O Ceará oferece muita água salgada, sol, falésias incrivelmente coloridas, boa gastronomia e muito mais. Saiba tudo sobre o destino!

O que esperar de um destino com 570 km de litoral? Com certeza muita água salgada e sol, mas quando trata-se do Ceará, cabe incluir nessa descrição, falésias incrivelmente coloridas e jangadas ao mar, que deixam o visual ainda mais especial. O talento dos locais também merece ser reconhecido nas pequenas, médias e imensas feirinhas a céu aberto que reúnem o melhor do artesanato, que trazem referência da cultura indígena.

Outra forma de se encantar pelas belezas cearenses é experimentando a culinária local, que traz pratos típicos do nordeste do país, como cuscuz nordestino, carne de sol, moqueca e muitos outros. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Atrações no Ceará

Ceará

Foto: MTur/Divulgação

Todo turista que chega na capital, Fortaleza, fica confuso sobre qual praia visitar, pois as opções são inúmeras. Há para quem prefira as mais urbanas, como a Praia do Futuro, com 7km de extensão e uma larga faixa de areia que abriga mega barracas com restaurantes, bares, piscinas, wi-fi e bastante conforto para quem deseja passar o dia. 

O calçadão da Avenida Beira Mar é outro ponto frequentado por turistas e locais, por isso ali é muito comum ver pessoas praticando atividades físicas ou até mesmo nos quiosques aproveitando o clima. Nessa grande avenida há o trio de praias mais urbanas de Fortaleza: Iracema, Mucuripe e Meireles , que apesar de não serem as mais indicadas para banho, são boas opções para reunir os amigos e familiares. 

O delírio das crianças e adultos também fica por conta do Beach Park, um complexo com uma estrutura de mais de 200.000 m² que reúne Parque, três Resorts e um hotel, além de um agradável espaço na praia do Porto das Dunas. As atrações agradam todos os públicos e todos os níveis de adrenalina. 

Um pouco mais distante da capital, a apenas 30 km está a Praia do Cumbuco, com águas calmas e muito vento, o que atrai praticantes de kitesurfe, que deixam o céu todo colorido. É uma boa pedida para quem deseja fugir do agito das praias mais centrais, mas sem precisar ir muito longe. 

Um dos cartões postais do estado é a praia de Morro Branco, considerada uma das mais bonitas do litoral cearense e está um pouco mais longe da capital, a 90 km, mas que vale a pena, pois o cenário é surreal. Se perder pelas gigantes falésias compensam a visita, junto às fontes de água doce que ficam próximas ao mar. É um cenário inesquecível. 

Mesmo com tantas opções de praias, o destino mais cobiçado no litoral é Jericoacoara, uma vila de pescadores que encanta pela simplicidade e o chão de areia. É aquela viagem minimalista, que você só precisa de chinelo e roupa de praia viver momentos incríveis nas dunas, passeios de bugue, lagoas e assistindo um pôr do sol  que é perfeição pura. 

O Ceará é um dos estados brasileiros onde até mesmo o sertão é procurado pelo turismo, como é o caso da cidade de Juazeiro do Norte, que desperta a curiosidade de muitas pessoas. Nem os 500 km que a separam de Fortaleza são suficientes para espantar religiosos e devotos do Padre Cícero, considerado um milagreiro, que vão até lá para ver a sua gigante estátua. Templos sagrados, centros de artesanato e muitos pontos históricos, culturais e de cordel também fazem parte do cenário de Juazeiro.  

Ceará

Fortaleza

Jericoacoara

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Rio Grande do Norte

Artigo seguinte

Você pode gostar