Atualizada em:
Saiba quais vacinas são necessárias para viajar para o exterior e os destinos que mais podem afetar sua saúde
Viajar para o exterior é o sonho de muita gente, mas você sabia que, assim como em algumas viagens nacionais? Saiba que é preciso ter atenção redobrada com a saúde para ter uma viagem tranquila e sem imprevistos.
Além disso, algumas regiões que fazem parte da Amazônia e Ásia, exigem a vacina contra a febre amarela. Também vale lembrar que muitos destinos podem abrigar doenças que se manifestam por conta do clima e biodiversidade, por exemplo.
Conheça a seguir quais vacinas é preciso tomar antes de viajar para o exterior e garanta uma viagem tranquila.
Vacinas obrigatórias para viajar para o exterior
Não existe uma vacina que seja obrigatória em todos os países, afinal cada um apresenta suas particularidades também no que diz respeito às epidemias. O Brasil é um exemplo claro disso: por aqui já tivemos sérios problemas com a febre amarela, mas quem escolhe vir pra cá não precisa se preocupar com a raiva, por exemplo.
Veja abaixo a relação das vacinas necessárias para viajar para o exterior e onde são exigidas:
- Hepatite A: é necessária na Ásia e destinos litorâneos ou sem saneamento básico considerado adequado;
- Febre Amarela: exigida para viagens pela América do Sul e África;
- Raiva: é uma vacina obrigatória somente na Índia;
- Febre Tifóide: deve ser tomada para visitas à Ásia, África, cidades litorâneas ou sem saneamento adequado;
- Meningite Meningocócica: necessária para viagens à área do Saara conhecida como Cinturão da Meningite e para Meca, na Arábia Saudita;
- Poliomielite: vacina obrigatória para viagens à Índia e Paquistão.
Note que são somente seis tipos de vacinas que abrangem dezenas de países, mas não se atente somente a isso.
Para tomar vacina para viajar é preciso tomar cuidado com alguns detalhes para que ela faça o efeito desejado e seja aceita, como falaremos a seguir.
Como tomar vacina para viajar para o exterior
No que diz respeito ao simples fato de tomar a vacina exigida não há muito segredo: basta procurar um posto de saúde ou até mesmo um aeroporto internacional, como o de Guarulhos (GRU), mas essa segunda opção pode exigir muito mais tempo que o necessário.
Sendo assim, outro ponto que precisa ser respeitado é a quantidade das doses e o tempo entre uma aplicação e outra, garantindo que a vacina realmente faça efeito. Por exemplo: você deve se vacinar contra febre amarela pelo menos 10 dias antes de viajar para um país da América do Sul, ou a cada 3 anos contra febre tifóide para poder desbravar a África e a Ásia sem medo de adoecer. Já a hepatite A é dividida em 2 doses com intervalo de 6 meses.
Sendo assim, para não ter dúvidas quanto a isso, entre em contato com a ANVISA e informe-se. É também esse órgão que você deve procurar com sua carteira de vacinação em mãos para obter o Certificado Internacional de Vacinação, totalmente gratuito. Seus postos estão localizados tanto em aeroportos quanto em fronteiras e portos, facilitando a obtenção desse que é um documento obrigatório para ser apresentado na imigração do destino escolhido (caso ele exija vacina).
Desse modo, agora que você já sabe quais vacinas tomar antes de viajar para o exterior, não há mais desculpas: uma simples e rápida picada no braço pode fazer da sua viagem um sucesso e literalmente salvar sua vida.
» Destinos internacionais para viajar sem passaporte
» Seguro viagem é obrigatório?
» Saiba como viajar com seu animal de estimação em viagens de avião
» Aplicativos que todo viajante precisa ter
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]