Está passando alguns dias na capital gaúcha? Aproveite para conhecer 10 lugares perto de Porto Alegre para viajar de carro

Porto Alegre é uma cidade linda e repleta de atrações bacanas, seja para quem viaja em família, com amigos ou até mesmo sozinho. No entanto, a capital gaúcha também pode se tornar a base para diversas oportunidades de passeios em cidades próximas, uma vez que costuma ser a porta de entrada para destinos charmosos e bastante consolidados, tais como Gramado e Bento Gonçalves. 

Mas não é só isso: existem diversas possibilidades de lugares perto de Porto Alegre para viajar de carro. O Aeroporto Internacional Salgado Filho recebe diariamente diversos viajantes que chegam à cidade em busca de entretenimento. Uma dica é alugar um carro em Porto Alegre para ter mais liberdade em visitar os municípios vizinhos, além de percorrer as belas estradas da Serra Gaúcha, contornando vinhedos, casinhas charmosas e muita natureza.  

Para isso, a Localiza conta com a maior frota de carros disponíveis para aluguel do Brasil e possibilita ao viajante realizar a locação online, de forma simples e prática. São diversos modelos para escolher e ainda há como alugar o carro em um destino e devolver em outro, possibilitando roteiros integrados e diversificados. Assim, as vantagens em viajar com carro alugado são muitas: não há preocupação com manutenção, você pode incluir itens adicionais (como GPS, entre outros) e o conforto é garantido. 

Lugares perto de Porto Alegre para viajar de carro

Confira a lista que elaboramos com algumas opções de lugares perto de Porto Alegre para viajar de carro. Vale lembrar que a região é conhecida como uma das mais encantadoras do Brasil e oferece uma ótima estrutura para turistas, com rodovias, estradas bem sinalizadas e com bom número de postos de combustível ao longo do caminho. Vamos lá?

Três Coroas

lugares perto de Porto Alegre

Foto: Divulgação

A cidade ainda não foi totalmente descoberta por turistas – mas isso é uma questão de tempo, já que Três Coroas possui um grande potencial turístico e guarda uma série de atrações imperdíveis. Bem próxima da badalada Gramado, vai agradar especialmente quem ama esportes radicais e aventura, sendo referência na prática de rafting.

O município conta com três grandes parques dedicados à aventura que oferecem, além da emocionante descida com bote pelas corredeiras, uma série variada de atividades na natureza. No entanto, a oferta de passeios não fica restrita a quem ama adrenalina: o templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, localizado no topo de uma montanha e adornado por muito verde, é o primeiro templo tibetano da América Latina. Os visitantes podem, além de se deslumbrar com a exuberância de estátuas e pinturas, conhecer mais sobre a cultura tibetana e suas crenças. 

Bento Gonçalves

viajar de carro

Foto: Divulgação

Uma das cidades mais encantadoras da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves guarda muitas tradições de imigrantes italianos que chegaram por ali por volta de 1875. A chamada “capital do vinho” abriga o famoso Vale dos Vinhedos, um percurso com mais de 80 quilômetros cercados por vinícolas e parreirais. Algumas produtoras abrem suas portas para os visitantes e realizam tours que possibilitam conhecer a fabricação das bebidas e realizar degustações. 

Mas as opções de passeios em Bento Gonçalves não agradam somente os amantes de bons rótulos. Um bucólico e charmoso passeio de Maria Fumaça, que inclui danças típicas ao longo do trajeto, leva os turistas até as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa. Ainda, uma rota de 12 quilômetros, conhecida como Caminhos de Pedra, passa por casinhas históricas, restaurantes e paisagens belíssimas. 

Nova Petrópolis

lugares perto de Porto Alegre

Foto: Divulgação

Conhecida como o “jardim da Serra Gaúcha”, Nova Petrópolis faz parte da charmosa Rota Romântica. E, de fato, a atmosfera transborda romantismo e  delicadeza, com ruas arborizadas, parques floridos e casinhas em estilo enxaimel, fruto de sua origem alemã.

Uma das atrações de destaque no município, sem dúvidas, é o Labirinto Verde, que desafia os visitantes a encontrarem a saída de um ziguezague formado por ciprestes. Os parques Aldeia do Imigrante e Esculturas do Silêncio integram natureza à cultura, oferecendo lindas paisagens e muita história. Por fim, para quem deseja aproveitar a viagem para renovar o guarda-roupa, a cidade oferece diversas malharias com peças de boa qualidade e valores atrativos. 

São Francisco de Paula

viajar de carro

Foto: Larissa Fraga/ Wikimedia Commons

Se natureza, paz, sossego e belos cenários é o que fazem uma viagem valer a pena para você, não tenha dúvidas: pegue o carro e siga em direção a São Francisco de Paula. A cidade de ambiente rústico é conhecida pela oferta de atividades ao ar livre, como visitas a cachoeiras, parques e montanhas. Não deixe de visitar o Lago São Bernardo, um espaço perfeito para uma caminhada despretensiosa. Já o Parque da Cachoeira oferece variadas opções trilhas em meio à natureza, perfeito para quem deseja desconectar. 

