Atualizada em:
Se você está procurando lugares para viajar no Brasil, prepare-se para conhecer 100 destinos turísticos incríveis do nosso país – praias, cidades históricas e vilarejos
Parques, praias, cachoeiras, dunas, lagoas, cidades históricas e muito mais. O que não falta são destinos diferentes para todos os gostos e tipos de turistas. Em um país tão grande, fica fácil achar algumas das melhores viagens no Brasil e se apaixonar de vez pelo país. Muitos turistas gostam de viajar para conhecer locais e monumentos famosos em países como França, EUA, Inglaterra, entre outros. No entanto, o Brasil também conta com vários destinos turísticos e lugares fascinantes que precisam ser descobertos.
Grande em beleza e território, o Brasil é maravilhoso, de norte a sul do país encontramos um país diverso, com diferentes lugares para viajar no Brasil que enchem os olhos de turistas do mundo inteiro. Para quem busca por dicas de viagens e destinos para conhecer, neste artigo selecionamos as melhores viagens no Brasil para se aventurar e curtir paisagens surreais. Prepare a sua mochila e pegue a estrada para curtir um dos países mais surpreendentes do mundo!
Lugares para conhecer no Brasil
Baía dos Porcos, Fernando de Noronha – PE
Começamos nossa lista de destinos para conhecer no Brasil com Fernando de Noronha. Ao norte da ilha, próximo a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos tem apenas 100 metros de extensão com paisagens de impressionam. O mirante próximo proporciona uma vista incrível da praia e do Morro dos Dois Irmãos. O acesso a praia só pode ser feito a pé, por uma trilha leve. O mar calmo de Noronha tem águas transparentes perfeito para um mergulho livre em uma das melhores viagens do Brasil.
Centro Histórico de Paraty – RJ
Quase nada mudou nas construções do séculos XVIII e XIX tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. O cenário colonial é melhor explorado por meio de walking tours ou tour guiado para saber a história dos casarões e da cidade. Nos sobrados coloridos de Paraty funcionam lojinhas de artesanato, bares e restaurantes. Em épocas festivas, a cidade vira palco de diferentes eventos, veja a agenda local para organizar a sua viagem.
Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina – BA
Após uma subida íngreme de 300 metros chega-se em um dos melhores lugares para conhecer na Chapada Diamantina. O Morro do Pai Inácio tem 1120 metros de altitude, do topo é possível ver as principais formações da chapada como o Morro do Camelo, o Morrão e o Três Irmãos. Há quem diga que a Chapada Diamantina é uma das melhores viagens no Brasil, se você gosta de natureza, vale incluir na sua lista de desejos!
Praia do Aventureiro, Ilha Grande – RJ
O estado do Rio de Janeiro é um dos principais lugares para viajar no Brasil. Na Costa Verde, a Praia do Aventureiro é um dos cartões postais da Ilha Grande, em Angra dos Reis. Uma vila de pescadores, lar de pouco mais de 100 pessoas, bela e isolada. A Praia do Aventureiro fica dentro da área protegida pela Reserva Biológica. Em dias de mar agitado, forma boas ondas e atrai surfistas. Por lá não há luz elétrica, pousadas, muito menos sinal de internet. É possível acampar na mediante a cadastro prévio e reserva de embarcação para transporte até a ilha.
Piscinas naturais de Maragogi – AL
O estado de Alagoas é um dos destinos no Brasil mais visitados por estrangeiros. O litoral alagoano é um dos melhores destinos para conhecer no Brasil, pois abriga uma enorme diversidade de atrações naturais.
As piscinas naturais de Maragogi, também conhecidas como Galés de Maragogi, são formadas por recifes de corais e possuem águas cristalinas. Durante a maré baixa é que as piscinas estão perfeitas para observar os diversos peixes, corais e demais vida marinha que convivem ali. Também é possível praticar mergulho com snorkels ou mergulho conduzido por até 5 metros de profundidade em um dos principais destinos nacionais do País.
Cânion do Xingó – SE
Um dos passeios mais bonitos do Sergipe é o passeio de barco pelo Rio São Francisco até o Cânion do Xingó. Com direito a banho em um dos rios mais icônicos do Brasil, o turista ainda pode andar de canoa pelos cânios, fazer stand up paddle nas águas tranquilas ou praticar rapel nos paredões. O ponto de partida do passeio é na cidade de Canindé a 3 horas de viagem de Aracaju.
Baía dos Golfinhos, Pipa – RN
O nome desse lugar cercado pelo mar e por falésias, se dá pelos golfinhos presentes nas águas que escolheram o local para caçar e de vez em quando, aparecer na superfície para deixar os visitantes admirados. Extremamente preservada por não possuir nenhuma estrutura, com excessão do Santuário Ecológico sobre as falésias. Suas águas tranquilas também são ótimas para banho, essa praia é um dos melhores lugares para viajar no Brasil.
Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros – GO
Formado a mais de 600 milhões de anos, o Vale da Lua recebe esse nome porque abriga rochas que foram esculpidas há milhares de ano por um rio, que o deixou com aparência de crateras lunares. Um trilha leve nos leva ao vale, que está próximo ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na Serra da Boa Vista. Completam a paisagem suas diversas piscinas naturais e fendas.
Cachoeira do Urucá, Uiramutã – RR
O município do Uiramutã, que possui a maior porcentagem de população indígena no Brasil, também possui uma das cachoeiras mais bonitas do estado de Roraima. A Cachoeira do Urucá tem cerca de 20 metros de altura, desaguando em um riacho com águas absolutamente cristalinas.
Praia de Tambaba, Conde – PB
Há 25 km da capital paraibana, falésias altas e íngremes protegem a beleza pura e natural da primeira praia de nudismo oficial do nordeste. A Praia de Tambaba é dividida em duas partes: uma que inclui suas piscinas naturais e é proibido ficar nu; e outra onde, a partir do ponto de fiscalização é obrigatório tirar a roupa.
Dali também partem trilhas que levam à outras praias da Costa do Conde, como Marcelia e Arapuca.
