O que fazer em Essuatíni (antiga Suazilândia), um segredo bem guardado da África

Atualizada em:

Há um ditado que diz: “Nos menores frascos é que existem os melhores perfumes”. Essuatíni, em poucas palavras, personifica esse ditado. Anteriormente conhecida como Suazilândia, esta nação sem litoral faz fronteira a norte e a sul com a África do Sul e a leste com Moçambique. Uma das últimas monarquias existentes do continente africano é precisamente Essuatíni.

Apesar de seu tamanho, o país está repleto de atividades imperdíveis, incluindo o passeio mais clássico do continente: o safári.

Essuatíni é uma potência de viagens, pois contém todos os elementos geográficos da paisagem da África, com exceção do deserto e do mar. Ele resistiu ao impulso de se modernizar, tendo uma forte dedicação à conservação da cultura nativa, contrastando com a maioria dos seus congêneres africanos. O povo suazi é conhecido por sua atitude descontraída e seu ritmo de vida despojado.

Considere Essuatíni como seu próximo destino e descubra um dos países mais fascinantes da África Austral.

Para onde ir?

Essuatíni África
Foto: africantravels

Essuatíni é dividida em cinco regiões principais, cada uma oferecendo uma experiência única. Cada região tem um ponto único, sejam paisagens de tirar o fôlego ou emocionantes encontros com a vida selvagem. Você poderá desfrutar plenamente dessa área se passar algum tempo lá. No entanto, devido ao tamanho compacto do país, é simples ir de uma parte do país para outra.

A pulsação cultural do centro de Essuatíni

África
Foto: africantravels

A capital Lobamba (a capital legislativa), é o principal destino turístico do país. Existem muitos locais agradáveis para visitar perto daqui:

  • Vale Essuatíni

O “núcleo” real da nação está localizado aqui. Com suas incríveis vistas panorâmicas, fica claro por que Essuatíni, que significa “lugar do céu”, recebeu esse nome. As atrações dentro e ao redor do vale incluem golfe, visita a galerias de arte, trekking nas colinas e passeios pelo Centro de Artesanato de Essuatíni.

  • Santuário de vida selvagem de Mlilwane

A primeira área protegida em Essuatíni é o Santuário de vida selvagem de Mlilwane, situado no vale de Essuatíni. O local é tranquilo, adorável e de fácil acesso. Embora tenha apenas 46 quilômetros quadrados, é o lar de de dezenas de espécies como antílopes, gnus, zebras, javalis, hipopótamos e crocodilos. Passeio ideal para quem gosta de estar ao ar livre. Além das belas paisagens, o santuário também conta com uma variedade de atividades de aventura são oferecidas, incluindo passeios a cavalo, ciclismo e observação de pássaros.

  • Reserva Natural de Mantenga

Um ótimo lugar para experimentar o esplendor natural e o rico legado cultural de Essuatíni é a Reserva Natural de Mantenga. Nessa atração, visitantes tem a experiência de conhecer os costumes e cultura da comunidade nativas da Aldeia Cultural de Mantenga. Nela é possível fazer uma visita em um assentamento de cabanas suazis da década de 1850, onde os visitantes podem descobrir todos os aspectos do modo de vida suazi, incluindo a comida e os rituais, bem como a estrutura familiar. Depois disso, você pode se aventurar do lado de fora e ver a adorável Cachoeira Mantenga, experimentar o rafting ou aproveitar uma aventura de espeleologia.

A terra da aventura da região oeste

Essuatíni África
Foto: africantravels

A região Noroeste, que é principalmente no highveld, é um lugar deslumbrante. Emlembe e Ngwenya, dois dos picos mais altos de Essuatíni, são cobertos por colinas arrebatadoras e impressionantes bacias hidrográficas que compõem a borda leste da cordilheira Drakensberg da África do Sul. As atividades de aventura são abundantes nesta área, por isso, se você está procurando fazer seu coração bater e bombear mais sangue, conheça a região.

  • Reserva Natural de Malolotja

A Reserva Natural de Malolotja é atraente e ideal para caminhadas graças ao seu terreno variado. O ponto focal é o rio Komati, que corta um desfiladeiro e desce através de corredeiras e cachoeiras. A reserva também é lar de zebras, elandes, gnus e antílopes. Existem cerca de 280 espécies de aves conhecidas, então prepare seus binóculos. 

  • Reserva Natural Phophonyane

A Reserva Natural Phophonyane está escondida em uma encosta arborizada com vista para o Rio Phophonyane e a cachoeira que leva o mesmo nome. A reserva é tranquila e serena e pode ser percorrida a pé, a cavalo, de mountain bike ou até mesmo de tirolesa pelas copas das árvores. 

Comunidade e Conservação do Nordeste 

Essuatíni
Foto: africantravels

O Nordeste está localizado em Lowveld, uma vasta área de mata plana, em oposição ao Noroeste. O cenário é ideal para um safári porque o solo é comparável ao encontrado no Parque Nacional Kruger. Além disso, a área cercada por belas montanhas também abrigam comunidades isoladas como os Shewula, uma bela ilustração do turismo comunitário.

