Descubra como chegar em Caraíva – Vale a pena alugar um carro? Qual o aeroporto mais próximo? Consigo fazer um passeio bate e volta saindo de Porto Seguro?

A viagem até Caraíva exige tempo e disposição, mas vale cada segundo, pois ao chegar no vilarejo, os turistas encontram um clima pra lá de especial e muitas belezas 

Você já deve ter ouvido falar que quanto mais difícil é o caminho, melhor é o destino e se tratando de Caraíva, não poderia ser diferente. Um vilarejo no litoral Sul da Bahia, que está ficando cada vez mais conhecido entre os turistas, principalmente entre os jovens por ter um clima rústico, pouco encontrado no turismo hoje em dia. É lá que o rio encontra o mar, marcando uma das principais atrações do local e onde a vida fica mais leve, mais bonita e com outra vibração.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

como chegar em caraiva

Foto: Nathalia Resende
/ Flickr

Deu até vontade de fazer as malas, né? E ela só aumenta quando os turistas chegam lá e se deparam com um vilarejo rústico, com ruas de areia e sem poste de luz, o que torna dois itens essenciais para essa experiência: chinelo e lanterna. Além disso, a outra boa notícia é que a entrada de carros é proibida, o que deixa um ar de interior e desconexão com o mundo. Aproveite também para se encantar com as casinhas coloridas e ruas floridas, cenário comum no centro, onde estão localizados os comércios, restaurantes, bares, hotéis e pousadas. 

As praias também são a grande atração de Caraíva, algumas quase desertas, por serem mais distantes e com o acesso mais difícil, porém, mesmo as que ficam perto da vila, proporcionam ótimos momentos em meio a natureza. Inclua na lista a Praia da Barra, que também garante um delicioso banho de água doce, já que nela há o encontro com o rio. É perfeita para relaxar a beira mar e fica a apenas 4 minutos de caminhada do centro. O rio Caraíva também é outro cartão postal da cidade, que atrai muitos turistas para re-energizar e até mesmo os mais agitados, que não conseguem ficar parados e optam pelos passeios de caiaque e barco para ver bem de perto o manguezal e tudo o que a natureza proporciona de mais bonito. 

Para os amantes de praias mais desertas, com um mar cristalino, vale esticar até a Praia do Camarão e o Satu, que são verdadeiros paraísos. Andar de buggy é um outro passeio muito comum e indicado para quem tem mais dias em Caraíva e tempo para conhecer as praias mais distantes, que não decepcionam, como a Praia do Espelho e a Ponta do Corumbau. E por fim, mas importante, dedicar o final de tarde para apreciar o pôr do sol em alguma praia ou rio é obrigatório. Essa é uma experiência inesquecível, que garante um visual de arrasar e de encher os olhos. Mas, guarde energia para curtir a noite, seja ouvindo uma boa música ou arrastando os chinelos no forró. 

Como chegar em Caraíva

caraíva

Foto: Wikimedia Commons

Localização 

Caraíva é um  vilarejo a 70 km de Porto Seguro, de onde chegam a maioria dos turistas que vão de avião, já que é o aeroporto mais próximo. O acesso até a vila não é dos mais fáceis, porém é o que o torna tão especial e preservado. Qualquer que seja o seu caminho, ou meio de transporte, será necessário um barco para atravessar o rio Caraíva. É uma boa oportunidade para já entrar no clima rústico. São apenas cinco minutos de viagem. Cuidado ao levar muitas bagagens, pois pode complicar no momento de chegar até a pousada. Essa é uma viagem que não exige luxo, apenas desconexão. 

Carro

É possível alugar um carro no aeroporto e escolher entre dois caminhos, o primeiro, mais curto é via travessia de balsa para Arraial d’ Ajuda e tem 70 km. Contudo, a estrada exige muita atenção e experiência do motorista, já que há muitos trechos de terra que são esburacados e que ficam praticamente intransitáveis quando chove. Há alagamentos e apenas carros com uma maior tração conseguem transitar nessas situações. Além disso, a sinalização é precária, o que pode confundir pessoas que não conhecem as vias, mesmo utilizando aplicativos de localização. O caminho é mais curto, mas vale avaliar as condições, que podem trazer transtornos desnecessários durante a viagem, como um pneu furado. 

Mas, nem tudo está perdido, pois há outra opção de caminho via BR-367 e Estrada de Trancoso (BA-001 e BA-283), cuja estrada é bem mais preservada e oferece melhores condições para carros tradicionais. O percurso tem 100 km e leva até duas horas e meia para ser concluído, mais longo e demorado, porém oferece mais segurança

Vale lembrar que em Caraíva não é permitida a entrada de carros, é preciso deixá-los no vilarejo de Nova Caraíva, que está na margem oposta ao Rio Caraíva. Há estacionamentos disponíveis que cobram uma diária pela permanência do veículo. É uma maneira mais prática de viajar, porém é importante avaliar os custos também e a quantidade de dias que pretende ficar no local. 

Ônibus

Outra opção econômica e muito comum para chegar até Caraíva é ir de ônibus. Basta atravessar a balsa de Porto Seguro para Arraial d’Ajuda e ir até o Terminal de Balsas, de onde saem os transportes. Os ônibus saem a cada meia hora entre 7h e 15h e durante a alta temporada, a frota aumenta. A viagem leva em média 2h40. A passagem custa R$ 20,00 e a Viação Águia Azul que opera o trecho. Para mais informações sobre compra, acesse o site da empresa 

Táxi ou transfer 

Uma outra opção é fechar com um taxista para fazer o trajeto, ou com uma agência de viagem, se você busca mais conforto e segurança. Há inúmeras que realizam esse serviço e buscam os passageiros no aeroporto, contudo o valor pode ser mais alto. Outra dica é procurar por taxistas que também estão acostumados a fazer isso. Neste site de Caraíva há várias informações sobre o local e como chegar. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

7 praias para conhecer o melhor de Trancoso

Artigo anterior

Por dentro dos 5 hotéis mais caros de São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar