Aluguel de carro em Belo Horizonte: Minas Gerais reúne importantes cidades históricas e culturais que enriquecem a experiência de quem está viajando de carro pelo estado

Quem conhece Minas Gerais sabe a significativa carga histórica que o estado, que conta com 853 municípios, carrega. Após um longo período em quarentena e com o turismo retornando às suas atividades, o cenário se mostra favorável para os viajantes que podem conhecer melhor o país, incluindo, obviamente, as cidades históricas mineiras. 

São roteiros que chamam a atenção em cada detalhe, agregando muitos conhecimentos sobre a história do Brasil, o que faz com que sejam perfeitos para uma viagem de carro. Nas estradas, é possível conhecer diferentes atrativos e, claro, se deixar ganhar pela culinária local, que também é protagonista. 

Aluguel de carro em Belo Horizonte

Aluguel de carro em Belo Horizonte: cidades históricas para conhecer partindo da capital mineira

Foto: Pixabay

Para quem chega de outros estados, há a possibilidade de alugar um automóvel assim que sair do aeroporto e há diversas opções de aluguel de carro em Belo Horizonte

Próximo ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Confins – Tancredo Neves e do Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha-MG – Carlos Drummond de Andrade, por exemplo, certamente há uma unidade da Localiza. A locadora também está presente em outros pontos da cidade, sendo uma alternativa a mais para quem chega pela rodoviária. 

São mais de dez agências de viagens espalhadas pela capital mineira, oferecendo automóveis para todos os estilos de viajantes e roteiros. Algumas estradas exigem um modelo específico e, por isso, é importante contar com uma locadora com diversas opções.

A consolidada Belo Horizonte

Aluguel de carro em Belo Horizonte: cidades históricas para conhecer partindo da capital mineira

Foto: PedRodarte/ Flickr

Belo Horizonte é uma cidade que já consegue atrair os mais diversos perfis de turistas, sejam eles corporativos ou de lazer. São diversos atrativos espalhados pelo destino, como a Lagoa da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, a Praça do Papa e o Estádio do Mineirão.

Gastronomicamente, o destino se consolida e conquista cada vez os mais rigorosos paladares. No Mercado Central, por exemplo, os visitantes podem encontrar bons queijos, doces e peixes, além de artesanatos, ervas medicinais e plantas. Alguns dos grandes sucessos gastronômicos de Belo Horizonte são feijão tropeiro, queijo de minas, goiabada cascão, pão de queijo, frango com quiabo, doce de leite, entre muitos outros. 

E a versatilidade do destino não se pauta somente em seus atrativos. No segmento cultural e de eventos, “Beagá” se responsabiliza por promover diversas ações ao longo do ano. Para se ter uma ideia, o último Carnaval atraiu mais de 211 mil turistas, segundo dados divulgados pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), posicionando a cidade entre os principais destinos dos foliões pelo Brasil.  

Além de Belo Horizonte: conheça outros destinos mineiros 

Aluguel de carro em Belo Horizonte: cidades históricas para conhecer partindo da capital mineira

Foto: Alex Costa Maciel/ Wikimedia Commons

Que Belo Horizonte vem ganhando espaço no mercado do turismo, não é novidade. Mas que tal adicionar algumas outras cidades em um roteiro cheio de história e cultura? Para isso, selecionamos cinco destinos ricos em tradição para quem deseja aprender mais e curtir a paisagem enquanto viaja de carro. Confira!

Diamantina

Terra de importantes nomes da história brasileira, como Chica da Silva e Juscelino Kubitschek, o município, localizado a 295 quilômetros de Belo Horizonte, é Patrimônio da Humanidade pela Unesco e uma das principais cidades do estado. Há diversos casarões, sobrados, construções e igrejas espalhados por suas ruas. 

Quem quiser ir além da parte cultural e dos prédios históricos, poderá curtir as paisagens naturais da Serra do Espinhaço, por exemplo, onde é possível realizar diversas atividades de ecoturismo e turismo de aventura. Se a ideia é curtir uma boa festa, é bom deixar marcado no calendário a Vesperata, evento que acontece dois sábados por mês, com músicos tocando nas sacadas dos casarões da Rua da Quitanda. 

