Primeira viagem para Portugal: documentos, língua, moeda, lugares, transporte e dicas para aproveitar ao máximo suas férias

É a sua primeira viagem à Portugal? Quando vamos para um destino pela primeira vez, muitas dúvidas podem surgir – ainda mais quando se trata de um país diferente. Quais documentos levar, quais passeios fazer, qual a moeda utilizada, qual a melhor época para ir?

Essas e outras questões podem atrapalhar uma tão esperada viagem de férias, certo? Portanto, separamos aqui as respostas às principais dúvidas de quem realiza uma primeira viagem a Portugal. Confira:

Quais documentos apresentar?

Portugal

Foto: silviakille / Pixabay

Para entrar em Portugal a turismo e com permanência de até 90 dias não é necessário visto, apenas um passaporte com validade de no mínimo três meses após a data da viagem. Portanto, para conferir todos os documentos e recomendações necessárias, clique aqui para acessar o portal consular.

No entanto, é obrigatório ter em mãos:

  • A reserva dos hotéis garantindo sua hospedagem;
  • Recursos financeiros que possam garantir sua estadia no país;
  • Comprovantes de passagens aéreas de ida e volta para o Brasil.
  • Seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros.

Qual moeda levar?

Portugal

Foto: Luis Ascenso / Wikimedia Commons

A moeda oficial de Portugal é o euro (€). Você pode trocar seu dinheiro por euros no Brasil, em lojas especializadas em câmbio que realizam esta transação. Nesta matéria você aprende como comprar euros em lugares confiáveis e com desconto.

Em Portugal você também pode utilizar os cartões de crédito e débito internacionais – esses cobram o IOF a cada compra ou saque realizado, mas também são amplamente aceitos no país. Assim, lembre-se sempre de se informar sobre as taxas para saber exatamente qual opção compensa mais na data da sua viagem.  

Idioma

Portugal

Foto: Pixabay

A língua oficial é o português, o que para nós, brasileiros, facilita muito a comunicação. Portanto apesar das diferenças fonéticas e de algumas palavras e termos específicos, é bem fácil entender o português falado em Portugal e vice-versa. Em locais mais turísticos o inglês e o espanhol também são utilizados.

Cidades para visitar em Portugal

Portugal

Foto: Pixabay

Portugal é um destino que reúne tantas possibilidades que fazer um roteiro pelo país pode parecer uma tarefa impossível. Para ajudar, separamos algumas cidades bonitas para conhecer no país e elaborar seu roteiro.

É só clicar em cada uma delas para conferir uma lista de possibilidades que pode ajudar muito quem vai uma primeira vez ao país:

Como ir para Portugal

Diversas companhias aéreas operam voos diretos entre algumas capitais brasileiras e Lisboa. A viagem, dependendo da cidade de origem, dura cerca de 9 horas. A principal companhia que realiza a rota entre os destinos é a TAP Air Portugal, maior aérea portuguesa.

No Brasil, a companhia é muito procurada por oferecer voos para Lisboa e conexões para diversos países da Europa, além de possibilidade de realizar “stopover” em Portugal.

Fizemos um relato sobre como é a viagem pela TAP de São Paulo a Lisboa na classe econômica, além de fornecer dicas para conseguir descontos em sua passagem.

Melhor opção de transporte dentro do país

Portugal

Foto: Pixabay

Alugar um carro pode ser uma ótima opção para viajar por Portugal. As estradas são boas e bem sinalizadas. Além disso, dependendo do número de pessoas viajando no mesmo automóvel, pode se tornar uma alternativa mais econômica. O carro é vantajoso também para quem não tem muito tempo no país, podendo se descolar de uma cidade a outra de forma mais rápida.

Entre as principais cidades, uma ótima e econômica opção são os trens operados pela CP, ou “comboios”, como falam os portugueses. Os ônibus também também são baratos, mas um pouco menos confortáveis e, em alguns casos, mais lentos. A Rede Expressos viaja para vários destinos portugueses.

Melhor época para visitar Portugal

Foto: Guia Viajar Melhor

Em Portugal os brasileiros não passarão tanto frio como em outros países Europeus. Podemos dizer que o destino é um dos mais ensolarados do continente. No entanto, vale a pena destacar algumas dicas para quem visita o país pela primeira vez.

Viajar para Portugal entre maio e outubro pode te fazer gastar mais, pois este é o período considerado como alta temporada. Assim, é neste mesmo período que as temperaturas podem chegar a atingir 40ºC e as praias ficam lotadas. Clique aqui para conhecer as principais praias de Portugal.

Porém, no inverno, as atrações costumam estar mais vazias. Esta estação em Portugal não é tão gelada e dificilmente atinge temperaturas negativas – salvo em algumas localidades, como na Serra da Estrela. No entanto, durante as festas de fim de ano o fluxo de turistas aumenta. Por fim, para conferir o que fazer em cada estação do ano em Portugal veja a matéria melhor épocara para ir a Portugal.

Leia também:

» Portugal: 15 fotos de Óbidos que vão te convencer a visitar a vila
» 6 hotéis históricos em Portugal para se hospedar
» Roteiro em Évora: o que fazer em 2 dias na capital do Alentejo
» Lugares para conhecer em Évora

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Dicas de turismo em Sagres

Artigo anterior

Termas de Saturnia: conheça as incríveis cascatas de águas quentes da Toscana

Artigo seguinte

Você pode gostar