Atualizada em:
Cidades no interior do Paraná: Crie um roteiro repleto de opções envolvendo belezas naturais, história e até mesmo muita aventura
Ninguém espera que cidades menores possam oferecer uma diversidade de passeios e até mesmo descanso para quem está de férias, ou procurando lugares que fogem das rotas tradicionais de turismo. Pensando nisso, separamos 10 cidades no interior do Paraná que valem a visita. Confira!
Ilha do Mel
A Ilha do Mel é um dos lugares mais conhecidos no Paraná e é considerada um Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO. A sua beleza e vegetação preservada encantam os turistas que procuram o destino para se desconectar da vida urbana. Outro fato que a torna especial é nunca estar lotada, pois existe um limite de visitação de 5 mil turistas por dia, o que garante a sua preservação. O acesso para o local pode ser feito de carro ou ônibus até Pontal do Sul e de lá, pegar uma Barca para a Ilha. Também é possível pegar a barca na cidade de Paaranaguá.
Ao chegar lá, um dos pontos mais famosos é o Farol das Conchas, que possui uma vista fascinante da cidade e a Estação Ecológica, uma área de reserva e preservação ambiental. Se você gosta de praia, não deixe de conhecer a Praia Grande, que é pouco povoada, mas dona de uma beleza exuberante. Outro passeio muito comum na região é a Gruta das Encantadas, um local repleto de lendas e mistérios e palco de muitas fotos, mas atenção, pois a travessia para a gruta só acontece quando a maré estiver baixa, então fique atento à tábua das marés.
Colônia Witmarsum
O próprio nome da cidade já indica que ela representa um pedaço da Alemanha no Brasil. Colônia Witmarsum está localizada a 60km de Curitiba e sua população é majoritariamente formada por pessoas que fazem parte de uma cooperativa agropecuária que comercializa queijos e leite e que tentam manter viva a cultura alemã, por meio da culinária, e, sobretudo, do idioma.
O clima bucólico é um dos atrativos deste destino, que guarda seu passado no Museu de História Witmarsum, primeira parada para entender sobre a vida no local, que oferece também diversão para as crianças no Poneyland, um sítio com animais e passeios incríveis. E, claro, não tem como visitar a cidade sem conhecer suas cervejarias, cafés coloniais e restaurantes para desfrutar na plenitude de seu clima europeu.
Lapa
Lapa é um pequeno município situado a 65km de Curitiba, que abriga o maior conjunto arquitetônico preservado do estado e uma parte marcante da história do Brasil, por ter sediado a batalha militar da Revolução Federalista de 1894 que impediu o avanço das tropas contrárias à proclamação da República.
A parada número um na cidade é o Monumento dos Tropeiros, um painel que retrata o trabalho dessa classe, tão importante para a região. O Centro Histórico da Lapa também é um passeio tradicional, onde é possível encontrar uma série de opções de lugares para visitar, como Theatro São João, Museu Histórico e Museu de Armas. A cidade também possui ótimos restaurantes para se deliciar com a culinária tropeira.
Morretes
Morretes é uma cidade muito charmosa no litoral do Paraná, onde encontra-se uma das atrações mais queridinhos do Brasil, o passeio de trem para Morretes, que percorre a Serra do Mar pela Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba. Apesar de um longo caminho, que leva até 3h30 de viagem, é uma experiência marcante, por revelar paisagens incríveis com túneis, cachoeiras, vales, montanhas e muita Mata Atlântica.
Chegando lá, outro local que não pode ficar de fora da lista é a Igreja Matriz Nossa Senhora do Porto, que tem uma arquitetura de deixar o queixo caído. Caminhar às margens do rio Nhundiaquara também é outro atrativo da cidade, onde é possível ver várias construções e uma vida agitada no centro, sempre repleto de turistas. Ir a Morretes e não experimentar a cachaça da região e a famosa balinha de banana, é um desperdício!
Antonina
Outro tesouro escondido no interior do Paraná, Antonina é uma cidade que está a 85km de Curitiba e é repleta de história. É aquele lugar que parece cenográfico, fica em frente a Baía de Antonina, muita conhecida por sua calmaria e é rodeada por uma cadeia de montanhas da Serra do Mar, então se você procura descanso, lá é o lugar certo!
O centro histórico tem várias construções antigas, praças e igrejas que conferem um clima colonial à região. Além disso, há algumas atrações nos arredores, como o rio Cachoeira, muito procurado para a prática do rafting; Estrada do Bairro Alto, onde há inúmeras opções de trilhas.