Pelourinho, Salvador – BA
O Pelourinho é outro lugar imperdível para conhecer no Brasil. Se quiser aproveitar ao máximo esse patrimônio histórico baiano vá às terças-feiras. Nesse dia da semana, além de se maravilhar com os casarões conservados do século XVII e XVIII ainda poderá assistir uma missa ao som de batuque na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 18h. Sem dúvidas Salvador e outros destinos da Bahia merecem entrar na lista das melhores viagens no Brasil.
Caverna Aroe Jari, Chapada dos Guimarães – MT
É a maior gruta de arenito do Brasil com 1550 metros de extensão. Sua entrada principal chega aos 10 metros de altura e 60 de largura. Leve lanternas para explorar as pinturas rupestres que decoram a caverna.
Alter do Chão, Santarém – PA
Com praias que só aparecem na vazante do rio Tapajós, a vila de pescadores de Alter do Chão recebe o apelido de Caribe Amazônico. Ainda pouco conhecida pelos brasileiros, Alter pode ser um dos melhores lugares para visitr no Brasil e conhecer de perto a beleza tropical da Floresta Amazônica. Águas doces, quentes, de tons variantes de azul-turquesa e as areias brancas fazem das ilhas balneários concorridos em plena selva tropical.
Porto de Galinhas – PE
A 70 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é repleta de piscinas naturais com águas mornas e transparentes cheias de peixes coloridos e jangadas que flutuam no mar cristalino durante a maré baixa. Porto de Galinhas é mais um destino dessa lista de lugares imperdíveis para conhecer no Brasil e se apaixonar pela natureza do nosso país.
Além das famosas piscinas naturais, Porto de Galinhas também oferece praias com ondas fortes, como a Praia de Maracaípe, perfeitas para a prática de surf. A praia de Muro Alto é ponto de encontro dos apaixonados por esqui aquático, wakeboard e jet-ski.
Praia do Gunga, Barra de São Miguel – AL
Outro destino imperdível no Brasil, a Praia do Gunga é perfeita tanto para quem procura relaxar em águas calmas enquanto observa uma paisagem impressionante, quanto para quem quer um pouco de ação e aventura nos passeios de buggy ou praticando esportes náuticos.
Logo na entrada da Fazenda do Gunga, um mirante dá as boas vindas aos visitantes com uma vista panorâmica dos coqueirais e do mar. Com praias calmas e clima agradável durante quase todo o ano, o estado de Alagoas é considerado um dos principais destinos e lugares para viajar no Brasil.
Monte Roraima – RR
Para os mesmos lados de Urucá, o Monte Roraima é orgulho do município de Uiramutã. É o sétimo ponto mais alto do país com 2.875 metros de altitude, está na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela e seus paredões impressionam pelas formas. Além dos diversos rios, cachoeiras e esculturas de cristal que complementam a paisagem.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – MA
Se você procura aventura em uma das suas viagens no Brasil, inclua os Lençóis Maranhenses em seu roteiro pelo Nordeste. Formado por quilômetros de dunas de areias branquinhas e as lagoas de água doce, criada pelo acúmulo de água das chuvas, os Lençóis Maranhenses é considerado um dos melhores lugares para viajar no Brasil!
Fique atento ao período exato de chuvas e qual é a melhor época para fazer sua viagem aos Lençóis Maranhenses, pois você precisará disso para encontrar as lagoas cheias e ver um dos melhores destinos para conhecer no Brasil.
Pão de Açúcar, Rio de Janeiro – RJ
O cartão-postal mais famoso do Rio de Janeiro não pode ficar fora da lista de destinos para conhecer no Brasil. O Pão de Açúcar está a 396 metros do nível do mar e por isso, oferece uma das vistas mais lindas do município carioca. O primeiro teleférico construído no país foi o Bondinho do Pão de Açúcar que liga o morro ao Morro do Urca.
Com atrações turísticas de uma grande capital e algumas das paisagens mais famosas do país, a cidade do Rio de Janeiro ainda é a escolha da maioria dos estrangeiros que buscam viagens no Brasil.
Centro Histórico de Ouro Preto – MG
A cidade de Ouro Preto originou-se nos antigos garimpos de ouro do final do séculos XVII e início do XVIII. Era a principal cidade do Ciclo do Ouro, foi sede da Inconfidência Mineira e berço de vários artistas famosos do barroco brasileiro. Hoje, por causa das construções tão bem conservadas, é tombada Patrimônio Mundial pela Unesco. Uma breve caminhada já te faz voltar no tempo, tamanha a riqueza histórica do lugar.
O circuito das cidades históricas mineiras formam um dos destinos no Brasil mais adorado por quem gosta de arte barroca, história e cultura brasileira. Encontre diferentes dicas de viagens em Minas Gerais.
Praia do Forno, Arraial do Cabo – RJ
A Praia do Forno está a 1,5 km do centro de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e seu acesso só é possível por mar ou trilha em meio às matas preservadas. As águas são as mais cristalinas e transparentes possíveis, o que é ótimo para ver as tartarugas marinhas em meio aos recifes de corais em um mergulho. E quando bater a fome, experimente os mariscos em um restaurante flutuante. Veja nossas dicas sobre Arraial do Cabo e descubra tudo sobre um dos melhores lugares para viajar no Brasil.
Algodoal, Ilha de Maiandeua – PA
Algodoal não é muito comentada em listas que mostram lugares para viajar no Brasil, mas é um destino super charmoso que merece sua visita. O destino é um dos vilarejos que formam a Ilha de Maiandeua, na região nordeste do Pará. Possui 19 km quadrados de praias, além dos manguezais, trilhas ecológicas, passeios de canoa e pesca esportiva como alguns dos atrativos. A vida noturna da ilha também chama atenção, muito jovens procuram conhecer o destino em busca das festas ao som de reggae e ritmos regionais.
