Entre cachoeiras, poços, mirantes e grutas quase encantadas, torna-se uma missão impossível não se apaixonar pela Chapada Diamantina, um dos destinos mais cobiçados para o ecoturismo no Brasil.

Localizada na Bahia, a mais de 500 km de Salvador, oferece tantas atrações, que o tédio não dá nem sinal de vida. É uma daquelas viagens que marca a vida de quem se aventura e enfrenta trilhas, água gelada e uma natureza quase selvagem, que faz parte do  Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Fora do circuito tradicional de turismo, é uma cidade rica em história, gastronomia e um povo tão hospitaleiro que deixa saudades.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O que fazer no Parque Nacional da Chapada Diamantina

Chapada Diamantina Bahia

Foto: Leonardobatista / Wikimedia Commons

A principal regra para aproveitar ao máximo a viagem para Chapada da Diamantina é mergulhar, literalmente, em todas as suas cachoeiras e poços. É o momento de se re-energizar e se entregar para a natureza. Lembrando sempre, que quanto mais longo e difícil é o percurso para chegar, mais delicioso é o banho.

Entre as milhares de opções, as cachoeiras mais famosas são a Cachoeira do Buracão, pois a partir dela é possível nadar dentro de um cânion até chegar ao poço da grande queda. O frio na barriga é inevitável! A Cachoeira da Fumaça também integra a lista de queridinhas, por ser uma das maiores quedas d’água do Brasil.

Para quem deseja vivenciar adrenalina na veia e tem um bom condicionamento físico, outras cachoeiras podem ser visitadas, que ficam mais distantes e exigem trekkings que duram mais de um dia.

Acampar na Chapada Diamantina é, sem dúvidas, outra experiência que faz parte do pacote, para isso considere as seguintes opções: Cachoeira do Mixila, Cachoeira da Fumacinha e Cachoeira da Fumaça por Baixo. Elas oferecem entretenimento para uns 15 dias de viagem!

Mas não é só de cachoeira que vive a Chapada, mergulhar em poços de água cristalina também é algo surpreendente. O mais incrível é a coloração que elas podem atingir, devido ao a luz do sol, que entra pelas frestas das grutas e forma um lindo facho de luz. Esse cenário é um dos cartões postais que mais chama atenção na região.

Nesta lista não podem faltar o Poço Azul que ainda inclui a flutuação na água e o Poço Encantado, que é visitado apenas para contemplação, para ver o fenômeno da luz. Vale reforçar que essa visualização só é possível em períodos específicos do ano quando o sol entra pela posição exata, mas de qualquer forma, vale tirar um dia da viagem para conhecê-los.

As grutas também são um espetáculo à parte, e o melhor é  que o acesso elas costuma ser bem tranquilo, ou seja, escolha aquele momento da viagem que você já está com baixa energia, mas não perca a oportunidade de vê-las bem de perto.  Entre as grutas mais procuradas estão a Gruta da Torrinha e a Gruta da Lapa Doce. Porém a Gruta da Fumaça, que é um pouco mais afastada, merece destaque, pois seu interior deixa qualquer um boquiaberto. Ela é considerada uma das mais completas do país em termos de espeleotemas.

Após um dia intenso de trilhas, mergulho e contemplação, nada como ver um pôr do sol para acalmar e deixar tudo ainda mais belo. O Morro do Pai Inácio é o local mais procurado para essa hora do dia. É preciso subir até o topo para ter uma visão panorâmica, ainda mais colorida das pedras que simbolizam a Chapada Diamantina.

Atrações da Chapada Diamantina

Lençóis

Vale do Capão

Ibicoara

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Costa do Descobrimento

Artigo anterior

Estrada Real

Artigo seguinte

Você pode gostar