Em uma viagem para o exterior, muitos imprevistos podem acontecer. O seguro viagem é uma maneira de garantir que nenhum problema ficará entre você e a viagem dos seus sonhos. 

O seguro viagem oferece coberturas para despesas médicas, extravio e perda de bagagem e até caso você precise cancelar a sua viagem, além de diversos outros benefícios. E como ele funciona? 

Quanto custa

Foto: Dominik Jirovský / Unsplash

O preço de um seguro viagem irá variar de acordo com o destino, quantidade de dias em viagem e a abrangência da cobertura. Em comparadores de seguro é possível cotar o melhor plano para você com base nesses dados. 

Se você está indo para a Europa, por exemplo, onde o seguro viagem é obrigatório para a entrada de turistas estrangeiros no país, contratar uma garantia de segurança pode custar menos de 10 reais por dia. 

Em uma viagem de 10 dias para Portugal, um seguro viagem para um adulto até 70 anos, com a cobertura de 40 mil dólares em assistência médica e 800 dólares para extravio de bagagem pode sair por cerca de 92 reais por pessoa. Ou seja, 9 reais por dia no exterior. 

O preço também pode variar caso o seguro seja contratado para um grupo ou excursão ao invés de planos individuais. 

Condições

Para indenizar o viajante o seguro viagem segue algumas condições. Para as despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas, as operadoras recomendam que o seguro seja acionado antes do atendimento. Assim, podem indicar lugares conveniados ou enviarem um médico até onde o viajante está hospedado. 

Para traslado de corpo, a indenização é apenas para a liberação e transporte do corpo do segurado do local da ocorrência do falecimento até o domicílio ou local do sepultamento. Em caso de regresso sanitário o seguro indeniza as despesas com o traslado de regresso do segurado ao local de origem da viagem ou de seu domicílio caso este não se encontre em condições de retornar como passageiro regular por motivo de acidente pessoal ou enfermidade cobertos pelo seguro. 

O traslado Médico é a indenização das despesas com a remoção ou transferência do segurado até a clínica ou hospital mais próximo em condições de atendê-lo. Em caso de morte em viagem, o seguro paga o capital segurado aos beneficiários do segurado, de uma única vez ou sob a forma de renda, em caso de falecimento do segurado por causas naturais ou acidentais durante o período de viagem.

O seguro também indeniza se o segurado sofrer invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem. Essa indenização ocorre em caso de perda, redução ou impotência funcional definitiva provocada apenas por acidente pessoal ocorrido durante o período de viagem. 

Para bagagem extraviada, é preciso que o segurado preencha formulário junto a companhia aérea e comprove a perda das malas. Nesse caso, o pedido de indenização também só é válido no destino, não podendo acionar o seguro por perda de bagagem no voo de regresso ao país de origem. Para reembolso das despesas em caso de cancelamento de viagem, o beneficiário precisa comprovar um motivo previsto na apólice, como morte do segurado ou de parente de 1º grau. 

Mas as condições gerais podem variar dependendo do plano escolhido. Tenha certeza de conferir o que é previsto em sua apólice antes de acionar o seguro. 

Prazos

O seguro viagem deve ser contratado antes do dia do embarque e ser válido durante toda a viagem, desde a saída do país de origem até o regresso. 

Para alguns países, em que o seguro viagem é obrigatório para a entrada de turistas estrangeiros, o plano deve ser contratado com ainda mais antecedência. Isso porque, a comprovação de que o viajante está segurado pode ser pedida para a emissão de vistos, além da imigração na chegada ao país. Cheque as condições necessárias para o seguro viagem em seus destino de escolha. 

Agora que você sabe dos benefícios e como o seguro viagem pode fazer com que suas férias sejam muito mais tranquilas, arrume as malas e boa viagem!

Leia também:

» 12 situações onde o seguro viagem pode ajudar
» Como escolher um seguro viagem: confira o passo a passo
» Bagagem extraviada: como o seguro viagem pode ajudar
» Seguro viagem obrigatório: para que serve e outras dicas

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

GTA oferece seguro viagem para empresas e grupos corporativos

Artigo anterior

Como abrir conta bancária na Irlanda 

Artigo seguinte

Você pode gostar