Arraial do Cabo também é conhecida como o Caribe brasileiro, devido a infinidade de tons das águas que compõem a paisagem dessa cidade paradisíaca. Localizada na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, a 165 km da capital, possui uma atmosfera de tranquilidade que é um convite a desfrutar o melhor que a natureza tem a oferecer. O lugar perfeito para quem gosta de praias bem preservadas, mar gelado (sim, essa é uma característica bem marcante da região)  e vistas espetaculares. 

Atrações em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

Foto: MTur

Para os marinheiros de primeira viagem, as três principais paradas que não podem faltar no roteiro são: Prainhas do Pontal do Atalaia, um cartão postal de Arraial do Cabo, onde se encontra a famosa e longa escadaria que dá acesso à areia. O visual espetacular justifica ser tão cobiçada e alvo de muitas fotos.

Você vai precisar de muita paciência, pois encontrar esse ponto vazio é quase impossível, mas não perca tempo no celular, aproveite o que esse paraíso tem a oferecer. Uma dica importante é que  o acesso à praia tem um limite diário de pessoas, então chegar cedo é a melhor forma de garantir  sucesso do passeio. A praia apresenta uma boa estrutura de cadeiras e restaurantes e um mar calmo, com areia bem branquinha, que contrasta com seu mar azul turquesa. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A segunda parada obrigatória é a Praia do Farol, classificada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como uma das mais perfeitas do Brasil, devido às suas águas cristalinas e à beleza da paisagem, que é surreal. Ela é uma área de proteção da Marinha do Brasil, portanto seu acesso é restrito e é possível chegar apenas de barco, com passeios autorizados, apenas 250 pessoas podem desembarcar por lá diariamente e permanecer apenas 45 minutos. Ainda assim, o passeio vale a pena, pois ela também é importante historicamente, por guardar registros da cidade de Arraial do Cabo.

Para finalizar esse trio de pontos turísticos, vale uma visita a Praia do Forno, que é outra atração paradisíaca que pode ser acessada por uma trilha de 20 minutos, que começa na Praia dos Anjos ou por barco, encontrado no mesmo local. A subida a pé até o local é recompensadora, pois ao final existe um mirante onde é possível ver toda a sua orla e o mar que é de surpreender com a sua tonalidade tão verde.  Apesar de uma praia pequena, com apenas 500 metros de extensão, seu visual é incrível e em uma das pontas há ainda bares e carrinhos com comida, contudo, também há áreas mais isoladas para quem busca tranquilidade. 

As atrações de Arraial do Cabo não param por aí, ela também é um ótimo destino para quem gosta de ver bem de perto a vida dentro do mar, por isso é considerada a capital brasileira do mergulho. Suas águas transparentes e profundas são o cenário ideal para ver peixes, tartarugas e outros animais com uma excelente visibilidade. Além disso, não deixe de fazer também um passeio de barco, para conhecer ainda mais de perto toda a beleza de suas águas.

Se tiver tempo, aproveite para conhecer a Praia Grande, cujas  ondas de mar aberto atraem os surfistas. Sua faixa de areia é surpreendentemente grande: são 40km que começam em Arraial do Cabo e seguem até o município de Saquarema. Porém, é no início da praia, que se encontra um dos lugares mais jovens da cidade e um pôr do sol inesquecível, para fechar a viagem com a bela contemplação da natureza.

Arraial do Cabo

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Vitória e Vila Velha

Artigo anterior

Você pode gostar