Poço Azul, Riachão – MA
Dois poços de águas cristalinas, cercados por paredões de pedras vermelhas. Debaixo d’água, com máscara e snorkel, pode-se observar e nadar em meio aos peixes. Além de tudo isso, o complexo do Poço Azul possui várias cachoeiras ao longo da trilha para chegar ao local. Lá é possível passar a noite em chalés, ou acampar e ficar ainda mais próximo da natureza.
Lagoa do Paraíso, Jericoacoara – CE
A 30 minutos da vila de Jericoacoara está seu cartão-postal mais famoso. A Lagoa do Paraíso é um dos destinos mais desejados do Brasil e deslumbra qualquer turista com suas águas esverdeadas e doces. Passar o dia tirando fotos nas redes esticadas sobre a água é obrigação de todo visitante. Kitesurf e mergulho também são atividades populares devido às águas calmas e transparentes.
Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões – RS
As ruínas da antiga Catedral e São Miguel contam a história dos Sete Povos das Missões, como ficaram conhecidos as reduções jesuíticas vindas para catequizar os povos indígenas. Muito preservado, o Sítio Arqueológico de São Miguel foi tombado pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial. A dica aqui é fazer a visita guiada para absorver a grande história do local.
Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu – PR
As imensas Cataratas do Iguaçú formam um dos principais cartões postais brasileiros. Os turistas estrangeiros consideram essa uma das melhores viagens do Brasil, segundo avaliação publicada no TripAdvisor. De fato, é impossível não se encantar pelos 275 saltos que escoam em torno de 1 milhão e 500 mil litros de água por segundo. Todo esse cenário natural compõe uma das paisagens mais belas do mundo.
Esse paraíso criado por diferentes formações rochosas localizado na divisa do Brasil com a Argentina, recebe mais de 1 milhão de visitantes ao ano, por isso possui uma ótima estrutura turística. Por esses motivos as Cataratas do Iguaçu merece entrar na sua lista de destinos turísticos no Brasil que merecem ser visitados.
Pedra Furada, Parque Nacional da Serra da Capivara – PI
O Parque Nacional da Serra da Capivara é pouco conhecido mas guarda em si mais de 600 sítios arqueológicos que nos trazem partes da história da humanidade, com pinturas rupestres de até 12 mil anos. O sítio modelo de escavação arqueológica é o Boqueirão da Pedra Furada, onde estão duas das mais famosas pinturas do parque: dois animais símbolos da região; e o “Beijo”.
Lagoinha do Leste, Florianópolis – SC
Praia é o que não falta para conhecer no Brasil mas, chegar até Lagoinha não é mamão com açúcar. Para acessar a praia mais bonita de Florianópolis é preciso encarar uma trilha de uma hora em meio a mata fechada, por trechos bem íngremes. Mas o esforço é recompensado pelas areias brancas e fofas que separam o mar de ondas fortes e formam uma lagoa perfeita para banho.
Praia de Canoa Quebrada, Aracati – CE
Canoa Quebrada é um dos destinos mais cobiçados do Ceará e tem motivo. Os paredões das falésias multicoloridas tomam conta da paisagem, as jangadas, rústicas, completam o cenário deslizando pelas águas esverdeadas e calmas do mar. Estando a 160 km de Fortaleza a prática do bate e volta é comum para os turistas, mas o pôr-do-sol só é visto normalmente por quem escolhe pernoitar na vila.
Não sabe onde vai ser a sua próxima viagem no Brasil? Veja nossas dicas sobre o Ceará e descubra um dos melhores lugares para viajar no Brasil.
Cânion Itaimbezinho – Cambará do Sul – RS
Lembra do cenário da novela Chocolate com Pimenta? Ele fica no Rio Grande do Sul, no Parque Nacional de Aparados da Serra a mais de mil metros de altitude. O Cânion Itaimbezinho nos tira o fôlego e fazem nos sentir minúsculos. Por vezes, nascentes escorrem pelas beiradas em forma de cachoeiras, agregando ainda mais para o espetáculo. Um dos melhores destinos para viajar no Brasil.
Gramado – RS
Principal destino para conhecer na Serra Gaúcha, é o Brasil com cara de Europa. Em meio a morros e montanhas, o clima frio atrai os amantes de vinho e fondue. No fim do ano o evento Natal Luz toma as ruas da cidade com desfiles, música e decoração natalina.
Dunas de Genipabu – RN
O tour pelas Dunas de Genipabu é um dos principais passeios em Natal, no Rio Grande do Norte. Os visitantes curtem o cenário andando de buggy por entre as dunas do parque. Entre uma paisagem e outra, é possível fazer paradas para andar de dromedário ou praticar esquibunda e aerobunda na nascente do Rio Pratagi e Lagoa do Jacumã. Para quem deseja aventura experimente pedir o passeio “com emoção” ao seu guia.
Centro Histórico de São Luís – MA
O Centro Histórico de São Luís foi construído com influências de diversas nacionalidades europeias, como portugueses, espanhóis, franceses e holandeses. As construções formam um museu que narra diferentes épocas da história brasileira. Toda a área antiga é tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, principalmente pelos belo casarões conservados do século XVIII e XIX, cobertos com azulejos lusitanos.
Um passeio de dois dias inteiros é o necessário para explorar os principais pontos turísticos do centro histórico, mas sempre vale a pena ficar um pouco mais e curtir uma caminhada pelas ruas, museus e apreciar a gastronomia local. Quer mais dicas sobre São Luís? Veja outros artigos sobre o Maranhão e faça uma de suas melhores viagens no Brasil.
Jardim Botânico de Curitiba – PR
Inaugurado a meros 26 anos atrás, o Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais visitados em Curitiba. Sua construção inspirada nos jardins franceses, permite que o visitante possa conhecer mais sobre a flora brasileira. Durante o passeio, conheça o Jardim das Sensações: uma trilha de 200 metros que é percorrida vendada para realmente “sentir” o aroma das flores.
Campos de Girassol, Uberlândia – MG
Os campos de girassóis de Uberlândia formam um oceano amarelo no coração do Triângulo Mineiro. Estão na fazendo Cinco Estrelas e são plantados para fazer rotação de cultura, porém, para os curiosos os girassóis que chegam até 1,60 metro de altura impressionam. E rendem ótimas fotos.