Carambeí
Prepara-se para comer muito e conhecer um cantinho da Holanda no Brasil ao visitar Carambeí, cidade localizada a 100km de Curitiba. O Parque Histórico é a principal atração da região, cercado por ruas charmosas, lagos e jardins, é um passeio agradável para fazer durante o dia, além de incluir vários pontos históricos, como a reprodução da antiga vila holandesa, museu dos equipamentos agrícolas e casas tradicionais.
O Parque das Águas também merece atenção, ele que foi inspirado na arquitetura do bairro de Zaandijk, na Holanda e possui moinhos e casas históricas preservadas, além do espaço Casa da água, que mostra a tecnologia sustentável usada na Holanda para gestão dos recursos hídricos. E dentro desse cenário europeu não poderiam faltar lojas de doces, tortas e iguarias tradicionais que encantam os turistas.
Prudentópolis
Prudentópolis, conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes, é também um pedacinho da Ucrânia no Brasil por abrigar um grande número de imigrantes, que preservam as tradições até hoje. Pela fama, já dá para imaginar que é um destino repleto de aventuras. Há inúmeras cachoeiras e trilhas para conhecer na região, a mais famosa é o Salto São Francisco, que possui 196 metros de queda livre e é considerada a maior cachoeira da região Sul e a quinta maior do Brasil.
Outro local que vale a visita é o Salto São Sebastião, com 120 metros de altura, que é muito procurado por praticantes de rapel e canionismo. Mas, atenção, para chegar lá é preciso fazer uma trilha de dificuldade média. Agora, para quem busca contato com a natureza, mas sem adrenalina, o Recanto Perehouski é a melhor indicação. É uma área de lazer com trilhas leves e poços para banho. Apesar dos maiores atrativos da região serem em áreas verdes, o centro da cidade também oferece muita história, com igrejas, museus e monumentos que resgatam a cultura ucraniana.
Paranaguá
Paranaguá, a cidade mais antiga do Paraná não poderia ficar de fora da lista, além de ter uma relevância econômica muito importante para a região, devido ao Porto de Paranaguá, que é o segundo maior da América Latina em volume de exportações e o primeiro em movimentação de grãos. E é de lá que saem as embarcações rumo à Ilha do Mel, um dos destinos mais requisitados da região Sul do país.
O seu centro histórico é considerado um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por remeter ao tempo do Brasil Colônia e Império. Ele é bem diversificado, com museus, casarios antigos, mercados de artesanato e muitas igrejas para conhecer.
Pico Paraná
Um destino que não pode faltar na lista dos aventureiros, o Pico Paraná não recebeu esse nome a toa, localizado no município de Antonina, é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil. Um paraíso para os amantes de trekking e adrenalina. Subir até o pico é uma tarefa que exige muito esforço físico, por ser uma caminhada íngreme, com trechos expostos a altura e muitas pedras. Para chegar até o final, leva-se em média dois dias, ou seja, é preciso ir preparado para acampar! A época mais indicada para viver essa experiência é de abril a agosto, quando as chuvas são mais escassas na região.
Foz do Iguaçu
Um dos cartões postais mais famosos do Brasil, que atrai turistas do mundo todo, Foz do Iguaçu é uma parada obrigatória. Lá é possível encontrar as famosas Cataratas do Iguaçu, que foram consideradas uma das sete maravilhas da natureza e representam o maior conjunto de quedas d’água no mundo.
O Parque das Aves é outro ponto turístico importante da região, onde é possível encontrar animais resgatados de tráfico e de maus-tratos. É também uma experiência em que é possível aprender como resgatar cuidar do meio ambiente.
Fora da rota de atrações no meio da natureza, encontra-se o Marco das Três Fronteiras, que além de ter uma bela vista, um ótimo pôr-do-sol, demarca as fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai, reunindo história e cultura.
E por fim, um outro ponto que não pode faltar em qualquer roteiro para Foz do Iguaçu é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo. Ela une o Paraguai ao Brasil, pelo Rio Paraná, e fornece energia para os dois países, além de ser considerada uma das maravilhas da arquitetura moderna.
Leia também:
» Parque Histórico de Carambeí, um pedaço da Holanda no Paraná
» Roteiro de 2 dias em Curitiba
» Curitiba autoriza cultivo de hortas em espaços públicos
» Trem turístico Curitiba-Morretes oferece experiência com degustação de vinhos
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]