Mariana

É aqui que a história de Minas Gerais começa. Afinal, Mariana, localizada a 127 quilômetros da capital mineira, foi a primeira vila, cidade e capital do estado, fundada em 1711. O destino detém um enorme patrimônio barroco produzido durante o Brasil Colônia. Por isso, há monumentos e sobrados que tornam seu estilo único. 

A cidade também costuma atrair os amantes de esportes radicais. Uma vez ali, é possível realizar atividades como montanhismo e mountain bike em alguns dos principais atrativos do município, como o Parque Estadual do Itacolomi, onde também está localizado o Pico do Itacolomi. 

Ouro Preto

Tombada como Patrimônio Histórico pela Unesco e primeira capital do Brasil logo após a independência, Ouro Preto deixa explícita toda a importância de sua riqueza cultural. Localizada a 108 quilômetros de Belo Horizonte e vizinha de Mariana, a cidade é conhecida pelas diversas atrações que se transformam em aula de história ao ar livre. 

Os destaques ficam por conta das obras de Antônio Francisco Lisboa, também conhecido como Aleijadinho, sendo a Igreja São Francisco de Assis uma das principais. Os visitantes também tem como dever passar na antiga Mina do Chico Rei e no Museu da Inconfidência, complementando a experiência. Uma dica: use sapatos confortáveis, visto que ladeiras não vão faltar. Não esqueça de curtir a noite ouropretana em um dos diversos bares espalhados pelas ruas. 

Tiradentes

A cidade carrega no nome um pedaço da história e, obviamente, ela não poderia ficar de fora da lista. Situada a 203 quilômetros de distância da capital mineira, Tiradentes é tombada como Patrimônio Histórico da Unesco e sede de alguns dos mais famosos festivais culturais do país. Apesar de pequeno, o destino tem seu charme e detém importantes prédios históricos, como é o caso da Capela Bom Senhor da Pobreza e a Matriz São João, que teve a planta desenvolvida por Aleijadinho. 

Este é um lugar que não pode ser apreciado de longe:  vale a pena estacionar o carro e aproveitar cada detalhe. Para deixar a experiência ainda mais completa, faça aquele passeio de jardineira ou de charrete pelas ruas e deguste as delícias mineiras nos restaurantes localizados na área central. 

São João Del Rei

São João Del Rei fica ao lado de Tiradentes. No entanto, diferente de sua vizinha, é um pouco mais movimentada, com comércio agitado e até mesmo trânsito em alguns pontos. Mas não se deixe enganar: por trás dessa vibrante atmosfera, o município guarda muita história, sobrados centenários, museus, igrejas e outros verdadeiros tesouros nacionais. 

Isso logo é percebido com o tocar dos sinos, que badalam em conjunto e trazem uma sensação de paz. Esta é uma tradição passada por diversas gerações de sineiros e que rendeu à cidade o apelido de “terra onde os sinos falam”. 

Não deixe de apreciar a beleza e os detalhes da matriz de São Francisco de Assis, datada de 1774, que mantém em seu interior diversas obras barrocas de Aleijadinho. Ainda entre os destaques religiosos está a Basílica Nossa Senhora do Pilar, construída em 1721, cujo acabamento é folheado a ouro. 

Uma vez na cidade, faça o imperdível passeio na Maria Fumaça, considerada a mais antiga do país e inaugurada por Dom Pedro II em 1881. O trajeto percorre doze quilômetros de trilhos até Tiradentes.   

Gostou das dicas de viagens e aluguel de carro? Se por esse texto você já se impressionou com a grandiosidade desses destinos, imagine então ao vivo. Portanto, em uma próxima oportunidade, não deixe de realizar esses roteiros de carro e aproveitá-los ao máximo!

+ Info
Localiza
https://www.localizahertz.com/
[email protected]
0800 979 2000

Leia também:

» 11 cidades turísticas em Minas Gerais para conhecer viajando de carro
» 10 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio
» O que é preciso ter para alugar um carro? Documentação e outras dicas
» Aluguel de carros: o que é necessário saber antes da locação

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

United fornece testes gratuitos para a COVID-19 em voos para o Havaí

Artigo anterior

Parque nacional tailandês envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Artigo seguinte

Você pode gostar