Fervedouro, Jalapão – TO
O Jalapão tem se tornado uma das principais viagens no Brasil. O clima selvagem cheio de descobertas trouxe fama para a terra das dunas, fervedouros e do capim dourado.
Procurando um local exótico para adicionar na sua lista de destinos para conhecer no Brasil? Um dos passeios mais emblemáticos de Tocantins é com certeza a ida aos fervedouros do Jalapão. São piscinas naturais com alta densidade devido a pressão da água, o que faz com que seja quase impossível afundar. Boiar nos fervedouros se torna uma experiência incrível pelo cenário repleto de belezas naturais intocadas. Veja nossas dicas viagens para o Jalapão e descubra um dos melhores lugares no Brasil.
Ponta Negra, Natal – RN
A mais popular praia da cidade de Natal, Ponta Negra tem como marca registrada o Morro do Careca, uma duna de 120 metros de altura e cercada por vegetação, com acesso fechado. O paisagem se completa com um mar repleto de banhistas, surfistas, praticantes de windsurf, kitesurf, e stand-up paddle.
Inhotim, Brumadinho – MG
Maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o instituto inhotim abriga mais de 20 galerias abrigam obras de 85 artistas de 26 diferentes nacionalidades: instalações, esculturas, desenhos, fotos e vídeos. Tudo isso cercado por um lindo jardim botânico, que ostenta uma das maiores coleções de espécies vivas entre todos os jardins botânicos do país.
Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
A cidade do Rio de Janeiro está entre os principais lugares para conhecer no Brasil, considerado o maior cartão-postal brasileiro. A Cidade Maravilhosa é conhecida mundialmente e entre os principais destinos, a Praia de Copacabana marca o coração da cultura carioca com 3 km de extensão que enchem de movimento dia e noite.
Entre as atrações da praia estão o Forte de Copacabana, inúmeros bares e quiosques, além de pontos icônicos como a estátua do escritor Carlos Drummond de Andrade. E se você gosta de festa, viajar para Copacabana durante o carnaval pode ser uma de suas melhores viagens no Brasil.
Arquipélago de Anavilhanas, Novo Airaão – AM
O Arquipélago de Anavilhanas é a imagem descrita do que vemos quando pensamos “Amazônia”. É um dos maiores conjunto de ilhas fluviais, enlaçado pelo Rio Negro na divisa de Manaus e Novo Airão. Mais de 400 ilhas que guardam um ecossistema extremamente rico, daqueles que só é possível encontrar na maior floresta tropical do mundo.
Para ver mais informações sobre a Amazônia e outros lugares no Brasil, confira nossas dicas de viagens e descubra novos destinos para conhecer.
Cachoeira do Tabuleiro, Serra do Cipó – MG
A Cachoeira do Tabuleiro está a cerca de 180 km de Belo Horizonte, com seus 273 metros de queda d’água é a terceira maior cachoeira do Brasil. Após uma trilha de mais ou menos uma hora chega-se ao poço fundo e perfeito para banho que é formado pela queda d’água.
Palácio Quitandinha, Petrópolis – RJ
O Palácio Quitandinha foi construído para ser o maior hotel-cassino da América do Sul, mas com a proibição dos jogos de azar no Brasil, acabou virando condomínio, e que condomínio. A elegância e o luxo ainda imperam nos salões abertos à visitação. Com tours guiados é possível conhecer tudo sobre o magnífico edifício.
Cristo Redentor, Rio de Janeiro – RJ
Não dá para pensar em lugares para conhecer no Brasil sem pensar na enorme estátua no topo do Monte Corcovado. O Cristo Redentor é um dos símbolos brasileiros mais conhecidos, e também mais visitados. Com seus 38 metros de altura é a segunda maior estátua de Jesus no mundo e está na lista das 7 maravilhas do mundo moderno fazendo dele um dos melhores lugares para viajar no Brasil.
Encontro das Águas, Manaus – AM
A convergência dos Rios Negro e Solimões é passeio obrigatório em Manaus. Devido às diferentes densidades e velocidades, as águas dos dois rios não se misturam, causando um efeito impressionante. As águas negras e quentes do Rio Negro correm lado a lado com as barrentas e frias do Rio Solimões por 6 km antes de realmente se unirem. É naquele momento em que o Rio Amazonas começa a ser nomeado como tal.
Rio Sucuri, Bonito – MS
O Rio Sucuri está em Bonito, na Fazenda São Geraldo. Possui uma das águas mais cristalinas do planeta, além de calmas, que proporcionam uma visão subaquática que alcança distâncias incríveis. Ali o passeio é flutuar rio abaixo com snorkel para observar os peixes e os cenários embaixo d’água.
Dolina da Água Milagrosa, Cáceres – MT
A 25 km de Cáceres está uma gruta de 200 metros de altura que acaba em uma lagoa de águas cristalinas, de cores oscilantes entre o verde e o azul. A Dolina da Água Milagrosa é um dos melhores pontos de mergulho do Mato Grosso e boatos dizem que suas águas têm incríveis propriedades medicinais.
Pedra Azul, Domingos Martins – ES
O Parque Estadual da Pedra Azul é a principal atração da cidade capixaba e a Pedra Azul, a formação rochosa de quase 2 mil metros de altura, é o cartão-postal. O parque é atração para aqueles que buscam o contato com a natureza. Possui diversas trilhas e grande diversidade de fauna e flora.
Praia do Espelho, Caraíva – BA
A Praia do Espelho uma das praias mais encantadoras do sul da Bahia. Suas águas azuis formam piscinas naturais e falésias coloridas completam a paisagem junto com os coqueirais. As barracas têm um estilo único, cheio de charme, que convidam a passar o dia relaxando nas esteiras de palha ou nas espreguiçadeiras.