  • Parque Nacional Hlane Royal

O Parque Nacional Hlane Royal é considerado uma das melhores regiões do país para fazer um safári. Leões, leopardos, rinocerontes e elefantes vivem na reserva. Numerosas espécies de antílopes também estarão presentes. Este é mais um excelente local para observação de pássaros em Essuatíni. Outras atividades disponíveis na região são: mountain bike, caminhadas guiadas de observação de pássaros, caminhadas noturnas pela mata, passeios dedicados a rinocerontes e passeios culturais.

  • Reserva Natural de Mlawula

Devido ao tamanho da Reserva Natural de Mlawula, tanto savanas secas quanto florestas tropicais podem ser encontradas lá. Como resultado, é considerado um dos mais diversos e certamente os melhores locais de trekking do país.

  • Reserva Natural de Mbuluzi

Esta pequena reserva é caracterizada pela natureza intocada.  Nesta área, animais como hipopótamos, gnus, girafas e zebras, podem vagar livremente por matas de acácias, pastagens abertas e savanas douradas, bem como florestas ribeirinhas com arbustos de figueiras e tamareiras silvestres. Os oceanos azuis e as praias brancas ficam a apenas uma hora de carro – apenas 70 km – da fronteira com Moçambique.

Sudeste – Bem de perto da vida selvagem

Essuatíni África
Foto: africantravels

O Lowveld compõe uma parte substancial da região sudeste de Essuatíni. A Reserva Mkhaya Game é o principal local de safári do país. A experiência com rinocerontes na reserva é conhecida mundialmente. É mais provável que você veja o rinoceronte gentil e criticamente ameaçado aqui do que em qualquer outro lugar da África. Para além de serem mais frequentes, estes encontros são também mais próximos, o que torna uma experiência genuinamente única e excepcional.

Esta área também inclui o rio Usutu. Este rio, que é o principal de Essuatíni, é perfeito para rafting e uma emocionante explosão de adrenalina.

Cenário espetacular no sudoeste

Essuatíni África
Foto: Divulgação

O território do Sudoeste é caracterizado por terrenos levemente inclinados e rios caudalosos que esculpem vales e desfiladeiros, criando paisagens deslumbrantes.

  • Deserto de Ngwempisi

Para aqueles que procuram trilhas difíceis e emocionantes, esta região de Essuatíni é perfeita. O ambiente árido e desabitado é dominado por um magnífico desfiladeiro criado graças ao rio Ngwempisi, que corta as colinas de Ntfungulu. As vistas e paisagens fazem a difícil caminhada valer a pena.

  • Propriedade de Golfe Nkonyeni

O rio Usutu faz fronteira com a Propriedade de Golfe Nkonyeni. Uma vez vencedor do PGA Tour da África do Sul, Louis Oosthuizen (entre os favoritos em casas de apostas em dólar com os eventos de golfe oferecidos há muitos anos) e o designer de campos de golfe do Zimbábue, Peter Matkovich, criaram o Golden Eagle Links (inaugurado em 2020). O campo de golfe Nkonyeni Bushveld, é um campo de campeonato de alto nível, sendo uma atração imperdível para amantes do esporte.

O que comer em Essuatíni?

É uma boa notícia para os vegetarianos e veganos que a comida tradicional de Essuatíni raramente contém carne. A carne é reservada para festas e raras ocasiões porque é um luxo. Feijão e arroz, abóbora e batata-doce são alimentos básicos comuns. Quando está na estação, uma variedade de frutas tropicais, incluindo manga, goiaba, mamão, banana e abacate, são oferecidas.

Clima e quando viajar  

Essuatíni África
Foto: africantravels

De meados de abril a meados de outubro é a estação seca. As noites são frescas, enquanto os dias são ensolarados. Temperatura média de 20°C.

Começando no final de outubro e indo até março é a estação chuvosa. Mesmo que fique frio à noite, as noites costumam ser quentes durante o dia. A temperatura máxima é de 32°C.

  • A temporada de Buganu, de fevereiro a março, é quando você pode saborear a cerveja marula produzida localmente.
  • De maio a setembro é a melhor época para ver a vida selvagem em Lowveld, pois as temperaturas são mais amenas e a flora de inverno cria um belo cenário. Além disso, é quando acontece o renomado festival Umhlanga.
  • A melhor época para viajar, se você estiver procurando por aventura e oportunidades para fotos incríveis, é de dezembro a abril. Rios que correm livremente e rica flora fornecem belos cenários.

Informações adicionais 

  • Suázi e inglês são as duas línguas oficiais.
  • A maior parte do país de Essuatíni é livre de malária, tornando-se uma região de baixo risco para a doença.
  • A área do país totaliza apenas 17.364 quilômetros quadrados.
  • O Lilanguéni (plural Emalangeni) é a moeda. Seu valor é igual ao de um rand sul-africano. Em todos os lugares se aceitam o rand, e o troco provavelmente será oferecido em Emalangeni.
  • As gorjetas em restaurantes geralmente variam entre 10% e 15%.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima