Há mais de 500 anos o litoral sul da Bahia, conhecido como Costa do Descobrimento, vem encantando milhares de pessoas e com razão. A área, que é cercada por incríveis belezas naturais e atrativos históricos que contam como o Brasil começou, é composta pelos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Guaratinga.

Seu nome remete ao período das embarcações, quando os portugueses tomaram posse do território brasileiro, atraindo desbravadores em busca de riquezas e diferentes produtos para a sobrevivência. Hoje a região ainda atrai aventureiros, mas em busca de sol, mar e muita tranquilidade.

Quais são os principais atrativos da Costa do Descobrimento?

costa do descobrimento bahia

Foto: Divulgação

A melhor forma de embarcar nessa viagem no tempo é conhecendo toda a história que está guardada em Porto Seguro, em uma zona que é tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional)e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Esse centro histórico é um dos mais importantes do Brasil, onde se encontra o Marco do Descobrimento, instalado pelos portugueses para representar a posse do território, várias igrejas que marcaram a missão dos jesuítas na época e museus, com um importante acervo que ajuda a ter uma ideia de como era a vida dos índios que habitavam o local antes da colonização. E claro, entre um passeio e outro, nada como curtir as belas praias da cidade, como Taperapuã, que mistura praia, mar e festa, com suas gigantescas estruturas de barracas no calçadão, que são pura energia. Ou para quem busca mais tranquilidade, as praias do município vizinho, Santa Cruz de Cabrália são ótimas opções.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Uma vez em Porto Seguro, vale conhecer Arraial D´Ajuda, que fica muito próxima, basta atravessar uma balsa que separa os dois municípios e pronto!

A vida noturna também é bem animada, especialmente na Broadway, como o bairro é conhecido. Ali há várias casas coloridas e lojinhas. Contudo, as praias são o principal motivo da visita das turistas.

Vale destacar a Praia do Mucugê que é a mais próxima do centro, mas urbana com boa estrutura de barracas. Agora, para um visual de impressionar, não deixe de incluir na lista Pitinga e Taípe que presenteiam com um mar azul e falésias.

Siga esse roteiro até Trancoso, que  está a  47 km (via balsa) e 77 km (via estrada) de Porto Seguro. Com um centro histórico que é puro charme com casinhas coloridas, igrejas e museus, há muito mais para descobrir sobre a história do Brasil. E claro, não deixe de curtir a natureza, afinal, estamos falando de Bahia!

A Praia do Espelho é parada obrigatória, com um visual mais rústico e uma natureza preservada, entre muitas outras da região.

Para tornar essa experiência ainda mais especial, conhecer Caraíva, uma vila à beira mar, vai deixar a Costa do Descobrimento inesquecível. A apenas 70km de Porto Seguro, é muito procurada para passar um dia ou o final de semana.

O passeio pelo Rio Caraíva é obrigatório, assim como assistir ao pôr do sol. As praias também são o ponto alto da viagem, entre elas, a Praia da Brava e a Praia de Caraíva. A noite na região também não deixa nada a desejar, com bares e restaurantes pé na areia.

Se der tempo, inclua também o Monte Pascoal, um pequeno monte localizado no município de Prado, que segundo registros históricos foi a primeira porção de terra avistada pelos colonizadores. E não deixe também de contemplar o pôr do sol na Ponta do Mutá.

Costa do Descobrimento

Porto Seguro

Arraial d’Ajuda

Trancoso

Caraíva

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Região dos Lagos

Artigo anterior

Chapada Diamantina

Artigo seguinte

Você pode gostar