Praia do Patacho, Porto das Pedras – AL
Areias claras, águas translúcidas e esverdeadas, paisagem composta por coqueiros majestosos essa é a Praia do Patacho em Porto de Pedras no Alagoas. Praticamente deserta, clima bom o ano todo, transpira sossego. Durante a maré baixa, o mar seca formando piscinas naturais há centenas de metros da orla. Veja outras dicas sobre pontos turísticos em Alagoas e lugares no Brasil. Acesse nossos guias de destinos e encontre roteiros e as melhores viagens no Brasil.
Praia da Joaquina, Florianópolis – SC
Joaca, como é apelidada, é a praia das “altas” ondas. Joaquina já foi frequentada por grandes nomes do surfe, sendo sede de campeonatos nacionais e até mundiais. Lá também é popular o sandboard, tipo um surfe na areia, praticado nas dunas que são consideradas as melhores do sul do país.
Lagoa Azul, Nobres – MT
A Lagoa Azul é conhecida como Aquário Encantado, ideal para famílias que buscam passeios, ecoturismo e lugares para viajar no Brasil. E não é pra menos, a lagoa possui 6 metros de profundidade com águas cristalinas e mais de 30 espécies de peixes que podem ser observados durante a flutuação. A beleza do poço está em suas águas muito azuis pela forte presença de calcário.
Cachoeira do Abade Pirenópolis – GO
Ao final de uma trilha cercada pela mata há uma cascata de 22 metros, formando um poço de águas esverdeadas. A Cachoeira do Abade, além das águas límpidas e paisagem bucólica, também é muito procurada para a prática de rapel em seus paredões.
Centro histórico de Olinda – PE
Outro destino imperdível para conhecer no Brasil é o centro histórico de Olinda. O local remete ao início da colonização portuguesa no Brasil e ainda hoje possui edifícios conservados desde o século 16, quando a cidade era sede da Capitania de Pernambuco. Conhecer o centro a pé é a melhor maneira de mergulhar na história do lugar. Para quem é movido pelo Carnaval dê uma passadinha na Casa dos Bonecos Gigantes, onde ficam guardados os bonecões que desfilam durante a festa.
Ilha do Mel – PR
A Ilha do Mel é tranquila, com clima de vila de pescador e sossego garantido. O acesso à ilha paradisíaca e a seus 35 km de praias é feito de barco desde Paranaguá ou Pontal do Paraná. Uma vez em terra firme é difícil não se apaixonar pelo cenário selvagem de ilha deserta, muita vezes cercado de mata atlântica.
A estrutura turística da Ilha do Mel é pouca, mas presente nas pousadas, campings e restaurantes. Para ir de um ponto turístico a outro na ilha o único meio é caminhar. E não se preocupe com multidões, o acesso é restrito a 5 mil visitantes por dia, tornando-se um destino perfeito para quem busca por viagens na natureza e diferentes lugares para viajar no Brasil.
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Caravelas – BA
Este Parque Nacional é mais um destino surpreendente para quem quer visitar os principais lugares para conhecer no Brasil. A 70 km da costa baiana está um dos melhores pontos para prática de mergulho do mundo. O Arquipélago de Abrolhos é composto por 5 ilhas vulcânicas e é cercado por águas cristalinas, onde a visibilidade chega a 20 metros de profundidade.
Gosta de mergulho ou praticar snorkel? Uma vez embaixo d’água, descubra dezenas de espécies de corais cujos labirintos escondem uma vida marinha diversificada e vasta. Para os apaixonados pelo fundo do mar, o Parque Nacional de Abrolhos pode ser considerado uma das melhores viagens no Brasil.
Delta do Parnaíba – PI
O Delta do Parnaíba é um fenômeno raro que, além do Rio Parnaíba, é encontrado na foz do Rio Nilo, no Egito e em Me Kong no Vietnã. A foz do rio forma um arquipélago formado por mais de 70 ilhas, com 2.700 quilômetros quadrados de área e é composto por espelhos d´água, mangues, dunas, lagoas, animais silvestres, rios e praias com paisagens paradisíacas.
Teatro Municipal de Manaus – AM
O Teatro Municipal de Manaus está bem no centro da cidade. Foi inaugurado em 1896, sendo uma representação perfeita da riqueza da região na época do ciclo da borracha. Construído no estilo da “Belle Époque” é o maior orgulho arquitetônico e histórico da capital amazonense com sua fachada imponente e a decoração luxuosa do interior.
Mercado Ver-o-Peso, Belém – PA
Oferecendo o mais diversos sabores e aromas do Pará, o Mercado Ver-o-Peso é um dos mais famosos cartões postais da capital paraense. A feira-livre está às margens da baía do Guajará e compõe ambiente é perfeito para experimentar as exóticas frutas típicas e as delícias regionais, como o tacacá e o açaí com peixe. Além deles, reúne diversas de barracas de frutas, peixes, ervas medicinais, temperos, doces, essências e artesanato.
Praia do Bonete, Ilhabela – SP
Lar de uma pequena vila de pescadores que dependem da energia solar e sem acesso a internet, a Praia do Bonete é um paraíso saído das cartas de Pero Vaz de Caminha. Com o Rio Nema desaguando de um lado e um mar perfeito para surfistas, com ondas de até 3 metros de altura, no outro. Esse paraíso até faz valer a pena os 15 km de caminhada para chegar até lá.
Itaúnas – ES
O Parque Estadual Itaúnas oferece diversos atrativos na sua área de 3.600 hectares. Desde caminhadas, cavalgadas e passeios de buggy, canoa ou jipe, até festas de forró que começam à meia noite e vão até o nascer do sol. Para os moradores do Espírito Santo, esse é um dos melhores lugares para conhecer no Brasil. Tudo isso ambientado em um cenário de dunas, praias, restingas e manguezais. A reserva abriga ainda uma unidade do Projeto Tamar que, no verão, garante a desova das tartarugas.
