Surpreendentemente, existem 220 etnias e tribos indígenas no país. Certamente, essa é uma herança riquíssima que representa a origem dos primeiros povos do Brasil, que ate é hoje, seguem preservando sua cultura e tradições.
Além disso, as dez maiores etnias indígenas somam 211 mil pessoas. Portanto, selecionamos essas 10 maiores tribos indígenas com maior população em nosso país. Veja.
1. Guarani
Primeiramente, os guaranis, que vivem no lado do Brasil, possuem três grupos: caiová, ñandeva e mbya. Além disso, segundo os dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a maior concentração indígena brasileira, é formada por guaranis.
2. Ticuna
A tribo ticunas está espalhada ao longo do rio Solimões, tanto no Brasil, quanto no Peru e na Colômbia. A maioria das comunidades vivem de caça, pesca e algumas aldeias, surpreendentemente, já trabalham com turismo de base comunitária.
Foto: Divulgação
3. Caingangue
Os caingangue ou “Kaingang” vivem nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, distribuídas em aproximadamente 30 terras indígena.
4. Macuxi
Os Macuxis habitam uma região de fronteira entre o Brasil e a Guiana. Além disso, são um subgrupo que vivem entre as cabeceiras dos rios Branco e Rupununi.
Foto: Divulgação
5. Terena
Os índios terena contam com uma população bastante numerosa que vivem em áreas do Mato Grosso do Sul.
6. Guajajara
A tribo guajajara habita mais de dez terras indígenas da Amazônia, no estado do Maranhão. A língua falada pela tribo é o teneteara, da família tupi-guarani.
Foto: Divulgação
7. Ianomâmi
Os ianomâmis têm o costume de aglomerar seus membros. Por isso, várias famílias vivem juntas sob o teto de grandes habitações e, geralmente, se casam com parentes.
8. Xavante
O povo indígena brasileiro xavante ocupam o estado leste do Mato Grosso e, certamente, vivem da caça e com turismo de experiência.
Foto: Divulgação
9. Pataxó
Ganharam projeção nacional em 1997, com a morte do índio Galdino, incendiado por jovens de classe alta de Brasília enquanto dormia em uma rua da capital federal. O ganha-pão principal dos pataxós é o artesanato, com peças que misturam madeira, sementes, penas, barro e cipó.
10. Potiguara
Por fim, os potiguaras são de origem tupi-guarani e seu nome significa “comedores de camarão”, porque, além de tirarem o sustento de atividades agrícolas, caça, pesca e extrativismo vegetal, são grandes coletores de crustáceos e moluscos.
Foto: Divulgação
Leia também:
100 destinos para conhecer no Brasil
Jovem dá a volta na Europa gastando apenas 1 euro por dia
Americano viaja durante 50 anos e conhece todos os países do mundo
Viajando o mundo como voluntário: uma viagem para o bem
Destinos exóticos para visitar no Brasil
Fotos: Bolg Mais Estudos.
Fonte: https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_287713.shtml
Inscreva-se em nosso canal:
Planeje sua Viagem
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]