Mas não acaba por aí: “São Chico”, como é carinhosamente apelidada, guarda um verdadeiro tesouro para aqueles que apreciam literatura e história. É na cidade onde se encontra a curiosa Livraria Miragem, que ocupa um casarão de três andares repletos de variados títulos, além de um charmoso café. 

Novo Hamburgo

lugares perto de Porto Alegre

Foto: Divulgação

A apenas 40 quilômetros de Porto Alegre, Novo Hamburgo é um lugar perfeito para conhecer de carro. A cidade, colonizada por alemães, oferece atrações para quem aprecia todos os tipos de passeios, desde os culturais, como os museus e casarões preservados de seu centro histórico, como os de  natureza, em parques como Henrique Luiz Roessler e Floresta Imperial. A cidade também é referência na fabricação de calçados, gerando oportunidade a turistas que desejam adquirir alguns pares com ótimo preço.

Igrejinha

viajar de carro

Foto: Gustavo.kunst/ Wikimedia Commons

Situada em uma região montanhosa e cercada por vales, Igrejinha é uma cidade que ainda preserva muitas tradições deixadas por imigrantes da Alemanha e também uma visita imperdível para conhecer de carro partindo de Porto Alegre. Com visual bucólico e aconchegante, a pequena cidade gaúcha reserva, sobretudo, atrações voltadas à natureza, como trilhas, cachoeiras e até mesmo uma rampa de voo livre. 

No entanto, é durante o mês de outubro que a cidade recebe um grande número de visitantes para celebrar a tradicional Oktoberfest, com danças típicas, quiosques com muita gastronomia alemã. 

Gramado

lugares perto de Porto Alegre

Foto: Divulgação

A cidade queridinha da Serra Gaúcha não poderia faltar nesta lista de lugares perto de Porto Alegre para viajar de carro. Afinal, estamos falando de um dos destinos turísticos mais consolidados do país e repleto de atrações. Com ruas limpas e floridas, além de uma rede hoteleira bastante diversificada, Gramado oferece diversos parques temáticos divertidos, como Snowland, único espaço de neve indoor do Brasil. 

Para os apaixonados, a cidade conta com cenários românticos, como o charmoso Lago Negro e, durante a noite, festivais de fondue e chocolate para amenizar as baixas temperaturas da região –  tornando tudo ainda mais aconchegante. Não deixe de passear com o carro pelas sinuosas curvas da Rua Torta, versão brasileira da famosa Lombard Street, na Califórnia.

Canela

viajar de carro

Foto: Gabrielrvallim/ Wikimedia Commons

A graciosa Canela disputa a atenção de turistas com sua vizinha, Gramado. No entanto, as duas cidades se complementam, já que aqui, além de parques e atrações indoor, destaca-se também a oferta de atrações de ecoturismo. Um dos grandes destaques da cidade é, sem dúvidas, o Parque Caracol, com uma queda d’água com mais de 120 metros de altura. 

Outra parada imperdível é a imponente Catedral de Pedras, com mais de 60 metros e eleita uma das sete maravilhas do Brasil.

Caxias do Sul

lugares perto de Porto Alegre

Foto: Samukasv/ Wikimedia Commons

Caxias do Sul, apesar de conhecida por ser um grande polo industrial do estado, ainda preserva muitas tradições e passeios interessantes para quem visita a cidade a turismo. Algumas atrações, inclusive, são perfeitas para quem prefere viajar de carro, como a Estrada do Imigrante, que revela tradições da cultura italiana. Ao longo do trajeto, é possível encontrar, além de paisagens incríveis, casinhas, igrejas, restaurantes típicos e aquele delicioso e farto café colonial, onde são servidos diversos tipos de doces e salgados. 

Para quem deseja um pouco mais de adrenalina, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Gruta da Terceira Légua, revela uma capela em seu interior, cujo acesso é realizado por uma escadaria com 150 degraus. Outra opção, para os mais aventureiros, é encarar a descida por rapel e escalada. 

Cambará do Sul

viajar de carro

Foto: Jjunoo/ Wikimedia Commons

Conhecida por “terra dos cânions”, Cambará do Sul é o destino perfeito para quem ama a natureza em sua forma mais exuberante. Apesar de um pouco mais distante de Porto Alegre que as demais sugestões, a cidade abriga mais de 30 cânions para visitar, considerado o maior conjunto da América do Sul. 

Os mais famosos são Itambezinho e Fortaleza, que impressionam por seus enormes paredões íngremes. Ambos estão situados no Parque Nacional de Aparados da Serra, que ainda reserva outras atrações naturais, como cachoeiras, trilhas, mirantes, entre outras opções. Além disso, se sua visita à cidade for durante o inverno, você terá a chance de presenciar nevascas que deixam o cenário tomado pelo branco. 

+ Info
Localiza
https://www.localizahertz.com/
[email protected]
0800 979 2000

Leia também:

» 11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro
» 10 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio
» O que é preciso ter para alugar um carro? Documentação e outras dicas
» Aluguel de carros: o que é necessário saber antes da locação

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Cassinos na Argentina: saiba tudo antes de visitar algum deles

Artigo anterior

10 cidades para fazer um bate e volta de carro partindo de São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar