Os 10 maiores estádios do mundo para conhecer viajando

Atualizada em:

Se você é fã de futebol e ama viajar, aproveite para conhecer os 10 maiores e mais importantes estádios do mundo. Descubra onde ficam, sua capacidade, times e quais os principais eventos que já sediaram. 

Os estádios de futebol são verdadeiros ícones culturais e, para os amantes do esporte, visitar essas grandiosas estruturas é uma experiência única. Se você é apaixonado por futebol e adora viajar, não pode deixar de conhecer os 10 maiores e mais importantes estádios do mundo.

Essas imponentes arenas carregam consigo história, tradição e uma clima de emoção que cativa qualquer pessoa, inclusive aqueles que não entendem muito de futebol. Além dos jogos futebolísticos, muitos desses locais também sediam campeonatos, olimpíadas e grandes espetáculos musicais.

Um exemplo foi a segunda edição do Rock in Rio no Maracanã, em 1991, que reuniu músicos e turistas do mundo inteiro.  Outro evento inesquecível foi o icônico Live Aid, em 1985, que contou com a apresentação do Queen para mais de 82 mil pessoas, no Wembley Stadium, em Londres.

Prepare-se para mergulhar nessa jornada, conhecendo os maiores e mais importantes estádios do mundo, casa de times famosos como Manchester United, Barcelona, Inter de Milão e outros.

Maiores estádios de futebol do mundo

Old Trafford (Manchester)

Estádios ao redor do mundo
Foto: André Zahn / Wikimedia Commons

O Old Trafford é a casa do Manchester United, clube da Premier League inglesa. Fundado em 1910, tem capacidade para 76.212 torcedores, sendo um dos maiores e mais tradicionais estádios esportivos do Reino Unido. O Teatro dos Sonhos, como foi apelidado pelo jogador Bobby Charlton, também sedia campeonatos de rugby e já foi palco para diversos cantores como Bon Jovi, Bruce Springsteen e Rod Stewart.

La Bombonera (Argentina)

Estádios ao redor do mundo
Foto: Matibro / Wikimedia Commons

Estádio do time Boca Juniors, o belíssimo La Bombonera possui uma energia própria, que faz tremer suas estruturas em dias de jogos. Inaugurado em 1940, tem capacidade para 54 mil torcedores, sendo um dos estádios mais importantes da Argentina. Sediou inúmeros clássicos e foi casa de jogos icônicos com Diego Maradona, que o apelidou de “Templo do Futebol”.

Santiago Bernabéu (Madrid)

Estádios ao redor do mundo
Foto: Fernando Pascullo / Wikimedia Commons

O Santiago Bernabéu é a casa oficial do Real Madrid, um dos times de futebol mais importantes do mundo. O local, que possui capacidade para 81.044 espectadores, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Madrid, na Espanha.

O estádio já sediou finais da UEFA Champions League e da Eurocopa, jogos da Copa do Mundo de 1982 e a Final da Copa Libertadores da América de 2018. Os fãs de futebol podem aproveitar para fazer um tour pelo local e conhecer suas dependências, como a sala de troféus, o banco de reservas e os vestiários.

San Siro (Milão)

Estádios ao redor do mundo
Foto: Prelvini / Wikimedia Commons

Conhecido como Estádio San Siro, o Giuseppe Meazza abriga tanto o AC Milan quanto o Inter de Milão desde 1947.  Sempre paira no ar uma grande dúvida – e rivalidade entre as torcidas – sobre o nome oficial do estádio, que só foi rebatizado de Meazza em 1980, após a morte do jogador italiano.

Com uma arquitetura impressionante e inconfundível, sem dúvidas, é um dos recintos esportivos mais emblemáticos da Europa. Durante muitos anos, ostentou o título de maior do mundo, comportando impressionantes 140 mil pessoas. Contudo, devido a preocupações com segurança, a capacidade atualmente é limitada a 75.817 espectadores.

Camp Nou (Barcelona)

Estádios ao redor do mundo
Foto: Maria Rosa Ferre / Wikimedia Commons

Com capacidade para acomodar 99.350 torcedores, o Camp Nou se destaca como o maior estádio da Europa e o quinto maior do mundo. Sede do Barcelona, o estádio foi construído no final da década de 1950, porque a antiga casa do time, Les Corts,  já não comportava a torcida, que crescia mais a cada vitória. O local sediou jogos da Eurocopa, Copa do Mundo, Liga dos Campeões da UEFA, dentre outros eventos sociais e culturais.

