Como ajudar os hospitais de Manaus sem sair de casa? Veja algumas formas de ajudar os hospitais de Manaus e profissionais da saúde

Redes de apoio se mobilizam com o objetivo de reduzir os impactos causados pela crise na saúde que assolou o mundo todo. Em tempos de pandemia, a união de toda a população poder transformar a realidade do Brasil. Empresários, artistas, organizações não governamentais, universidades e uma infinidade de pessoas criaram uma força-tarefa que fazem a diferença nessas horas, principalmente nas localidades mais isoladas do Brasil.

Lamentavelmente, muitas vezes essas regiões se tornam esquecidas pelos próprios brasileiros. Um dos motivos disso, é a falta de informação e conhecimento das pessoas, fazendo com que poucos tenham acesso do que é a realidade desses lugares. E isso, historicamente, ofusca vozes que precisam ser ouvidas e que fogem dos holofotes da grande mídia.

Como ajudar os hospitais de Manaus e região?

Selecionamos algumas práticas para fazer a ponte entre as pessoas que querem ajudar, com quem está se mobilizando para trazer esperança para Manaus e cidades dos entornos. Esses projetos sociais, encabeçados por empresários e pessoas físicas, buscam fortalecer o corpo médico dos agentes de saúde que estão trabalhando em meio à pandemia. Além disso, toda a ajuda se torna necessária para reduzir os impactos relacionados que ocorrem em virtude da pandemia.

As ajudas são desde suportes psicológicos, feitos online por voluntários de todo o país, até mutirões na confecção de máscaras e equipamentos de EPI’s (equipamento de proteção individual). Nas ações solidárias, outros voluntários também oferecem suportes na logística para recolher e distribuir doações, fornecimento de refeições, aulas online para crianças, compra de equipamentos, entre outros. Veja algumas ações mapeadas:

Rede de Apoio Manaus e Interiores

Organizado por um grupo de empresários da Global Shapers, localizada em Manaus, criou uma lista unindo pessoas que querem ajudar com quem está trabalhando na linha de frente. Você pode cadastrar suas habilidades ou entrar em contato diretamente com os voluntários através da página Rede de Apoio Manaus

Povos Indígenas, ribeirinhos e pessoas sem moradia

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) atua em Manaus e interiores desde 2008. Eles criam diferentes projetos sociais para auxiliar comunidades tradicionais e povos indígenas da Amazônia em busca de um desenvolvimento ecologicamente limpo. Para o enfrentamento durante pandemia, eles estão oferecendo suporte em diferentes frentes através da página Aliança Coronavírus. Além dos povos indígenas e ribeirinhos, ações também buscam reduzir o impacto entre os moradores de rua de Manaus. Veja mais sobre o projeto na página oficial da Fundação.

Respiradores e Insumos Médicos

Empreendedoras brasileiras estão encabeçando um projeto para conseguir donativos e fortalecer o sistema público de saúde de Manaus e outras 9 cidades brasileiras. Liderado pela empresária Lu Braga, a campanha Mulheres Juntas Contra o Covid-19 está articulando ações em conjunto com o Ministério de Saúde de 10 estados brasileiros para entender a necessidade dessas regiões. Saiba mais na matéria como auxiliar na arrecadação de respiradores e insumos médicos

Amazonas estava passando por crise na saúde antes mesmo da pandemia

Neste momento, todo o Brasil passa pela sua maior crise na saúde pública. Em Manaus, capital do Amazonas, esse descaso começou quase um ano antes da pandemia. Segundo publicação feita pelo portal A Crítica, veículo regional, no dia 19 de fevereiro do ano passado, cerca de 21 municípios do Amazonas ficaram sem médicos após o rompimento do programa lançado pelo Governo Federal, que trazia médicos de Cuba em um acordo bilateral.

Dois anos depois do lançamento do programa, o fotógrafo Araquém Alcântara, um dos grandes defensores da Amazônia, esteve acompanhando esses profissionais da saúde. Os registros mostravam a realidade, frisando a importância da atuação de médicos nas regiões mais isoladas do país, onde o acesso aos hospitais é praticamente nulo.

A documentação fotográfica originou o livro Mais Médicos, assinado pelo fotógrafo brasileiro. Em entrevista ao blog do Ministério da Saúde, Alcantara ainda manifesta a importância da força do estado nessas regiões: “resolvi fazer um manifesto humanista, muito além de qualquer política, mostrando a importância da presença do estado ocupando os vazios deste país.”

Foto: Araquém Alcântara

Formas de ajudar Manaus durante pandemia

Foto: Araquém Alcântara

Projetos sociais em Manaus

Foto: Araquém Alcântara

Como ajudar Manaus sem sair de casa

Foto: Araquém Alcântara

Mais Médicos, fotos de Araquém Alcântara

Foto: Araquém Alcântara

» Sebastião Salgado cria manifesto em defesa dos povos indígenas do Brasil
» Coronavírus no mundo: um guia para se manter informado
» Melhor época para visitar a Amazônia
» Lugares para conhecer no Amazonas

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Melhores restaurantes de Paris segundo turistas

Artigo anterior

Brasileiros criam ações para conseguir respiradores a hospitais públicos de Manaus

Artigo seguinte

Você pode gostar