Cidades charmosas e paisagens deslumbrantes, recheadas de atrações imperdíveis, te aguardam nestes destinos que vão fazer você se apaixonar por Goiás

Que o cerrado brasileiro tem lugares lindos, não restam dúvidas, e o estado de Goiás foi privilegiado por alguns dos cenários mais incríveis dessa região. E você, claro, não pode deixá-los de fora dos seus planos de viagem. Para te inspirar, vamos listar os 7 destinos que vão fazer você se apaixonar por Goiás.

Prepare-se para conhecer cidades charmosas e bem estruturadas, além de paisagens deslumbrantes, recheadas de atrações imperdíveis e únicas. Há opções para todos os gostos e, temos certeza, que você vai querer visitar cada uma delas.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Então, vamos direto ao que interessa. Confira, a seguir, quais são os destinos mais sensacionais e que você precisa conhecer ao viajar para Goiás.

Destinos para se apaixonar por Goiás

Mambaí

mambaí

Foto:
rafadiasbsb
/ Flickr

Uma pequena cidade do interior de Goiás, com cara de vila, Mambaí é privilegiada por uma natureza exuberante e, por isso, é o destino perfeito para os amantes do ecoturismo. Lá você encontrará cachoeiras e grutas com cenários incríveis.

Mambaí fica na Área de Proteção Ambiental (APA) das nascentes do Rio Vermelho e é cercada por belas cachoeiras, rios lindíssimos e paisagens deslumbrantes. Os destaques são a Cachoeira do Funil, o Poço Azul, a Cachoeira Paraíso do Cerrado, a Cachoeira do Alemão e a Caverna do Borá.

Com tantos cenários espetaculares, a cidade tornou-se um dos destinos mais procurados para a prática de esportes de aventura, como rapel, tirolesa, bóia cross, e pêndulo. Uma atração imperdível da região, por exemplo, é a tirolesa na Lapa do Penhasco.

A cidade fica a 500 km de Goiânia (GO), mas o aeroporto mais próximo é o de Brasília (DF), a 300 km de distância.

Chapada dos Veadeiros

destinos

Foto: Aline Fortuna/ Wikimedia Commons

Localizada no nordeste de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um lugar incrível para se conhecer, especialmente se você gosta de contato com a natureza. Cercada por cânions, a região é, também, repleta de belas cachoeiras e cenários sem igual, formados a partir da ação do tempo, que não são encontrados em nenhum outro lugar. Tanto que alguns deles são cercados de mistério e, até, um pouco de misticismo, como o Vale da Lua, com formações rochosas únicas.

São tantos lugares belíssimos para visitar na Chapada dos Veadeiros que é até difícil escolher o que fazer primeiro. As inúmeras cachoeiras oferecem banhos refrescantes, enquanto as paisagens convidam a parar e contemplar suas belezas. Para os mais aventureiros também não faltam opções de lazer, como arvorismo, canionismo, rapel, tirolesa e cavalgadas.

Essa região é protegida pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que tem mais de 240 mil hectares de mata preservada e engloba oito cidades, sendo as principais bases de apoio Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante.

Terra Ronca

cidades para visitar no mato grosso

Foto: Caio Ribeiro / Wikimedia Commons

Também localizado no nordeste de Goiás, em pleno Planalto Central do Brasil, o Parque Estadual de Terra Ronca é outro lugar imperdível para os amantes do ecoturismo. A região abriga mais de 200 cavernas que revelam cenários surreais e formam um dos maiores complexos desse tipo na América Latina.

E não para por aí. O parque também tem muitas cachoeiras e paisagens deslumbrantes, ricas em flora e fauna. O nome Terra Ronca vem do “ronco” que as águas dos rios fazem no interior de suas cavernas. Aliás, em algumas delas, toda expedição é feita pelo leito dos rios.

As cavernas surpreendem pela grandiosidade e beleza. Para se ter uma ideia, o Parque Estadual Terra Ronca abriga as 30 maiores do país e a maior delas, a Terra Ronca, tem mais de 90 metros de altura. Entre os destaques também estão a Caverna Angélica, que tem 14 km de extensão, e a Caverna São Bernardo, que foi formada pelo Rio Palmeira.