Praia dos Carneiros, Tamandaré – PE
Uma da praias mais desertas do litoral pernambucano, a Praia do Carneiros é banhada por um mar muito calmo com águas transparentes. Os recifes de corais perto da costa formam piscinas naturais de águas quentes e praticamente na beira d’água está um dos cartões-postais da praia: uma igreja muito charmosa, dedicada a São Benedito, cercada por coqueiros que se destaca nos 8 km de orla.
Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis – RJ
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos possui 20 mil hectares de mata nativa repletos de cachoeiras e grande diversidade de fauna e flora, 2.800 espécies de plantas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção. É com certeza o paraíso para os aventureiros, o parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 km de trilhas de todas as dificuldades.
Pedra Furada, Urubici – SC
A Pedra Furada está no alto do Morro da Igreja, considerado o ponto habitado mais alto do sul do país com 1822 metros de altitude. A pedra é uma formação rochosa com um “furo” de 30 metros de circunferência. É possível fazer uma trilha até lá, porém, para isso é preciso o auxílio de um guia e permissão da aeronáutica, pois ela encontra-se dentro da área militar.
Duna do Pôr do Sol, Jericoacoara – CE
A pequena vila de “Jeri” é uma das principais escolhas quando o assunto é destinos nacionais para viajar no Brasil. Durante o dia, belíssimas praias e clima tranquilo com muito sol e banho de mar. No final de tarde, um cenário clássico toma conta de Jericoacoara mas, na Duna do Pôr do Sol o espetáculo é um dos mais incríveis. Por volta das cinco e meia o sol mergulha no mar e a duna, de 30 metros, vai mudando gradativamente de cores, indo do amarelo ao cor-de-rosa.
Cascata do Caracol, Canela – RS
A Cascata do Caracol é o maior símbolo natural da cidade gaúcha. São 131 metros de queda d’água, uma escada ecológica de 927 degraus leva até a base da cascata. Por ali , ainda há um mirante que está a mais ou menos 150 metros do chão, proporcionando vistas incríveis.
Baía do Sancho, Fernando de Noronha – PE
Por suas águas cristalinas e bancos de coral, a Praia do Sancho é considerada um dos melhores destinos do Brasil para a prática do mergulho livre. Para chegar enfrenta-se uma trilha feita a partir do alto de um penhasco com mirante de vista espetacular. Ali tem início os dois lances de escada, de 200 degraus, encravada na rocha, além de uma escadaria em pedra, que leva à areia branquinha.
Piscinas naturais de Moreré, Ilha de Boipeba – BA
A Bahia tem diferentes destinos para visitar, pois o estado é diverso e se tornou um dos melhores lugares para viajar no Brasil. Na maré baixa é possível sentir-se dentro de um aquário nas piscinas naturais de Moreré. As águas transparentes são repletas de peixes coloridos de várias espécies que, já acostumados com humanos, vem comer nas mãos dos turistas.
Pomerode – SC
Conhecida como a “cidade mais alemã do Brasil” pelo grande fluxo de imigrantes alemães que foram para lá, Pomerode preserva traços culturais de seus colonizadores tais como as bandas que tocam marchas típicas dos imigrantes, corais interpretando canções alemãs, grupos folclóricos que interpretam com seus trajes e coreografias das danças dos imigrantes.
Campos do Jordão – SP
A cidade de Campos do Jordão é um dos destinos do Brasil mais popular entre os turistas paulistanos, e é muito procurada durante o inverno por suas temperaturas mais baixas. Os atrativos da cidade paulista com cara de alemã estão em seus bares e restaurantes que servem uma variedade de cervejas e chopps artesanais e comida típica alemã. Além das muitas lojas de chocolates artesanais. Veja todas as nossas dicas com lugares para conhecer em Campos do Jordão.
Praia da Graciosa, Palmas – TO
É a principal “praia” da cidade que não tem saída para o mar. Os 520 metros de orla fazem parte da Usina Hidrelétrica de Lajeado, e são repletos de bares e restaurantes. Perfeita para um almoço, banho, ou relaxar até o fim da tarde quando o pôr-do-sol faz um espetáculo no lugar.
Praia da Guarita, Torres – RS
A Praia da Guarita é considerada a mais bonita de Torres, no Rio Grande do Sul. A alta-temporada é no verão, quando a larga faixa de areia dourada e batida é tomada por banhistas e surfistas. O mar é agitado, com ondas boas para a prática do surf além de outros esportes náuticos. Além de esportistas, os amantes de natureza também se sentem em casa no local, que é cercado pela vegetação nativa.
Eixo Monumental, Brasília – DF
O Eixo Monumental é uma Avenida que se localiza no centro do Plano Piloto de Brasília. Conhecido popularmente como o “corpo do avião”, estende-se por dezesseis quilômetros, fazendo a ligação entre a Rodoferroviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes. Ao longo dele situam-se diversos monumentos, como o Palácio do Buriti, o Memorial JK e a Catedral Militar Rainha da Paz.
Dunas do Jalapão – TO
A paisagem é espetacular, com enormes dunas de areia dourada que chegam a 40 metros de altura, cercadas pela vegetação da Serra do Espírito Santo e cortadas por um riacho. Assistir o pôr-do-sol no topo das dunas é uma visão de tirar o fôlego.
Mariana – MG
O passeio pelo centro histórico dessa pequena cidade de Minas Gerais levava a uma viagem no tempo para o século 18. As igrejas, os museus e o casario colonial retratam a opulência da primeira capital do estado. É lar de grandes preciosidades da arte barroca, no Museu de Arte Sacra, há obras de Aleijadinho e Mestre Athayde.
Gruta do Maquiné, Cordisburgo – MG
Descoberta em 1835 a Gruta do Maquiné é de fácil acesso, são 7 “salões” em 650 metros caverna adentro. Estalactites, estalagmites, colunas, cortinas e represas de travertino são as principais atrações. Um dos salões, o Salão do Altar, de 16 metros foi usado como locação para a novela Império.
Cavernas do PETAR – SP
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), no sul de São Paulo é conhecido pelas mais de 350 cavernas em seu território. Salões gigantes, dunas, cachoeiras, abismos de até 240 metros de profundidade, ‘quebra-corpos’ e escaladas. Há cavernas de todos os tipos. O parque abriga a maior caverna do estado de São Paulo, com 8 km de extensão a Caverna de Santana é a mais linda e visitada do Petar.
