Quando chegam as férias ou os feriadões, todo mundo pensa em fugir da cidade para relaxar conhecendo novas paisagens e cidades diferentes. Para quem é fascinado por viajar de carro, terá o maior prazer em dirigir em direção aos destinos da Região Sul do Brasil.

Este roteiro permite a possibilidade de conhecer cidades como Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Florianópolis ou Gramado, permitirá experimentar uma temporada de descobertas durante uma viagem por destinos que marcam a imigração europeia no país.

O Brasil é quase um continente, com belezas naturais em todas as suas regiões. O Sul brasileiro oferece uma enorme variedade de paisagens, como também a possibilidade de experimentar uma culinária diferente. Imigrantes alemães e italianos deram àquela região um ar europeu encravado nas montanhas, com hospedagens cheias de charme e histórias.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Chegar até Gramado com um SUV, tipo um Toyota SW4 ou outro carro 4×4 similar, permitirá curtir uma região que possui o clima mais frio do país, em paisagens que oferecem um clima aconchegante de montanha e aventura ao ar livre. Quem optar por fazer a viagem em um veículo maior, pode incluir outros roteiros na lista, como os Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves e diversas outras trilhas offroad pela Serra Gaúcha.

Gostando do clima mais baixo e de passeios diferentes, quem tem a possibilidade de viajar para as montanhas da Região Sul, poderá praticar esqui e patinação na neve em um parque de inverno indoor com pista de esqui, próximo dos hotéis em Gramado. 

Durante uma viagem pelos destinos do Sul do Brasil, deliciar-se com a gastronomia diferente de cada cidade, se torna outra parte inesquecível das suas férias. Os preparos vão mudando de acordo com a região. Por exemplo, no sul adoram sanduíches caprichados de recheio, churrasco, e chimarrão. Este último é essencial na vida dos gaúchos, tanto como a polenta, o vinho, o arroz carreteiro e o pinhão. 

Quem tem a oportunidade de viajar para o sul do Brasil de carro e com mais tempo, deve incluir em seu roteiro alguns destinos como como:

Viagem de carro pelo Sul do Brasil

Curitiba

Foto: Hicham El Banine / Wikimedia Commons

Para quem viaja pela primeira vez, um city tour é aconselhável, para ter um panorama inicial do que é Curitiba, entender os principais bairros do centro e depois retornar para os pontos que mais gostou com calma. Esse tipo de passeio deveria ser feito logo no primeiro dia, para poder organizar os passeios nos dias seguintes, separar os restaurantes que deseja conhecer e de quebra, visitar o Centro Histórico de Curitiba.

Florianópolis

Foto: Werner Zotz

A Ilha da Magia, capital de Santa Catarina, é um destino para ir mais de uma vez. Com clima praiano, a cidade dispõe de uma grande variedade de praias onde é possível passar dias com muito sol, mar e areia. Floripa, como é popularmente chamada, também se torna estratégica para visitar outros destinos catarinenses.

Conhecer a Fortaleza de São José da Ponta Grossa é um deles. Lá há uma fantástica exposição de fotografias relacionadas às atividades dessa fortaleza, quando era o lugar que defendia a região de todos os ataques inimigos. Visitar os bairros de Floripa, como a Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição e o centro, também se tornam opções de quem deseja agito com ótimos bares e restaurantes.

Visitar o Projeto Tamar, onde vivem tartarugas marinhas em processo de reabilitação, pode ser uma excelente experiência em família, principalmente para quem tem filhos pequenos. O espaço mostra um roteiro educativo, mostrando a importância em preservar o meio ambiente e como negligenciar isso, traz danos severos para o planeta. Lá, os visitantes poderão ter informação sobre a vida das tartarugas, espécies, habitat, desovas, o crescimento e o desenvolvimento ao longo dos anos.

Porto Alegre

Foto: pactoalegre

Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, traz diferentes paisagens em um clima de grande cidade. Ou seja, roteiros para quem gosta de cultura e gastronomia não irão faltar. É imprescindível conhecer, entre outras coisas, o Centro Histórico, onde se localizam a Usina do Gasômetro, o Mercado Público, a Catedral Metropolitana, a feira de antiguidades, o museu Santander Cultural e o Teatro São Pedro. 

A Casa de Cultura Mario Quintana é quase que uma obrigação para os viajantes que adoram literatura, criada na residência onde o famoso poeta viveu. A casa ainda mantém mobiliário da época em que o autor morava em Porto Alegre, inclusive no quarto onde ele dormia ainda há pertences dele. No museu há uma biblioteca, um cinema e também um espaço de estudos.

Impossível ir embora de Porto Alegre sem assistir ao pôr do sol na orla do Guaíba. É comum ver turistas e residentes assistirem esse espetáculo da natureza aproveitando um fim de tarde ao ar livre.

Gramado

roteiro sul do brasil

Foto: Divulgação Mtur

A imigração alemã teve grande influência nas cidades da Serra Gaúcha e em muitas outras do Sul do Brasil, algumas delas, como Gramado, parece ser um pedacinho da Alemanha devido às suas construções e à culinária. 

Em Gramado vale a pena curtir o parque chamado Mundo do Chocolate. O parque possui uma fábrica pequena de chocolate, além de uma loja e um bar. Os visitantes poderão experimentar diversos tipos do doce e ver como o preparo é feito. 

Outra experiência inesquecível é visitar o Boreal Ice Bar, onde a temperatura interior é de uns 13 graus negativos! Tudo lá dentro é de gelo: os bancos para sentar, as esculturas… É um lugar espetacular para quem gosta do frio e do álcool! Mas não se esqueça de ir bem agasalhado!

Leia também:

» 12 viagens incríveis no Brasil que todos deveriam fazer
» Região dos vinhos na Serra Gaúcha: experiências para fugir do óbvio
» 11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro
» 10 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

15 lugares secretos e imperdíveis para visitar em São Paulo

Artigo anterior

12 hotéis com piscinas imperdíveis para viajar pelo Brasil 

Artigo seguinte

Você pode gostar