Dúvidas, sintomas, prevenção, voos cancelados: encontre as informações necessárias para se manter informado sobre o coronavírus no Brasil e no mundo

Com os avanços do coronavírus pelo mundo, muitas medidas estão sendo tomadas tanto no Brasil quanto no exterior para conter sua propagação. Diversas iniciativas já foram e continuam sendo realizadas para minimizar a transmissão local do vírus.

No entanto, nunca é demais acompanhar atualizações que chegam a todo momento. Para te ajudar a se manter informado, destacamos alguns pontos importantes sobre a Covid-19.

Informações úteis sobre o coronavírus

destinos turisticos viagens coronavirus

Itália: governo de um dos principais destinos turísticos do mundo aciona força tarefa. Foto: Wikipédia Commons

Se você ainda tem dúvidas sobre como se proteger e quais são os sintomas do coronavírus, disponibilizamos infográficos que ilustram os cuidados e as reações da doença, assim como medidas que a população deve adotar no dia a dia para evitar contágio.

Se você está com algum sintoma da doença, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo para atender a população com informações seguras sobre o novo coronavírus. O app apresenta descrições de sintomas, dicas de prevenção, formas de transmissão e um mapa com as unidades de saúde mais próximas de cada usuário.

Para quem quiser saber sobre o avanço da doença no mundo, um mapa criado pela Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, destaca em tempo real países ainda não afetados pelo coronavírus.

Coronavírus no Brasil

Após suspender as viagens internacionais de ônibus por 60 dias, o governo federal anunciou o fechamento das fronteiras do Brasil com países vizinhos. Esta é mais uma das ações realizadas com o objetivo de conter o avanço do coronavírus no Brasil.

O Brasil também restringiu a entrada por via aérea de voos vindos da Europa e da Ásia para conter os avanços da doença. A companhia aérea GOL anunciou o cancelamento de todos os seus voos internacionais até meados de junho. Além disso, também cancelou  voos regionais, mantendo apenas as rotas para capitais. Pela companhia, profissionais da saúde podem viajar gratuitamente para atuar no combate à doença.

Informações sobre viagens e voos

coronavírus

Foto: Pixabay

Outro ponto onde é necessário se manter informado é em relação a voos e cancelamentos de viagens. Você está no exterior e teve seu voo cancelado por conta das restrições aéreas? A Anac disponibilizou um formulário online que deve ser preenchido por brasileiros nesta situação.

Já se você havia comprado um voo e não sabe como remarcar ou cancelar, algumas companhias aéreas estão remarcando voos sem cobrar multas: confira as regras específicas para cada empresa.

Apesar de não ser recomendado se deslocar neste momento, se você precisar, por motivos de urgência, viajar de avião neste período, o cuidado deve ser redobrado. Nesta matéria explicamos como fazer para se proteger de contágio durante um voo.

Atrações fechadas durante a pandemia

coronavírus

Foto: Divulgação

Para combater a pandemia, países do mundo inteiro estão com atrações turísticas fechadas, assim como outros estabelecimentos. A recomendação, no Brasil, é que as pessoas não saiam de casa para evitar o contágio por coronavírus. É necessário respeitar o isolamento social para conter o avanço da doença. Em uma pandemia, o setor de viagens é um dos mais atingidos e impactados, já que os turistas se tornam potenciais agentes para uma transmissão global.

Em São Paulo, por exemplo, parques aquáticos seguem fechados no interior do estado, assim como praias. Já na capital, parques municipais como o Ibirapuera, também estão suspensos para visitantes. No momento, todos os Parques Nacionais do Brasil seguem fechados também.

Além disso, municípios brasileiros estão se mobilizado para impedir o acesso de turistas a diversas cidades.

Opções para visitar virtualmente durante a quarentena

Castelo de Versalhes. Foto: 12019 / Pixabay

Os dias de quarentena são muito necessários para conter o avanço do coronavírus no Brasil. Para os viajantes, o momento pede uma trégua nas aventuras – mas nem por isso é necessário deixar de conhecer lugares fantásticos pelo mundo. Existem opções que te levam para “viajar” sem sair de casa.

Existem, por exemplo, diversos filmes que te levam a viajar o mundo sem sair do sofá. Alguns momentos interessantes estão sendo transmitidos para o mundo em tempo real, como o fenômeno da aurora boreal que acontece neste momento no Canadá.

Além disso, museus pelo mundo que foram fechados por conta do coronavírus agora disponibilizam seu acervo online. Por fim, quem quiser fazer um tour virtual pelo Palácio de Versalhes pode acessar o site e se encantar com as belezas da antiga realeza da França.

Leia também:

» Coronavírus: 300 pessoas estão presas em festa rave no Panamá
» Mapa mostra em tempo real países ainda não afetados pelo coronavírus
» Casal de idosos simula cruzeiro em casa após viagem cancelada por coronavírus
» Covid-19: Bandeiras de países afetados são projetadas no Cristo Redentor

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Fotos impressionantes da Itália antes e depois do confinamento provisório

Artigo anterior

Fechada por coronavírus, Disney vai doar comida para restaurantes populares

Artigo seguinte

Você pode gostar