Poço Encantado, Sengés – PR
Sengés está na região do Vale do Itararé, a menos de 3 horas de Londrina. Lá é possível encontrar uma abundância de rios, riachos, corredeiras e cascatas de águas límpidas. Um deles é o Poço Encantado, uma grande nascente que forma uma lagoa azulada. O movimento da areia no ponto onde a água emerge é o mais impressionante. Para visitar é preciso da autorização do PISA Reflorestamento.
Gruta Azul, Chapada Diamantina – BA
Dentro da Fazendo Pratinha, na Chapada Diamantina encontramos a Gruta Azul. Lago translúcido que ganha tons azulados quando um feixe de sol invade uma abertura na rocha, o que também possibilita enxergar o fundo da caverna, que chega a 70 metros. Por conta da profundidade e da grande visibilidade, é perfeita para mergulho e flutuação.
Ilha de Cataguases, Angra dos Reis – RJ
Dentre as ilhas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, a Ilha de Cataguases é a mais próxima do continente. O maior atrativo é o mar, com águas tranquilas e límpidas, com tons de verde e azul, além de ideal para mergulho. a areia é branca, fina e macia e a vegetação, bastante cerrada, é um detalhe a mais na paisagem. Para acessá-la, é preciso ir de barco próprio ou alugado.
Guarda do Embaú, Palhoça – SC
A Guarda do Embaú é considerada uma das 10 praias mais bonitas do país e um dos principais lugares para conhecer no Brasil. A orla é longa, de areia branca e fina. As ondas quebram logo na foz do Rio da Madre, que é a porta de entrada para a praia já que, para conseguir o acesso, é preciso atravessar o rio a nado ou de canoa em época de maré alta.
A vila da Guarda do Embaú está a apenas 50 km de Florianópolis e fica dentro de uma área preservada, o que faz com que a praia seja muito tranquila, recebendo grande movimentação apenas durante feriados.
Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina – BA
O nome já diz tudo. É uma cachoeira dentro de um grande “buraco”. Mas o buraco na verdade é um cânion de três metros de largura e 90 de altura e a cachoeira é uma queda d’água de 85 metros de altura que alimenta o rio de águas escuras. Para chegar ali é preciso caminhar por uma trilha de nível fácil, que leva cerca de uma hora.
Praia do Francês, Marechal Deodoro – AL
É um dos destino mais cobiçados do litoral sul de Alagoas. A Praia do Francês se destaca pelo paredão de recifes de corais que emerge durante a maré baixa, formando uma piscina enorme de águas azuis em frente a orla. As águas quase sempre são mornas e não atingem grandes profundidades.
Pantanal Matogrossense – MT
Os 135 mil hectares do parque abrigam a fauna típica do Pantanal Matogrossense como jacarés, capivaras, cervos, onças-pintadas, ariranhas e tuiuiús, pássaro símbolo do pantanal. Essa região é considerada um dos melhores lugares para os fãs de natureza que procuram viagens no Brasil.
Quer explorar a região do Pantanal? Há duas formas clássicas para conhecer bem a região: passeios de lancha de um dia feito por agências locais ou roteiros mais complexos com barcos-hotéis, fazendo uma expedição pelos rios pantaneiros.
Lagoa Misteriosa, Bonito – MS
A Lagoa Misteriosa é um lago isolado em meio à natureza com água de vários tons de azul, um mais bonito que o outro. Está a 50 km do centro de Bonito, no meio da Serra da Bodoquena. A Lagoa tem esse nome porque até hoje não descobriram exatamente a profundidade que ela chega. Os mergulhadores profissionais chegaram até os 220 metros.
Quer mais dicas sobre lugares para viajar no Brasil? Veja nossos guias de destinos e encontre roteiros prontos e ideias de viagens no Brasil.
Lagoinha, Paracuru – CE
A apenas 100 km de Fortaleza está a Praia de Lagoinha, uma praia com areias avermelhadas, mar azul e calmo perfeito para windsurf e cercada por dunas. Cenário perfeito para quem procura sossego. O local ainda vem com um “a mais”: corre um boato que os 15 km de extensão da orla eram usados por piratas franceses, que teriam deixado seus tesouros enterrados nas dunas.
Lagoa Azul, Ilha Grande – RJ
Com toda certeza a Ilha Grande merece destaque na lista dos melhores destinos do Brasil. Dezenas de praias paradisíacas e ilhotas com vegetação densa formam um verdadeiro parque de diversão para quem gosta de natureza.
A Lagoa Azul, parada obrigatória na ilha, é uma piscina natural com fundo arenoso, algumas rochas e água predominantemente azul intensa. Quem já fez uma das melhores viagens no Brasil sabe que não é exagero chamarmos este lugar de paraíso. Os atrativos são diversos, entre eles praticar snorkel ou mergulho de cilindro, flutuar com “macarrões” ou observar os peixinhos “sargentinhos”.
Primeira Praia, Morro de São Paulo – BA
Morro de São Paulo é um dos destinos do Brasil mais popular entre os turistas e possuí sete praias paradisíacas, todas com águas cristalinas e piscinas naturais. O nome das praias é de acordo com a localização. O diferencial da Primeira Praia, a mais próxima do centro, é que nos seus 300 metros de areias brancas as casas de veraneio e pousadas tomam conta. Além de poder se aventurar em uma tirolesa de 340 metros de comprimento e 70 de altura, quem visita Morro de São Paulo se apaixona por um dos principais destinos nacionais do País.
Cânion do Poti – PI
O Cânion do Rio Poti foi esculpido pela passagem do Rio Poti por uma fenda geológica situada na Serra da Ibiapaba entre o Piauí e o Ceará. A beleza do lugar já atrai viajantes e aventureiros de várias partes do Brasil e do exterior. Algumas rochas possuem inscrições rupestres muito antigas, esculpidas em baixo-relevo nas pedras das encostas.
