhosa: explore também destinos próximos

Turismo na Cidade Maravilhosa: vale a pena alugar um carro no Rio de Janeiro

Foto: Pixabay

Ao alugar um carro no Rio de Janeiro, você terá a oportunidade de estender seu roteiro por outras cidades próximas à capital fluminense. Na verdade, essa é uma ótima dica para quem viaja motorizado pela Cidade Maravilhosa. 

São diversas opções de bate e volta para fazer em apenas um dia e com a liberdade de dirigir um carro, isso se torna muito fácil e tranquilo. Separamos algumas opções:

Petrópolis

Que tal fugir das praias e encarar um friozinho serrano na “cidade imperial”? Fundada por Dom Pedro II, o município ainda preserva o glamour e beleza em suas construções históricas do século XIX. Vale destacar o imponente Museu Imperial, cartão-postal da cidade. Petrópolis também é famosa por sua gastronomia, especialmente  pelo chocolate e pelas deliciosas massas.

Niterói

Para quem deseja escapar do turismo na Cidade Maravilhosa, uma dica é fazer um bate e volta até sua vizinha. Em Niterói você encontrará praias mais tranquilas e menos badaladas, como Itacoatiara, além de atrações como o Museu de Arte contemporânea (MAC), projetado por Oscar Niemeyer.

Arraial do Cabo

Um pouco mais distante (170 km) do Rio de Janeiro, a dica é acordar bem cedo, pegar o carro e se deslumbrar com as belezas de Arraial do Cabo. A cidade faz parte da Região dos Lagos, conhecida por abrigar as mais belas praias do estado. Se tiver mais tempo, vale programar um roteiro mais denso e desfrutar com calma todos os cenários com ar caribenho da região.

Teresópolis

Para quem ama ecoturismo, a vizinha de Petrópolis abriga o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O local conta com mais de 2 mil hectares de Mata Atlântica repletos de belezas e onde se pode praticar trilhas, montanhismo, rapel, entre outras atividades. É ali que se encontra o Pico Dedo de Deus, com mais de 1600 metros de altitude. 

Onde alugar um carro no Rio de Janeiro

Turismo na Cidade Maravilhosa: vale a pena alugar um carro no Rio de Janeiro

Foto: Pixabay


Agora que você já sabe todas as dicas sobre aluguel de carro no Rio de Janeiro, vamos explicar onde contratar o serviço para fazer turismo na Cidade Maravilhosa. Antes de mais nada, é necessário contratar uma locadora confiável. Uma dica é verificar a avaliação de outros viajantes em portais que avaliam serviços, como o Reclame Aqui. 

Nesta plataforma, por exemplo, a Localiza ganhou por diversas vezes consecutivas um prêmio pela excelência em seu atendimento. A locadora conta com várias unidades no Rio de Janeiro, inclusive para quem chega de avião, inserida dentro dos aeroportos de Santos Dumont e Galeão. Já para quem chega pela rodoviária, há também uma agência na Barra da Tijuca.  

Se você quer realizar viagens para municípios próximos ao Rio ou se deseja vir dirigindo de outra cidade, a Localiza permite aluguel de carro em um local e a devolução em outro, tornando a viagem muito mais prática e ágil. 

Gostou dessas dicas? Agora que você já sabe que é muito fácil alugar um carro no Rio de Janeiro, já pode programar sua próxima viagem! 

+ Info
Localiza
https://www.localizahertz.com/
[email protected]
0800 979 2000

Leia também:

» 11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro
» 10 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio
» O que é preciso ter para alugar um carro? Documentação e outras dicas
» Aluguel de carros: o que é necessário saber antes da locação

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo de São Paulo

Artigo anterior

Viagens baratas: roteiros econômicos pelo Brasil para fazer com carro alugado

Artigo seguinte

Você pode gostar