Goiânia

mato grosso cidades

Foto: jcdf / Wikimedia Commons

Goiânia é também um dos destinos que vão fazer você se apaixonar por Goiás. Totalmente planejada, a cidade é a capital brasileira com maior número de áreas verdes por habitante.  Há parques espalhados por todo canto – e são muitos -, cada um com a sua particularidade e muitas opções de atividades físicas e passeios em família.

Além disso, Goiânia é bem equipada e oferece atrativos para todos os tipos de viajantes, desde os que preferem passeios ao ar livre até quem prefira viajar para fazer compras. Por falar nisso, as feirinhas da cidade são famosas e agradam a todos os gostos. Já para quem prefere o turismo cultural, tem vários museus e centros culturais.

Vale a pena, ainda, experimentar os deliciosos pratos da culinária goiana nos muitos restaurantes e bares espalhados pela cidade. Por isso, ao viajar para Goiás, reserve um tempo para conhecer sua bela capital.

Pirenópolis

Goiás

Foto: Pixabay

Bem no interior de Goiás, a pequena Pirenópolis encanta por suas ruas de pedras e construções coloniais e atrai turistas de toda parte por suas belezas naturais incríveis. A cidade é cercada por rios de águas cristalinas que formam cachoeiras belíssimas. E o melhor: a maior parte delas tem fácil acesso e ótima estrutura para receber os visitantes.

Conhecida carinhosamente como Peri, a cidade é o destino perfeito para os amantes do ecoturismo e para quem procura um lugar tranquilo para curtir a natureza. Além disso, é um ótimo lugar para aprender mais sobre a cultura e a história de Goiás, através de suas igrejas e museus.

Entre tudo o que é possível fazer em Pirenópolis, comece visitando seu centro histórico, conheça a Rua do Lazer e, depois, avance natureza adentro. Mas, prepare-se, Peri tem pelo menos 80 cachoeiras acessíveis por trilhas que levam a verdadeiros paraísos.

Rio Quente

lugares para conhecer em Goiás

Foto: [email protected] / Flickr

A pequena cidade de Rio Quente, no sudoeste de Goiás, é conhecida por seu enorme complexo hoteleiro que atrai turistas de toda parte. Localizada aos pés das nascentes do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, a cidade se beneficia do maior manancial hidrotermal do mundo e tem piscinas naturais com águas a 37ºC.

O Rio Quente Resort é o destino perfeito para quem viaja em família. O local conta com parques aquáticos com piscinas naturais com água termal, cascatas, toboáguas e praia artificial, além de sete hotéis e uma ótima infraestrutura para você aproveitar os dias sem se preocupar com nada.

As principais atrações de Rio Quente são o Hot Park, o Parque das Fontes, o Eko Aventura Park e o Parque da Serra de Caldas. O aeroporto mais próximo fica na cidade vizinha, Caldas Novas, a 27 km.

Cidade de Goiás Velho

cidades goiás

Foto: cultura.go.gov

A cidade de Goiás Velho é a antiga capital do estado e um excelente destino para quem gosta de turismo cultural e histórico. Com um ar de interior, a cidade tem ruas de pedras e várias casinhas no estilo barroco, extremamente preservadas, que remontam à fundação da Vila Boa de Goyaz.

O centro histórico transborda cultura em suas várias construções centenárias e nas demonstrações artísticas frequentes ali, como saraus, jogral, artes plásticas, literatura, cerâmica e culinária.

Goiás Velho também é cercada por uma natureza exuberante, repleta de belas paisagens. Cortada pelo Rio Vermelho, a cidade está na região da bacia do Tocantins-Araguaia e tem vários rios para conhecer.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Como chegar em Pirenópolis saindo de Goiânia ou Brasília

Artigo anterior

Cavernas e grutas são atrações imperdíveis do Mato Grosso do Sul

Artigo seguinte

Você pode gostar