Abrir uma conta bancária na Irlanda ou na Europa e muito mais fácil do que você pode imaginar. Neste artigo apresentamos uma forma de ter um cartão e conta bancária europeia gratuita 

Como um dos principais destinos para intercambistas do mundo, a Irlanda vem aparecendo cada vez mais entre as escolhas dos brasileiros que querem morar no exterior ou ter uma experiência, seja de estudo ou trabalho, fora do território nacional. E, claro, para quem pretende morar fora do país de origem, a movimentação bancária pode ser uma dor de cabeça, principalmente considerando a alta no câmbio do dólar e euro. Por isso, abrir uma conta na Irlanda é o ideal para quem pretende fazer do país europeu sua casa temporária ou até permanente. 

Abrir uma conta bancária na Europa ou em outro país do exterior é importante não só pela facilidade de realizar transações em moeda estrangeira, como pela economia em evitar excessos de taxas e conversões. Para fazer pagamentos e compras, transferências, saques e mais operações, um dos impostos que mais desmotivam os brasileiros é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). 

Desde 2011 este imposto, que taxa todas as compras efetuadas com cartão de crédito no exterior, saques em caixas eletrônicos e também na hora de fazer o câmbio para a moeda do país de destino, é de 6,38%, ou seja, deixando sua viagem bem mais cara.

Para estadias curtas ainda é recomendado levar parte do pagamento em euro – no caso do destino ser a Irlanda – pois evita pagar a taxa em parte da quantia que você for desembolsar durante a viagem. Mas, se seus planos são de longas estadas ou até de uma mudança completa, abrir uma conta no país de destino pode ser mais vantajoso. 

Conta bancária na Irlanda gratuita

abrir conta na Irlanda

O Banco N26, um banco totalmente desenvolvido para o digital, é uma solução para estrangeiros que querem abrir uma conta bancária na Irlanda. Além da conta poder ser operada pelo aplicativo ou pelo site é 100% gratuita, não cobrando taxas de abertura ou manutenção de conta. 

Fundado em 2013, o N26 é uma startup alemã que opera com uma licença bancária completa, autorizado a atuar pelo Banco Central Europeu, o que permite movimentações financeiras sem restrição de uso. Atualmente presente em mais de 24 países, o banco conta com mais de mil funcionários e cerca de 2,5 milhões de clientes pelo mundo. Para operações bancárias como saque, débito e transferência de valores, o N26 conta com parcerias com a MasterCard e a Transferwise.

Ao usar o cartão MasterCard como débito não há taxas cobradas em compras feitas em euros nas máquinas físicas. Uma vez fora da Zona do Euro, o cartão também pode ser usado regularmente sem que taxas extras sejam cobradas além de um valor sobre a conversão de moedas a depender do câmbio atual. 

Além da facilidade em comprar e saques, a conta também permite transferências entre contas sem a cobrança de taxas. Para envio de dinheiro para contas com saldo em moedas diferentes, o N26 opera integrado com o Transferwise, reduzindo o custo e tempo da funcionalidade. A conta digital também pode receber transferências de contas, europeias e estrangeiras. Para isso, o banco fornece os dados IBAN e BIC (Swift) para cada cliente. Para usar essas funcionalidades é necessário possuir uma conta no Transferwise que também não cobra taxas de abertura ou manutenção. 

Como abrir uma conta bancária no N26 

Diferente dos bancos tradicionais, o N26 tem um processo rápido e fácil de abertura de conta. Os desenvolvedores prometem que todo o procedimento pode ser feito em 8 minutos. 

Para abrir uma conta no N26 não precisa de comprovação de renda mas é necessário que o cliente se enquadre nos seguintes requisitos: 

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter um endereço em um dos países onde o N26 já atue;
  • Possuir um smartphone com acesso à internet e que seja compatível com o aplicativo 
  • Ter um dos documentos de identificação aceitos pela instituição financeira

No caso de brasileiros, para se cadastrar no N26 são aceitos o passaporte ou uma permissão de residência permanente emitida em um dos países em que a instituição financeira atua e que tenha validade mínima de um ano. Para usar o passaporte, desde 2019 o banco também pede um visto que comprove autorização para residir legalmente em um dos países onde o N26 esteja presente, por pelo menos 12 meses. Brasileiros que tenham cidadania europeia não precisam apresentar a comprovação de residência, basta abrir a conta com o passaporte europeu. 

O N26 ainda não atua ou envia cartões para endereços no Brasil, mas já anunciou planos para abranger o país em suas operações. Enquanto isso, para abrir uma conta é possível selecionar um endereço na Europa que o cliente confia para o envio do cartão. 

Passo a Passo 

Se cadastrar no N26 é um processo simples e sem burocracia, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site do N26 e clique em “Open Bank Account”;
  • Escolha seu país de residência ou país para onde quer que o cartão seja enviado no caso de não residir na Europa. Nesse passo, é possível selecionar “Brasil” como residência. Por enquanto, seu nome entrará numa lista de espera até que o N26 inicie suas operações no país;
  • Preencha seus dados pessoais. Lembre-se que o endereço pedido será o usado para envio do cartão;
  • Escolha o tipo de conta desejado: N26 (gratuita) ou N26 You ou N26 Metal;
  • Valide seu email e faça o download do App do N26;
  • No aplicativo, confirme seus dados enviando uma foto sua e da folha de dados de seu passaporte ou documento escolhido para verificação;
  • Após aprovado, seu cartão será gerado e emitido. Escolha entrega regular (gratuita, em até 10 dias) ou expressa (€25, em 2 ou 3 dias úteis).

Uma vez cliente do N26, o banco conta com uma equipe de suporte disponível via telefone, email ou chat, tudo por dentro do aplicativo ou site. Atualmente, o suporte é feito em inglês, alemão, espanhol, francês ou italiano.

Leia também:

» 12 situações onde o seguro viagem pode ajudar
» Como escolher um seguro viagem: confira o passo a passo
» Bagagem extraviada: como o seguro viagem pode ajudar
» Seguro viagem obrigatório: para que serve e outras dicas

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Como funciona o seguro viagem: valores, prazos e condições

Artigo anterior

Ipanema: conheça o melhor da boemia carioca

Artigo seguinte

Você pode gostar