Prudentópolis – PR
Quer fazer uma trilha pela natureza? Encontre mais um dos lugares para viajar no Brasil. Conhecida como a “Terra das cachoeiras gigantes” o município de Prudentópolis no Paraná está situada na região centro-sul do Paraná e tem mais de cem cachoeiras catalogadas.
Praia Barra dos Remédios, Camocim – CE
O Ceará é um dos estados com mais destinos para viajar no Brasil, dentre eles o município de Camocim. Deserta e isolada, a Praia dos Remédios está escondida entre dunas e não oferece nenhuma estrutura para turistas, tirando os passeios de buggy com guias credenciados. É considerada uma das praias mais belas do litoral cearense, onde as águas do Rio dos Remédios se encontra com o mar e braços de águas muito azuis serpenteiam por entre pequenas dunas brancas.
Cachoeira da Formiga, Jalapão – TO
Mais um destino no Brasil imperdível! Apesar de pequena, a queda tem grande volume de água que forma um poço cristalino em meio a árvores. O piscina, de tom verde-esmeralda, possui temperaturas agradáveis e não é muito profunda, tornando-a perfeita para mergulhar e nadar.
Praia do Carro Quebrado, Barra de Santo Antônio – AL
As famosas falésias multicoloridas que contornam a orla da Praia do Carro Quebrado fizeram dela um dos destinos favoritos dos moradores de Maceió. Os coqueirais e o mar esverdeado compõe a paisagem paradisíaca. Na maré alta, as ondas quebram nas falésias e encobrem a faixa de areia.
Capitólio – MG
Outro lugar para conhecer no Brasil é a cidade de Capitólio. O destino possui muitos atrativos naturais. Cachoeiras, piscinas naturais, montanhas que podem ser exploradas de várias maneiras. Conhecida por muitos como o “Mar de Minas”, o Lago de Furnas é o principal atrativo do município que também possui o maior número de embarcações (barcos e lanchas) do estado.
Península de Maraú – BA
A Bahia é um dos principais estados do Nordeste e uma dos destinos turísticos no Brasil mais surpreendentes. A Península de Maraú é uma das áreas mais reservadas do estado graças ao difícil acesso à região. Belíssimos 40 km de praias, recifes, manguezais, campos e piscinas naturais são cercados pela Mata Atlântica com uma variada fauna e flora. A península também oferece outros tipos de atrações voltadas ao ecoturismo como cachoeiras, trilhas ecológicas e diferentes lugares para conhecer.
Bombinhas – SC
A cidade de Bombinhas está no litoral de Santa Catarina. Nos poucos 34,5 km a cidade concentra umas das belas praias brasileiras. O litoral recortado dá origem a inúmeras praias, costões, mirantes, algumas enseadas e ilhas, que possuem de areias brancas e finas, banhadas por águas de cor verde esmeralda que apresentam, na maior parte do ano, alta visibilidade.
Av. Paulista, São Paulo – SP
A Avenida Paulista representa a alma da cidade de São Paulo, em seus 3 km de extensão é possível experimentar a essência do paulistano em suas dezenas de bares, restaurantes, lojas, shopping centers, museus, parques, livrarias, centros culturais, teatros e cinemas. Ali também é onde está um dos centros culturais mais importantes do Brasil, o MASP. Gosta de festas, roteiros alternativos e muita agitação noturna? Se você ainda não conhece a cidade de São Paulo, esse destino pode ser incluído na sua lista de melhores lugares para viajar no Brasil.
Gruta de Ubajara, Ubajara – CE
A Gruta de Ubajara estende-se por 1.200 metros com aproximadamente 750 metros de profundidade, em relação à entrada, mas o visitante só tem acesso a uma extensão de aproximadamente 450 metros, entre os oito salões iluminados artificialmente. Até a década de 1950, os arredores da gruta eram habitados e os moradores faziam celebrações religiosas dentro da Ubajara. Apesar de não ser muito conhecida, esse é um dos destinos no Brasil que devem entrar na sua lista de viagem.
Piscinas Naturais, Maracajaú – RN
O mergulho nas piscinas naturais de Maracajaú proporciona a experiência de apreciar as diversas espécies de peixes e corais é a principal atração. Mergulho com snorkel está disponível para os iniciantes, para os mais experientes é possível realizar mergulhos mais profundos com o uso de cilindro. Antes de ir atente-se ao clima e ao nível da maré. A beleza da praia e a alta visibilidade dentro d’água só é aproveitada em dia de sol e quando o nível da maré, que oscila diariamente, está menor. Viaje para o Rio Grande do Norte e descubra um dos lugares brasileiros mais desejados.
Aproveite para conhecer Maracajaú em um roteiro integrado passando por Natal ou Pipa, certamente essa viagem pode ser uma ótima escolha de destino no Brasil.
Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói – RJ
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói e uma das escolhas de passeios para quem busca por destinos no Rio de Janeiro. O museu também reúne obras pertencentes à arte contemporânea, todas datadas ao decorrer do século XX, desde artes abstratas até obras retratando a ilusão da Monarquia Brasileira em um acervo de 1.217 peças artísticas.
Ilha do Campeche, Florianópolis – SC
A Ilha do Campeche entra na lista de lugares para conhecer no Brasil, pois é a única ilha do país tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional. As suas águas cristalinas e azuis turquesa são só parte do atrativo da ilha. A maior riqueza, porém, são as dezenas de inscrições rupestres protegidas em sítios arqueológicos e acessíveis por trilhas com acompanhamento de guias.
Lopes Mendes, Ilha Grande – RJ
A linda praia de Lopes Mendes possui 3 km de areias muito brancas e finas. Se você gosta de lugares paradisíacos, certamente essa será uma das suas melhores viagens no Brasil. No canto esquerdo o mar é mais calmo, o que o torna favorável para praticar mergulho livre se levar snorkel. Em algumas partes o mar se agita mais, formando ondas boas para a prática de surf.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]