Anfield Road (Liverpool)

Estádios ao redor do mundo
Foto: Ruaraidh Gillies / Wikimedia Commons

O Anfield Road é a sede do Liverpool FC desde a formação do time, em 1892. Antes, era a casa do Everton Football Club, desde a sua fundação em 1884. O estádio é um dos mais antigos do mundo e, devido à sua capacidade para 53.394 espectadores, é o sétimo maior estádio de futebol da Inglaterra.

Estádio Azteca (Cidade do México)

Estádio de futebol
Foto: AnatGutman / Wikimedia Commons

O Estádio Azteca é o maior estádio do México, tendo capacidade para 87 mil torcedores. Inaugurado em 1966, é a casa oficial da Seleção Mexicana de Futebol e de times como Club América.

É conhecido mundialmente por ter sido o local onde Diego Maradona fez o famoso “La Mano de Dios”, o gol histórico da Seleção Argentina contra a Inglaterra, nas quartas-de-final da Copa de 1986.

O estádio também sediou a Copa de 1970, na qual o Brasil foi campeão com a equipe de Pelé, além de receber os Jogos Pan-americanos de 1975, o Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 de 1983 e a Copa das Confederações de 1999.

Wembley Stadium (Londres)

estádio de futebol
Foto: Arne Müseler / Wikimedia Commons

O Wembley Stadium possui capacidade para 90 mil espectadores, sendo o maior estádio do Reino Unido e segundo maior da Europa. Foi construído entre 2003 e 2007 no local do antigo Estádio de Wembley, de 1923.

A nova construção foi projetada com o intuito de expandir sua capacidade para competições esportivas, abrangendo não só o futebol, mas também o rúgbi e o atletismo, além de receber espetáculos musicais de grande porte.

Vale ressaltar que o antigo estádio foi palco de espetáculos inesquecíveis, como o Live Aid, que contou com a presença do Queen. Além disso, vários outros ícones musicais já se apresentaram, entre eles, Michael Jackson, Madonna, U2, Oasis e Guns and Roses.

Estádio Wanda Metropolitano (Madrid)

estádio
Foto: Fernandopascullo / Wikimedia Commons

O Wanda Metropolitano, atual Civitas Metropolitano, é a casa do Atlético de Madrid. O estádio foi inaugurado em 2017 e tem capacidade para aproximadamente 68 mil torcedores. A mudança do nome ocorreu devido à troca de patrocínio.

Segundo informações da Revista Lance, a Civitas terá direito ao local pelos próximos 10 anos e promete desenvolver um complexo esportivo nos arredores do estádio, que contará com um mini-estádio, pista de atletismo e uma praia com ondas artificiais. A previsão é de que tudo fique pronto em 2024.

Maior estádio do Brasil

Estádio do Maracanã

maior estádio do Brasil
Foto: Валерий Дед/ Wikimedia Commons

O Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido mundialmente como Maracanã, é o maior estádio do Brasil e um dos mais importantes do mundo. Localizado na cidade do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 1950 e sediou milhares de jogos icônicos.

O Maracanã é um símbolo cultural e esportivo do Brasil, sendo um dos poucos estádios a sediar duas finais de Copa do Mundo e também ter recebido os Jogos Olímpicos em 2016. Com capacidade para quase 79 mil pessoas, o estádio foi abençoado pelo Papa João Paulo II e já foi casa para diversos espetáculos, como shows de Frank Sinatra, Tina Turner e do festival Rock in RIo.

EXTRA

Maior estádio de futebol do mundo

May Day Stadium

maior estádio
Foto: Gilad Rom / Wikimedia Commons

Localizado em Pyongyang, na Coreia do Norte, o May Day Stadium possui capacidade total para 114 mil espectadores, sendo o maior estádio do mundo. Como o país não tem uma tradição futebolística, o estádio recebe poucos eventos. O local é famoso por sediar o Festival Arirang – Festival das Grandes Massas e Performances Artísticas e Ginásticas.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima