Com 215 metros de altura, o portal da caverna Casa de Pedra, uma das atrações do PETAR, no extremo sul de São Paulo, é o maior do mundo. Saiba mais: 

O Brasil acumula alguns recordes quando se trata de belezas naturais. Um deles, ainda pouco conhecido, está no interior de São Paulo. Trata-se do maior portal de uma caverna já descoberto e que, inclusive, mantém sua vaga no concorrido Guinness Book.

Com 215 metros de altura, o pórtico da caverna Casa de Pedra, uma das atrações do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), impressiona. A caverna faz parte de um dos cinco núcleos abertos à visitação do parque, um verdadeiro tesouro natural localizado ao extremo sul do Estado de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Como visitar o maior portal de caverna do mundo 

maior portal de caverna do mundo 

Foto: Ecocave/ Reprodução Facebook

Mas afinal, é possível visitar o maior portal de caverna do mundo no interior de São Paulo? Na verdade, a caverna Casa de Pedra, que pertence ao núcleo de mesmo nome, encontra-se temporariamente fechada, mas é possível acessar um local que permite vislumbrar sua incrível “porta de entrada”.

O trajeto acontece por meio de uma trilha pesada de aproximadamente quatro horas. O percurso, rodeado por mata atlântica fechada, é pesado e repleto de subidas e rios para atravessar, exigindo certo preparo físico. No entanto, tudo compensa quando a incrível visão da caverna aparece diante dos olhos.

O acesso a este núcleo Casa de Pedra do PETAR é gratuito, mas é obrigatória a contratação de um monitor  regional, que pode ser realizada nas diversas agências de turismo que atuam em Iporanga, cidade mais próxima do lugar. As trilhas devem ser realizadas com calças e blusas compridas, além de tênis apropriados para a caminhada.

Além do Casa de Pedra, o PETAR, considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO, ainda mantém ainda outros três núcleos, com 12 cavernas abertas à visitação, além de trilhas e cachoeiras. São eles Santana, Ouro Grosso e Caboclos. Nós criamos um guia completo do PETAR que explica o passo a passo para conhecer esse lugar, que está entre os 100 mais lindos para viajar no Brasil.

Leia também:

» 7 destinos inusitados para visitar no Brasil após a pandemia
» Maior jardim de tulipas do mundo oferece tour online
» 12 países que aceitam brasileiros para trabalhar
» Melhores museus de Londres para incluir no seu roteiro

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Chefs de hotéis fazem lives para ensinar receitas de Dia dos Namorados

Artigo anterior

Stormtroopers serão responsáveis por distanciamento social em parques da Disney

Artigo seguinte

Você pode gostar