Um dos réveillons mais cobiçados do Brasil, praias incríveis, badalação e muita energia, não é a toa que Florianópolis, capital de Santa Catarina, na região Sul do Brasil, também é conhecida como ilha da magia. Em seu pequeno território, com apenas 54 km que ficam quase intransitáveis no final do ano, cabem atrações e passeios diversos, que encantam os turistas. Segundo os manezinhos, como são conhecidos os habitantes que nasceram na ilha, quem bebe da água dessas terras encantadas, sempre volta.

Atrações em Florianópolis

Florianópolis

Foto: Papa Pic/ Wikimedia Commons

Ao pensar em Florianópolis, a primeira coisa que vem à cabeça são as praias, afinal opções não faltam para curtir os dias mais quentes. Mas, atenção, porque durante o inverno costuma fazer bastante frio na região, então a dica para aproveitar o melhor que sol e mar podem oferecer, é optar viajar durante os meses mais quentes, que vão de dezembro até março.

A lista de opções é grande, contudo, as mais famosas são a Praia do Mole,  indicada para quem deseja esquecer dos problemas do dia a dia, pois “a vida é dura, mas a praia é mole”, mas não se engane, porque suas ondas são bem fortes. Outra queridinha entre os turistas é a Praia da Joaquina, onde também estão suas belíssimas dunas.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Quando o assunto é badalação e luxo, Jurerê Internacional é lugar certo. Frequentada por celebridades e milionários, é um condomínio de alto padrão, onde está a praia de mesmo nome, cuja orla é composta por baladas eletrônicas, bares e restaurantes badalados. Por outro lado,  para quem busca tranquilidade e um visual mais rústico, deve optar pela Praia do Campeche, que é considerada uma das melhores do país. São 3 km de extensão e uma larga faixa de areia que contrastam com o mar esverdeado e muito gelado. Para desbravar uma natureza ainda mais preservada, as pessoas costumam ir de barco até a Ilha do Campeche, que fica em frente à praia e é deslumbrante, com com sítios arqueológicos com pinturas rupestres, trilhas e águas cristalinas, propícias para snorkel.

Saindo do circuito das praias, a vida urbana em Florianópolis é bem intensa, especialmente no centro da cidade, onde há lugares bem interessantes para conhecer, como o Mercado Municipal, um dos principais cartões postais da cidade. Há uma infinidade de lojas com souvenirs, que formam um shopping a céu aberto, e claro, boxes que vendem quitutes regionais para provar.

Para ter um visual diferente e marcante da cidade, um outro local que não pode faltar é a Ponte Hercílio Luz, que fica próxima ao centro, cuja arquitetura é de impressionar. É ali que nos festejos de final de ano há também a queima de fogos, para quem deseja celebrar em um local mais tranquilo. E claro, passear pela Avenida Beira Mar, a mais importante capital, é quase como sentir-se em casa, como se já fosse um local. Estique a noite em um dos bairros mais boêmios, a Lagoa da Conceição, onde há diversas opções de bares e restaurantes.

Pensou que nesse roteiro não teria nenhum mirante para apreciar do alto toda a magia da ilha? Jamais. Não termine a viagem  sem visitar o Mirante Morro da Cruz, que está a uma altitude de 285 metros e é responsável por uma das melhores vistas de Florianópolis. E se tiver, tempo visite Santo Antônio de Lisboa, um bairro histórico que é puro charme, com construções históricas, casinhas, igrejas e um pôr do sol, que é um verdadeiro espetáculo da natureza.

Florianópolis

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Malas, mochilas e mais: Bagaggio traz novidades para a retomada das viagens

Artigo anterior

Porto Seguro

Artigo seguinte

Você pode gostar